Blog pelo Paraná – Mulher paranaense, Uso de máscara e Refúgio no Brasil

Aumenta o número de mulheres comandando startups no Paraná. Foto: Sebrae-PR

Mulher paranaense
Mapeamento das Startups Paranaenses 2022 revela que entre 2019 e 2022, o número de mulheres que comandam startups subiu de 16% para 36% no perfil comparativo de gênero. Visando o fortalecimento desse segmento o Governo do Paraná implementou duas linhas exclusivas de financiamento para negócios de mulheres, uma na Fomento Paraná (Banco da Mulher Paranaense) e uma no BRDE (BRDE Empreendedoras). As liberações já ultrapassam R$ 140 milhões.

Filiação
A deputada federal Leandre Dal Ponte vai assinar no próximo sábado (12) a ficha de filiação no partido PSD. “Depois de consultar nossas bases políticas e as pessoas que acompanham o nosso mandato em mais de uma centena de cidades do Paraná, decidimos que era hora de uma mudança, uma mudança para buscarmos uma maior amplitude e consolidação de políticas públicas transformadoras”, disse a parlamentar.

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

Uso de máscara
O governador do Paraná, Ratinho Junior, disse que o Paraná está próximo de liberar o uso de máscaras ao ar livre. “Nós temos que esperar o resquício de carnaval, demora em torno de 10 a 15 dias, para entender como será essa onda. Espero que não seja forte, vimos que teve no final do ano um volume de pessoas infectadas muito grande, mas o volume de mortes comparado a outras cepas não foi grande. Estamos muito próximos de ver isso acontecer,” afirmou o governador.

Uso de máscara II
O prefeito de União da Vitória, Bachir Abbas, assinou o decreto que torna facultativo o uso de máscara de proteção individual em todo local aberto do Município de União da Vitória. Com o novo decreto fica sob a responsabilidade de cada cidadão, ou do responsável legal, dispor sobre a utilização da máscara, sua colocação e retirada, permanecendo obrigatório o uso em locais fechados.

Uma década
Leandre foi a deputada federal mais votada na região sudoeste nas eleições de 2018, com mais de 61 mil votos somente na região sudoeste. A parlamentar estava filiada ao Partido Verde (PV) desde 2009. “Tenho profunda gratidão pelos mais de 11 anos de história junto ao Partido Verde, onde iniciei, construí minha carreira política e tenho muitos amigos e amigas”, disse.

Mutirão online
O Procon-PR, da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, estará realizando até dia 31 de março deste ano, um mutirão online de renegociação de dívidas. A ação acontecerá exclusivamente pela internet, através da plataforma de solução de conflitos consumidor.gov.br. “A iniciativa é de extrema importância, ainda mais neste momento de pandemia, em que os consumidores estão em situação financeira bastante complicada em razão da perda de renda e endividamento”, destaca o secretário de Justiça, Família e Trabalho, Ney Levrepost.

Mobilidade
O deputado Gustavo Fruet (PDT-PR) propôs o Projeto de Lei que inclui o incentivo à mobilidade ativa ou não motorizada no rol de temas obrigatórios das campanhas anuais de trânsito. A proposta que altera o Código de Trânsito Brasileiro, está tramitando na Câmara dos Deputados. Fruet observa que a opção por formas de mobilidade que utilizem unicamente meios físicos do ser humano para locomoção, como andar a pé, de bicicleta, de skate ou patinete, permite um menor uso dos transportes de massa, evitando aglomerações e promovendo alternativas mais sustentáveis de mobilidade.

Refúgio no Brasil
O 1º vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, deputado federal Rubens Bueno (Cidadania-PR), disse que tem participado de eventos junto à comunidade de ucranianos e descendentes no Brasil e que já há um comitê da sociedade civil para receber os imigrantes, com ramificações em vários Estados. O deputado ressaltou que é preciso se preparar rapidamente para acolher a parcela da população ucraniana que escolher o Brasil como destino.

Lei de Migração
Rubens Bueno lembrou que a concessão de ajuda humanitária a quem está fugindo da guerra na Ucrânia é prevista pela Lei de Migração. O deputado elogiou a atuação do corpo diplomático no enfrentamento às consequências da guerra, mas cobrou do governo uma condenação formal do ataque promovido pelos russos na Ucrânia.

Líder de bancada
O deputado estadual Arilson Chiorato (PT) é o novo líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Ele assumiu o cargo em substituição ao deputado Professor Lemos (PT). O deputado Goura (PDT) e a deputada Luciana Rafagnin (PT) serão os vice-líderes da bancada em 2022.

Valor do campo
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o setor agropecuário registrou um avanço de 5,8% no quarto trimestre do ano passado e colaborou para o país encerrar o ano com crescimento geral de 4,6% e um total de R$ 8,7 trilhões. Segundo o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR), os números apenas confirmam o valor do campo para o Brasil. “Sei o quanto os produtores brasileiros têm se esforçado para ajudar o nosso país, e temos trabalhado para aprovar leis que vão alavancar ainda mais a economia”, destacou.

Nada certo
Após o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, afirmar que a filiação de Geraldo Alckmin estava certa, o ex-governador paulista foi às redes sociais negar que o martelo já está batido. Alckmin disse que “segue conversando com outros partidos” e que tomará sua decisão “até a próxima semana”. Caso a filiação ao PSB se confirme, o ex-tucano deve ser o vice na chapa do ex-presidente Lula nas eleições presidenciais deste ano.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Associação dos Diários do Interior – PR

A coluna “Pelo Paraná” é de responsabilidade da ADI-PR (Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná) Veja mais mais conteúdo do autor.