Blog pelo Paraná – MDB Paraná, Cidadão Honorário e Atividade essencial

MDB Paraná
O presidente nacional do MDB, deputado Baleia Rossi (SP), interveio no diretório estadual do MDB no Paraná. A direção estadual, que estava presidida pelo deputado estadual Anibelli Neto, foi substituída por uma comissão provisória formada pelas bancadas estadual e federal do partido.

MDB Paraná II
Anibelli havia anunciado a convenção para o próximo dia 27. No entanto, os demais parlamentares fizeram uma “frente única” em prol da intervenção. A provisória é formada pelos deputados Frangão, Sérgio Souza, Requião Filho e Anibelli Neto. A tarefa principalserá realizar uma nova convenção partidária com vistas às eleições de 2022

Cidadão Honorário
O líder do Governo na Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Hussein Bakri (PSD), recebeu o Título de Cidadão Honorário do Pinhão. “Não há nada mais gratificante do que ter o trabalho reconhecido, seja qual for a área de atuação. Por isso, é com um orgulho enorme que eu recebo esse título. Essa honraria aumenta ainda mais a minha responsabilidade e o meu compromisso com o município. Agradeço cada um dos 32,6 mil habitantes e reitero que podem sempre contar comigo”.

Atividade essencial
A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou a redação final do projeto de lei que estabelece as atividades educacionais como essenciais em todo o Estado. A medida permite o retorno das aulas presenciais em todo o Paraná, priorizando a vacinação de professores durante os períodos de epidemias ou pandemias. A proposta segue agora para sanção do governador Ratinho Junior.

Cancelado
A Cooperativa Agroindustrial de Cascavel (Coopavel) informou que foi cancelada a versão presencial da 33ª edição do Show Rural. O evento estava marcado para acontecer de 15 a 26 de março. A decisão foi tomada em razão do aumento do número de casos registrados do novo coronavírus.

Sistema híbrido
As aulas nas escolas municipais de Curitiba já iniciaram dentro de um rigoroso protocolo sanitário. O início gerou expectativa para pais, alunos e professores. Como informa o protocolo da prefeitura, as famílias que optaram pelo ensino híbrido vão levar as crianças uma semana sim, outra não. Quem veio nesta semana até a escola, vai assistir às aulas on-line na semana seguinte.

Produção de Tilápia
O Paraná ampliou a liderança nacional na produção de tilápias. O volume em 2020 chegou a 166 mil toneladas, um aumento de 14% em relação a 2019, quando foram comercializadas 146.212 toneladas, de acordo com a Associação Brasileira de Piscicultura. O resultado é cerca de 135% superior ao obtido por São Paulo, vice-líder com 74.600 toneladas.

Colapso Iminente
O secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, afirmou que o estado está em “colapso iminente” após o crescimento nos casos e internações pela Covid-19. “Momento não é difícil, é crítico. É um colapso iminente. Todo o esforço para a manutenção e abertura de novos leitos deve ser empreendido neste momento”, explicou Beto Preto.

Piso da Educação
O senador Flávio Arns (PODE), relator da proposta de emenda à Constituição (PEC) que ampliou o Fundeb, fez duras críticas à proposta de dar fim à obrigação de gastos mínimos com saúde e educação. “É uma atitude escandalosa. Poderia até ser dito criminosa contra o Brasil. Isto mostra a falta de rumo da PEC. E pior: o total descaso com o nosso futuro que só se constrói pela educação. Crimes não podem ser aprovados”, disse.

Acordo de Leniência
A Samsung Heavy Industries, uma das maiores companhias de fabricação de navios do mundo, assinou acordo de leniência no âmbito da Operação Lava Jato e vai pagar R$ 811,7 milhões, sendo R$ 705,9 milhões para a Petrobras. Conforme o MPF no Paraná, os crimes praticados por representantes da Samsung Heavy Industries foram corrupção e lavagem de dinheiro.

Lei do Nepotismo
Proibido pelo STF por violar o princípio constitucional da impessoalidade na administração, o nepotismo vem sendo questionado em várias frentes. Com a vitória de Arthur Lira (Progressistas-AL) na Câmara, o Centrão ganhou musculatura para pregar mudanças na lei que hoje pune a prática. “Se a pessoa está no cargo para o qual tem qualificação profissional, é formada e pode desempenhar bem, qual é o problema?”, indagou o líder do governo, Ricardo Barros.

Reformas
Arthur Lira (Progressistas-AL) já definiu bases bem claras de sua gestão. Uma delas é aprovar as reformas estruturantes, em seguida os projetos de modernização do Estado. “Se a gente cuida da saúde e esquece a economia, a economia mata a saúde, ou vice-versa. Acho que a mentalidade de um Congresso que é reformista dará mais resultados neste ano”, disse em entrevista.

‘Conta Petróleo’
O indicado pelo governo para assumir a Petrobras, Joaquim Silva e Luna, quer criar a “conta petróleo” para conter a volatilidade dos preços dos combustíveis: Criada em 1970, em meio à crise do Petróleo, a conta consiste em criar um colchão financeiro para absorver choques: na alta das cotações, vende-se dólares desse colchão, na baixa, compra-se dólares.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Associação dos Diários do Interior – PR

A coluna “Pelo Paraná” é de responsabilidade da ADI-PR (Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná) Veja mais mais conteúdo do autor.

error: O conteúdo é de exclusividade do H2Foz.