Blog pelo Paraná – Mortes no trânsito, PEC de transição e Volta das máscaras

Coluna da Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná, terça-feira 29 de novembro de 2022.

Apoie! Siga-nos no Google News

Serviços
O Departamento de Estradas de Rodagem iniciou o atendimento com serviços de guincho mecânico, inspeção de tráfego e atendimento a outros incidentes em 342,47 quilômetros de rodovias federais e estaduais do norte e norte pioneiro que formavam o antigo Anel de Integração. O investimento é de R$ 13,2 milhões com prazo de execução de 12 meses.

Mortes no trânsito
O Siate vem tendo mais trabalho e registra mais tragédias no trânsito paranaense em 2022 do que em anos anteriores. É o que demonstra um levantamento feito com base nos dados do sistema de estatísticas de ocorrências do Corpo de Bombeiros .Já são 38 mil registros (3,7% a mais do que no ano anterior), com 3.148 mortes (2,8% a mais na comparação com 2021).

Ponte da Integração
A Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, teve sua estrutura concluída neste mês. Segundo o boletim do DER-PR, responsável pela execução da obra, os serviços ao todo atingiram 96,6% de conclusão, sendo que 100% da estrutura foi finalizada. O investimento atualizado é de R$ 228 milhões.

Inauguração
A inauguração da nova ponte deve acontecer ainda em dezembro, aproveitando os últimos dias do mandato de Jair Bolsonaro (PL). Para finalizar a obra, restam serviços complementares, como instalação das vias de rolamento das plataformas de inspeção e manutenção, e os trabalhos finais de ancoragens passivas nos mastros.

Temporada de verão
Acadêmicos e profissionais de turismo iniciaram uma capacitação para atuarem no atendimento aos visitantes durante a alta temporada de verão. O treinamento é previsto no edital de credenciamento da Superintendência do Esporte. O Verão Maior Paraná 2022/2023 acontecerá entre os dias 26 de dezembro de 2022 e 31 de janeiro de 2023.

Prêmio Band
Santa Terezinha de Itaipu, Cascavel, Palotina, Toledo e Pato Bragado, cidades do Oeste do Paraná, foram vencedores do Prêmio Band Cidades Excelentes, promovido pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação em parceria com o Instituto Aquila. Santa Terezinha de Itaipu foi a grande vencedora estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes.

Congresso Empresarial
A programação do 5º Congresso Empresarial Paranaense superou as expectativas de participantes e organizadores. O evento, em Foz do Iguaçu, teve mais de 1.200 participantes de todas as regiões, representantes de coordenadorias da Faciap e associações comerciais. O empresário Fernando Moraes foi reeleito presidente da Faciap.
Teatro Municipal
Na semana em que o Teatro Municipal completa o aniversário de 23 anos, Toledo recebeu uma boa notícia, a qual permitirá que o espaço ganhe ainda mais relevância para a cultura do Paraná e do Brasil.  A Procuradoria-Geral da União e a Advocacia-Geral da União, aprovaram a minuta do  acordo de cooperação técnica da Funarte e a prefeitura de Toledo para elaboração de projeto, via Centro Técnico de Artes Cênicas, da caixa cênica, estrutura que falta para a construção ser considerada concluída.

Câmara de Curitiba
Na última semana de novembro, o destaque entre os projetos que serão votados pela Câmara Municipal de Curitiba é a concessão da recomposição salarial ao funcionalismo público da capital do Paraná. O índice definido pela prefeitura é de 7,17%, que é o equivalente à inflação dos últimos 12 meses, apurada pelo IPCA/IBGE. Ao todo, o plenário terá que votar o tema seis vezes.

PEC de transição
O presidente eleito Lula (PT) voltou a Brasília no domingo, 28, e terá trabalho a fazer na semana que começa. Afastado da capital por causa da viagem à COP27 e da cirurgia na laringe, Lula deve se reunir com os presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para tentar solucionar os impasses em torno da tramitação da PEC da Transição no Congresso. O petista também vai acelerar a articulação para definir seus ministérios e equipes de transição de áreas estratégicas, como Defesa e Inteligência.

Futuro governo
A pouco mais de um mês do início do novo governo Lula, o petista tenta formar uma base no Congresso que dê força ao seu governo. A tarefa é desafiadora, mas o futuro ocupante do Planalto tem um fator a facilitar sua missão: a maioria das siglas centristas, mesmo aquelas que foram contra a candidatura de Lula, está dividida sobre apoiar ou não o governo, incluindo as legendas do Centrão, o bloco que foi fundamental na sustentação de Jair Bolsonaro.

Volta das máscaras
O aumento dos casos de coronavírus no país trouxe as máscaras de proteção de volta ao cotidiano dos brasileiros. Diante do cenário atual da pandemia, a Anvisa tornou novamente obrigatório o uso do item em aeroportos e voos. A medida havia sido revogada em agosto.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.