Blog pelo Paraná – Livre de aftosa, soro anti-covid e Ataque hacker

livre de aftosa
Nesta quinta-feira, 27, a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE, na sigla em inglês) anuncia a sua decisão sobre o pleito do Paraná, que está buscando o reconhecimento internacional de área livre de febre aftosa sem vacinação. De acordo com o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, a certificação internacional impactará em toda a cadeia produtiva de carnes, possibilitando a ampliação de mercado, e isso tem grande significado para as cooperativas do ramo agropecuário, que estão expandindo seus negócios, principalmente nos segmentos de aves, suínos e peixes, e se destacam por ter grande representatividade na produção do Estado.

livre de aftosa  II
O setor produtivo responde por 49% da produção paranaense de suínos, 48% de frangos e lidera a de peixes. Além de produzir, as cooperativas processam as matérias-primas. “O cooperativismo paranaense tem 26 indústrias na área de carnes”, frisou Ricken. Ele lembrou que as cooperativas se empenharam para esta conquista e contribuíram até mesmo com recursos financeiros para a construção de postos de fiscalização, necessários para fazer o controle da aftosa no Estado.

Balanço financeiro
O Secretário de Estado da Fazenda, Renê Garcia Júnior, apresentou durante audiência pública nesta terça-feira (25), na Assembleia Legislativa do Paraná, os resultados contábeis do Paraná referentes ao 1º quadrimestre de 2021. De acordo com os dados apresentados pelo secretário, o crescimento do Paraná é de apenas 0,1% e que os primeiros meses deste ano apresentou resultado positivo. “A arrecadação dos impostos ICMS, IPVA e ITCMD vem apresentando resultados positivos em 2021, o que diminui o impacto da impossibilidade do Estado tomar novos empréstimos com garantia da União”, comentou Renê Garcia Junior.

Reforma administrativa
O deputado federal Ricardo Barros (PP) disse que a Reforma Administrativa vai estimular a meritocracia no serviço público e permitir “um Estado brasileiro mais leve, mais eficiente e com uma melhor qualidade de prestação de serviço ao cidadão”. “Hoje o Estado brasileiro custa 14% do Produto Interno Bruto. A média da comunidade européia é de 9% do PIB, portanto temos uma margem para fazer muito mais e melhor na qualidade da prestação do serviço público para o cidadão”, afirmou. A admissibilidade da reforma administrativa foi aprovada nesta semana pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. Barros explica que o texto será analisado por uma comissão especial e afetará apenas os futuros concursados do serviço público no Brasil.

Protagonismo
A Assembleia Legislativa está com respaldo muito positivo perante a opinião pública do Paraná, a defesa de uma tarifa justa (menor preço) na nova modelagem do pedágio e de mais agilidade na vacinação contra a covid são os motivos pela afeição. Essa boa inserção é marcada pelo trabalho dos deputados Luiz Claudio Romanelli (PSB), Arilson Chiorato (PT), Michele Caputo (PSDB), Hussein Bakri (PSD), Tercílio Turini (CDN). Evandro Araújo (PSC), Goura (PDT), Mabel Canto (PSC), e Soldado Fruet (Pros), sob a liderança prudente do presidente Ademar Traiano (PSDB).

Protagonismo II
Os deputados mobilizaram o setor produtivo e a população e colocaram  a instituição política paranaense em um patamar superior que resgata a credibilidade junto ao povo paranaense. Soma-se as ações desencadeadas no Estado, a participação da bancada paranaense no Congresso Nacional, alinhada com a sensibilidade do governador Ratinho Junior que mostrou seu prestígio junto à Presidência da República.

Troféu Sesi
A Lar Cooperativa conquista o Troféu Sesi em reconhecimento por excelente desempenho na gestão da segurança, saúde e bem-estar. A premiação é referente aos resultados apresentados na pesquisa aplicada pelo GPTW em 2020, e para eleger as empresas com melhores práticas, são examinados os números sobre o clima organizacional e respostas de colaboradores a respeito das ações praticadas em prol das pessoas e minimização de riscos laborais.

Retorno seguro
A cidade de Cascavel é destaque nacional, divulgado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), no retorno seguro às aulas. A prefeitura, segundo a FNP, adotou a metodologia do coeficiente de incidência por bairros, acelerando a vacinação de profissionais da educação e retomando atividades escolares com mais segurança. A proposta é vacinar todos os servidores da educação das creches e escolas localizadas no bairro no mesmo momento, dentro do próprio estabelecimento, e assim retomar as aulas com maior segurança, uma vez que todos os servidores das creches e escolas estariam vacinados

Turismo mundial
A Organização Mundial de Turismo (OMT) e Google assinaram um novo acordo para alcançar a recuperação do Turismo mundial através da inovação, a educação e da inteligência dos mercados. Este novo memorando de entendimento baseia-se na cooperação anterior entre o organismo especializado das Nações Unidos para o Turismo e Google. Em particular, as duas organizações definirão cursos de formação para as organizações de gestão de destinos (OGD) utilizando um programa de capacitação desenvolvido pelo Google.

soro anti-covid
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o início dos testes do soro anti-Sars-CoV-2, desenvolvido pelo Instituto Butantan. O soro será aplicado pela primeira vez em voluntários humanos. O pedido para a autorização para testar o soro, que é produzido em cavalo, em pacientes com a covid-19, foi feito pelo instituto no início de março. A expectativa do Butantan é que o soro possa ajudar a reduzir a letalidade e a gravidade da doença e aliviar o sistema de saúde.

Setor aéreo
O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministro Humberto Martins, afirmou durante a abertura do webinário Setor Aéreo Brasileiro, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) retomada das atividades desenvolvidas pelo setor aéreo é de fundamental importância para o crescimento do Brasil e o retorno à normalidade. O evento discutiu a legislação do transporte aéreo e os caminhos para incentivar a conciliação entre passageiros e empresas. Além disso, foi lançada uma cartilha digital para esclarecer as dúvidas mais comuns dos clientes de companhias aéreas.

Ataque hacker
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou a quebra dos sigilos, junto a operadoras de telefonia, de usuários identificados como responsáveis pelo ataque hacker ao grupo virtual Mulheres Unidas contra Bolsonaro durante as eleições de 2018. A decisão foi tomada pelo ministro Luís Felipe Salomão, Corregedor-Geral da Justiça Eleitoral. Ele também intimou empresas de telefonia a fornecerem dados cadastrais dos telefones identificados pela PF e determinou que empresas de tecnologia levantem os registros de acesso ao grupo.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Associação dos Diários do Interior – PR

A coluna “Pelo Paraná” é de responsabilidade da ADI-PR (Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná) Veja mais mais conteúdo do autor.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

error: O conteúdo é de exclusividade do H2Foz.