Blog pelo Paraná – Novo presidente, Maratona das Cataratas e Tecnologia e sustentabilidade

Ducci é o novo presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB) no Paraná. Foto: divulgação

Novo presidente
O deputado federal Luciano Ducci é o novo presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB) no Paraná. Ele está assumindo o cargo em consequência da saída de Severino Araújo, que ficou 27 anos no comando estadual da sigla. “Luciano é uma liderança histórica do nosso partido, e tem a inteira confiança para conduzir a preparação do PSB para as eleições deste ano no seu Estado”, afirmou o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira.

Maratona das Cataratas
A Meia Maratona das Cataratas vai ser realizada, neste domingo (20), após quase três anos depois da última edição, no Parque Nacional do Iguaçu. A prova é considerada uma das mais bonitas do mundo e tem como pano de fundo uma das Sete Maravilhas da Natureza. Nesta edição, serão 2.121 homens e 1.898 mulheres. A maratona terá representantes de 24 estados brasileiros, com exceção apenas para Roraima e Piauí.

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

Cooperativismo
O Sistema Ocepar iniciou, nesta semana, as pré-assembleias em diferentes regiões do Estado.Nos encontros, foram apresentados os resultados obtidos pelas 216 cooperativas integrantes da Ocepar, e foi revelado o faturamento recorde atingido pelo setor: R$ 153,7 bilhões no decorrer de 2021. Foi um valor 32,84% superior aos R$ 115,7 bilhões contabilizados em 2020. ““Quero destacar o fato de que o movimento cooperativista no mundo e no Brasil, teve uma capacidade de resiliência impressionante”, disse o presidente do Sistema, Márcio Lopes de Freitas.

Tecnologia e sustentabilidade
O consulado da Suíça no Brasil e o Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Paraná (CIN/PR) promovem, no dia 28 de março, um encontro para debater o tema “Tecnologias Suíças para a Sustentabilidade”. O evento, que será presencial, no auditório do Campus da Indústria, em Curitiba, terá a participação do embaixador da Suíça no Brasil, Pietro Lazzeri, e de representantes de empresas do país que atuam nessa frente.

Ar livre
O governador Ratinho Júnior (PSD) sancionou a lei que derrubou a obrigatoriedade do uso de máscaras no Paraná. Após a sanção, foi publicado um decreto esclarecendo que o uso em espaços ao ar livre é opcional, enquanto em locais fechados (eventos, transporte público, trabalho ou comércio) o uso será obrigatório. A flexibilização foi possível porque quase 80% da população paranaense está com a cobertura vacinal completa e houve redução no número de mortes e de casos mais graves da doença nos últimos dias.

Recomendo!
O Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe-PR) emitiu uma nota oficial na qual recomenda a manutenção do uso de máscaras dentro dos ambientes escolares, mesmo em atividades ao ar livre. Na nota, o sindicato esclarece que “é favorável a todas as medidas que permitam o acesso dos estudantes às aulas presenciais, de forma segura, respeitando as normas e protocolos das autoridades competentes”.

Pacto pela saúde
Representantes da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná ), gestores de instituições hospitalares, consórcios intermunicipais de saúde, Secretaria Municipal de Saúde e Câmara de Vereadores se reuniram na sede da associação em prol do ‘pacto pela saúde’. A intenção da reunião é criar um movimento que sirva para dialogar sobre o que pode ser feito para vencer os desafios no setor. Segundo Paranhos, “esse entendimento entre as partes é saudável, eficaz e fundamental para cumprir o objetivo de unir os gestores em prol de objetivos comuns”.

Cidade empreendedora
O Índice de Cidades Empreendedoras (ICE)  2022 aponta que Curitiba está entre as três melhores cidades do Brasil para empreender, perdendo apenas para São Paulo (SP) e Florianópolis (SC). O levantamento serve como norteador para o avanço do setor, revelando para gestores públicos quais aspectos precisam ser valorizados ou melhorados nas cidades. Ambiente regulatório; infraestrutura; mercado; capital financeiro; inovação; capital humano; e cultura empreendedora, foram os fatores usados no levantamento.

Procurador-geral
Gilberto Giacoia foi nomeado para o cargo de procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Paraná (MPPR). Giacoia, que está sendo reconduzido para o cargo, foi o segundo mais votado na eleição do MPPR, realizada na terça (15). Gilberto Giacoia ingressou no MPPR há 41 anos, tendo sido promovido ao cargo de procurador de Justiça em 1995. O procurador-geral de Justiça é o chefe máximo do Ministério Público Estadual, com mandato por um período de dois anos, permitida uma recondução.

Partido do presidente
Além de filiar, prefeitos, ex-prefeitos e lideranças interessados na disputa das eleições de outubro, Giacobo procura ampliar o espaço do PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, no governo Ratinho Junior. Atualmente o PL ocupa a chefia da Secretaria de Administração e Previdência, com o deputado Marcel Micheletto, que retorna à Assembleia Legislativa no final de março.

Tecpar
O Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná) recebeu a visita do secretário de Vigilância à Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros, para conhecer projetos estratégicos do instituto para a saúde pública brasileira. O instituto possui o único laboratório público oficial para produzir a vacina antirrábica animal no Brasil e em 2021 forneceu 19 milhões de doses ao Ministério da Saúde. “O Paraná, por meio do Tecpar, é um parceiro importante com o qual o Ministério da Saúde busca estreitar cada vez a relação”, ressaltou Medeiros.

Política monetária
O Comitê de Política Monetária do Banco Central elevou a taxa básica de juros, a Selic, pela nona vez consecutiva. Com o reajuste de 1 ponto percentual, o índice foi a 11,75%, maior valor desde fevereiro de 2017. O principal motivo da nova alta é a pressão inflacionária agravada pela guerra na Ucrânia. O Banco Central dos EUA também decidiu subir a taxa, abandonando a política monetária de juros zero. O aumento foi de 0,25 ponto percentual, chegando ao intervalo de 0,25% a 0,5%. É a primeira elevação desde 2018.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Associação dos Diários do Interior – PR

A coluna “Pelo Paraná” é de responsabilidade da ADI-PR (Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná) Veja mais mais conteúdo do autor.