Blog pelo Paraná – Medida judicial, Línguas oficiais e Feriado movimentado

Romanelli pede providências a situação das praças de pedágios abandonadas. Foto: assessoria.

Medida judicial
O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) afirmou que não descarta adotar uma medida judicial para que o Ministério da Infraestrutura, o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre) e a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) resolvam a situação das praças de pedágio que estão abandonadas nas rodovias federais do Paraná.

Urgente
Segundo Romanelli, os órgãos precisam tomar medidas urgentes em relação às estruturas deixadas pelas concessionárias que operavam o Anel de Integração. “Ou resolvem o problema da sinalização e iluminação ou então que as praças desativadas sejam demolidas”, cobrou Romanelli. “Há um atrapalho muito grande dos órgãos federais e não podemos aceitar que a situação fique como está”.

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

Inédita
A primeira ciclovia do mundo, que acompanhará todo o trecho de aproximadamente 100 quilômetros da centenária linha férrea, que liga Curitiba a Paranaguá, deverá ser construída pela Ferroeste para compensar as perdas turísticas e comerciais do município de Morretes, já que o traçado da nova ferrovia passará pela margem direita da BR-277 no sentido Curitiba-Paranaguá.

Inédita II
A reivindicação para a construção dessa inusitada ciclovia é uma iniciativa do Convention & Visitor´s Bureau de Morretes e o projeto técnico será desenvolvido pela PJJ Arquitetura. “Esta ciclo-ferrovia, inédita no mundo, poderá se constituir na redenção do município e um legado a futuras gerações, pois deverá atrair ciclistas de todo o país e do mundo para descerem a subirem ao lado de uma das mais belas ferrovias do país, passando por túneis e desfrutando dos encantos da mais preservada mata atlântica do país”, disse o o empresário do ramo de turismo e gastronomia de Morretes, Maurício Scucato.

Maior bancada
Depois da recente janela partidária, diversos deputados e senadores mudaram de partido político. Houve também uma grande fusão partidária entre DEM e PSL, que resultou no partido União Brasil. Mesmo após essas mudanças, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) manteve o posto de maior bancada partidária do Senado Federal, com 12 parlamentares. Atualmente, estão representados na Casa 16 dos 32 partidos políticos regularmente registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Piso salarial
O presidente da Câmara – deputado Arthur Lira (PP-AL) marcou para dia 4 de maio a votação do novo piso salarial nacional para a categoria da enfermagem. Segundo o deputado maringaense Enio Verri, o projeto terá ampla maioria porque é avalizado por 458 deputados. “Eu acredito que a proposta aprovada no Senado deve passar sem modificações na Câmara que enviará para sanção da Presidência da República.

Há vagas!
A semana começa com 8.939 oportunidades de emprego nas 216 Agências do Trabalhador do Paraná. O maior número de vagas é para a indústria, com 2.081 postos de auxiliar de linha de produção em todo o Estado. As agências de Curitiba e Região Metropolitana estão com 1.611 vagas abertas. Entre as agências do interior do Estado, a regional de Toledo lidera a oferta de postos de trabalho, com 1.632 vagas. Paralelamente ao trabalho de busca ativa das vagas, a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho está intensificando a qualificação dos trabalhadores com novos cursos das Carretas do Conhecimento.

Feriado movimentado
A movimentação do turismo no feriado de Tiradentes teve filas nos atrativos turísticos e hotelaria lotada no feriado prolongado entre os dias 21 a 24 de abril em Foz do Iguaçu. A ocupação dos hotéis chegou em até 93% em uma das categorias e a média foi de 88,6%. A rede hoteleira de Foz do Iguaçu tem mais de 30 mil leitos distribuídos em 180 hotéis, albergues e pousadas.

Fluxo intenso
Segundo a Arteris Litoral Sul, que administra a BR-376, o fluxo registrado neste feriado foi 45% maior do que o registrado em dias normais, na ligação entre Curitiba, Litoral do Paraná e praias de Santa Catarina. Na Páscoa, feriado anterior, o movimento foi 35% acima do normal.

Sportbay
Estão abertas as inscrições para o maior encontro de trilheiros do Paraná e um dos melhores do Brasil. O 14º Sportbay Tombo na Lama pretende reunir milhares de trilheiros com suas motocicletas, quadriciclos e UTVs, nos dias 14 e 15 de maio, em Piên, cidade da região metropolitana de Curitiba. O evento é patrocinado pela Pro Tork e acontecerá no Motódromo Eduardo Rudnick.

Inclusão
A Veever, startup curitibana que criou um aplicativo que ajuda pessoas com deficiência visual a se localizarem pela cidade, levou sua tecnologia para o Carnaval da Sapucaí, no Rio de Janeiro. Ao baixar o aplicativo da Veever gratuitamente e circular pelas áreas mapeadas do Sambódromo, pessoas cegas ou com baixa visão recebem, por comandos de voz, informações que as auxiliam na interação e locomoção nos espaços.

Línguas oficiais
Neste domingo (24), a Lei 10.436/2002, que reconhece a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como uma das línguas oficiais do país, completou 20 anos. Para marcar a data, foi criado o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras), visando comemorar essa forma de comunicação utilizada pela comunidade surda, que constitui também importante ferramenta para a inclusão social.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Associação dos Diários do Interior – PR

A coluna “Pelo Paraná” é de responsabilidade da ADI-PR (Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná) Veja mais mais conteúdo do autor.