Blog pelo Paraná – Marcha de Prefeitos, Combate à desinformação e Patrimônio em risco

Expoingá 2022 começa no dia 5 de maio. Foto: Divulgação.

Expoingá
A 48ª Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá (Expoingá), um dos maiores eventos do setor do Sul do País, começa no dia 5 de maio. A 48ª Exposição, 25ª internacional, vem com o tema “Conecta você ao novo Agro”. Na abertura do evento será realizado o II Fórum de Turismo Rural, que vai apresentar experiências do turismo rural e sustentável no Paraná. As últimas edições da Expoingá gerou cerca de R$ 600 milhões de reais em negócios, com um público superior a 500 mil visitantes.

Marcha de Prefeitos
O prefeito de Santa Tereza do Oeste e presidente da Amop, Élio Marciniak, participou em Brasília – liderando comitiva de colegas da região Oeste do Paraná – da 23ª Marcha de Prefeitos. “As discussões são fundamentais para os municípios brasileiros, especialmente os de pequeno e médio portes, que tenham acesso às políticas públicas voltadas ao desenvolvimento e sustentabilidade e ao alinhamento dos assuntos políticos e institucionais que dizem respeito às cidades”, destaca Marciniak.

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

Marcha de Prefeitos II
A Amop representa uma das mais promissoras regiões do País e é considerada a maior e mais bem organizada entidade do gênero do Paraná. Iniciada na segunda-feira (25) e com término nesta quinta-feira (28), a Marcha de Prefeitos é o principal evento do municipalismo brasileiro e conta com a representatividade das 5.568 cidades da Nação. Os prefeitos e prefeitas do Oeste são exemplo de união e participaram juntos da série de debates e discussões que o evento proporcionou.

Combate à desinformação
A Assembleia do Paraná adere à campanha de combate à desinformação nas eleições. O termo de cooperação com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PR) e com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) visa combater todo e qualquer tipo de desinformação. A campanha prevê que as instituições parceiras se comprometam a promover atividades de orientação e de conscientização apontando como são ilegais, por exemplo, a prática de espalhar desinformação e o envio de disparo em massa de mensagens de propaganda política em desacordo com a legislação, entre outros compromissos.

Patrimônio em risco
O deputado federal Gustavo Fruet (PDT) encaminhou pedido de informações ao ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, sobre a derrubada de florestas tropicais em território nacional. Relatório da organização não governamental WRI (World Resources Institute), divulgado essa semana, aponta que o Brasil foi responsável por cerca de 40% de todo o desmatamento de florestas tropicais no mundo em 2021. “O relatório é alarmante. As florestas são um patrimônio de nosso país. Fonte de riquezas e biodiversidade. Devem ser tratadas com responsabilidade e preservadas”, afirma o deputado.

Troca válida
Em votação ocorrida na quinta-feira (28), o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) corrigiu o erro de julgamento que cassou o mandato do deputado federal cascavelense Evandro Roman, em 25 de novembro do ano passado, por ter trocado de partido. Roman saiu do PSD para ingressar no Patriota a convite do presidente Bolsonaro. No novo julgamento, por 6 votos a 1, os ministros reverteram a decisão e o processo foi encerrado. Os ministros entenderam que Roman havia cumprido todos os requisitos legais para a troca de partido.

Melhores do mundo
As universidades estaduais de Maringá (UEM) e de Londrina (UEL) estão novamente entre as melhores instituições de ensino superior do mundo, segundo o Center for World University Rankings (CWUR), consultoria responsável por um dos principais rankings acadêmicos globais. A edição do ranking 2022-2023 aponta que a UEL conquistou duas posições nacionais em relação ao levantamento anterior, passando a figurar como a 36ª instituição mais bem avaliada do Brasil. A UEM manteve o 34º lugar nacional e avançou três colocações no global, ocupando agora a posição 1.283 no mundo.

Dia D
A Secretaria estadual da Saúde promove neste sábado (30), em parceria com o Ministério da Saúde e as secretarias municipais, o Dia D de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra sarampo e Influenza. No Paraná, 1.347 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e outros pontos estratégicos para a vacinação abrirão suas portas para atender a população.

Vestibular UFPR
A Universidade Federal do Paraná definiu as datas das provas do Vestibular 2023, que ocorrerá em duas fases, depois de duas edições em fase única. A primeira fase será no dia 23 de outubro e a segunda, em 4 de dezembro. Para os cursos que tiverem provas específicas e de habilidades específicas, elas serão aplicadas no dia 5 de dezembro.

Rebanhos do Paraná
A Campanha de Atualização dos Rebanhos do Paraná de 2022 começa neste domingo (1°) e se estenderá até 30 de junho. A atualização é obrigatória para todos os produtores rurais com animais de produção de qualquer espécie sob sua guarda. Os produtores podem fazer a atualização no sistema online pelo site da Adapar e também presencialmente em uma das unidades locais da Adapar, sindicatos rurais ou escritório de atendimento de seu município (prefeituras).

Covovax
A Anvisa recebeu o pedido de registro de uma nova vacina contra a Covid-19, a Covovax. O imunizante é o primeiro apresentado no Brasil com a tecnologia de proteína recombinante, um processo que utiliza a engenharia genética para criar réplicas inofensivas dos antígenos proteicos que o coronavírus usa para entrar nas células do corpo. O prazo para análise é de sessenta dias. Se aprovada, a vacina será indicada para pessoas maiores de 18 anos.

3ª via em crise
Entre as lideranças de PSDB, Cidadania e MDB, já é dado como certo que o União Brasil está fora das negociações para uma coligação de centro para as eleições. Os presidentes do MDB, Baleia Rossi, e Cidadania, Roberto Freire, já foram avisados de que, na próxima semana, o presidente do União, Luciano Bivar, deve lançar sua pré-candidatura à Presidência. O ato consolidará a saída da mesa de negociações sobre um nome coligado entre as siglas.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Associação dos Diários do Interior – PR

A coluna “Pelo Paraná” é de responsabilidade da ADI-PR (Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná) Veja mais mais conteúdo do autor.