Blog pelo Paraná – Marco histórico, Ranking, Crise, Universidade da Criança, Notícia-crime, Ordem do Mérito e Reforma tributária

Marco histórico
O presidente do Sindicato Rural de Campo Mourão, Nery José Thomé o programa “Descomplica Rural” – que desburocratiza e garante agilidade em licenciamentos ambientais – será um marco histórico para o país. Thomé reafirma ainda que o programa representa uma conquista tão grande quanto a liberação dos transgênicos e aprovação do novo Código Florestal.

Destravar
“O governo teve a coragem de adotar essas medidas que vão destravar as amarras que dificultavam a vida de agricultores, avicultores, suinocultores e tantas atividades que dependem de licenciamento ambiental. Em vez de valorizar a burocracia, o despachante de papéis, valoriza o profissional técnico para fazer esse ajuste tão necessário e há muito reivindicado”, completa Thomé a respeito do programa que será apresentado hoje aos produtores da região de Campo Mourão.

Ranking
O Instituto Trata Brasil divulgou o novo ranking do saneamento básico das 100 maiores cidades brasileira e mostra as cinco maiores cidades do Paraná, atendidas pela Sanepar, entre as 20 primeiras: Maringá (3º lugar), Cascavel (7º), Ponta Grossa (9º), Londrina (13º) e Curitiba (17º). Curitiba desde 2011 é apontada como a melhor capital do país em saneamento.

Crise
O deputado Rubens Bueno (Cidadania) disse que “o meio político brasileiro precisa urgentemente aparar arestas e estreitar a parceria entre o Congresso Nacional e Palácio do Planalto para que o país possa superar com tranquilidade esse momento de turbulência”. Bueno também cobrou do presidente Jair Bolsonaro uma postura mais equilibrada e menos belicosa.

Bovo no Podemos
No próximo dia 21, o Podemos faz um encontro regional em Maringá com o lançamento da pré-candidatura do economista José Luiz Bovo a prefeito. O prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri, o deputado Diego Garcia e a presidente estadual do Podemos Mulher, Carol Arns (pré-candidata a prefeita de Curitiba) confirmaram presença no encontro. São esperados ainda os senadores Alvaro Dias e Oriovisto Guimarães. 

Universidade da Criança   
Idealizado pela deputada Leandre Dal Ponte (PV-PR), as ações do programa Universidade da Criança nas cidades de Chopinzinho e Francisco Beltrão foram destaque durante o seminário estadual da primeira infância que reuniu especialistas internacionais na área.

Mais preparado
“Ao prever um período de “20 semanas duras” para o país após o começo da transmissão comunitária do coronavírus, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, apontou que o Paraná é o estado que tem o melhor sistema de atendimento à saúde para enfrentar a pandemia. “O Rio de Janeiro aguenta muito pouco. São Paulo aguenta um pouco mais. O Paraná é nosso melhor sistema, a melhor rede de distribuição. O Acre não tem nenhum caso. O Brasil é um continente”, disse.

Notícia-crime
O deputado Filipe Barros (PSL) protocolou uma notícia-crime contra o deputado Alexandre Frota (PSDB-SP) na PGR, com base na lei de abuso de autoridade. Segundo o documento, “Frota está usando indevidamente o poder de parlamentar e membro CPMI para constranger ilegalmente os cidadãos ao requerer a quebra de sigilo das contas de twitter e whatsapp de diversos adversários políticos e cidadãos”.

Ordem do Mérito
Filipe Barros foi homenageado ontem com a Ordem do Mérito da AGU. A medalha de condecoração é concedida a pessoas ou entidades que tenham prestado notáveis serviços à Advocacia-Geral da União em âmbito nacional ou internacional. Filipe Barros recebeu a condecoração no grau de Grã-Cruz, juntamente com  como o procurador da República, Augusto Aras, a ministra Damares Alves (Família) e o general Edson Leal Pujol.

PEC 133
O deputado Sargento Fahur (PSD) afirmou que os policiais militares e civis devem ser tratados com isonomia na questão previdenciária. “É uma demanda justa, podem contar com meu apoio, todos os operadores de segurança pública do Brasil, inclusive nossos policiais civis, nossos irmãos, guerreiros, podem contar comigo ao apoio à PEC 133”.

Garantia
O deputado e secretário Ney Leprevost (Justiça, Família e Trabalho), presidente do PSD de Curitiba, reuniu ontem o diretório municipal do partido para garantir o  lançamento de sua pré-candidatura a prefeito em 4 de abril. Também vai decidir sobre novas filiações, O governador João Dória (PSDB-SP) orientou Ney a se desfiliar do PSD e se abrigar no ninho tucano. O Solidariedade também já abriu as portas para o deputado-secretário;

Reforma tributária 
Em reunião com a  Frente Parlamentar da Agropecuária, o deputado Sergio Souza (MDB) afirmou que será criada uma comissão especial para analisar melhor a reforma tributária que está em tramitação no Congresso Nacional. “Chegamos a uma conclusão de que o setor agropecuário vai perder muito. Quando o setor agropecuário perde, quem vai pagar é o consumidor e quem vai perder é o produtor rural”, afirmou Souza.

Tecnologia
Em debate na CNI, a deputada Luísa Canziani (PTB) destacou como a tecnologia pode ajudar na solução dos atuais problemas enfrentados pela população. “Devemos aliar tecnologia, informação, mão de obra qualificada sempre centrando nas pessoas, inclusive devemos pensar e propor novos modelos de ensino para nossas crianças”.

Redação ADI-PR Curitiba  
Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br. 

 

error: O conteúdo é de exclusividade do H2Foz.