Blog pelo Paraná – Obras, Salário mínimo e Itaipu Binacional

Coluna da Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná, sexta-feira 17 de fevereiro de 2023.

Apoie! Siga-nos no Google News

Obras
O Palácio Iguaçu vai passar por obras de reparo em 2023. Serão executadas melhorias na cobertura do prédio, vedação de esquadrias, pintura externa e substituição das luminárias externas. A informação foi confirmada pela equipe da Casa Civil.

Organizando a casa
Com comissões formadas, Assembleia Legislativa do Paraná promete acelerar os trabalhos após o carnaval. As duas primeiras semanas de trabalhos da Assembleia Legislativa foram marcadas pela estruturação e organização da Casa. Até essa quarta-feira (15), 33 novas proposições foram apresentadas.

Porto Guará
O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Estado do Paraná (MPPR) expediram recomendação ao Ibama para que suspenda a realização da audiência pública agendada para apresentação do Estudo de Impacto Ambiental do Terminal de Uso Privado Porto Guará. A audiência está marcada para o dia 1º de março, às 19h, em Paranaguá, no Litoral do Estado.

Salário mínimo
Depois da polêmica com o presidente do Banco Central, o presidente Lula teve um outro embate: apaziguar os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Rogério Marinho (Trabalho). A partir disso, Lula decidiu aumentar o salário mínimo para R$ 1.320 que deve passar a valer a partir de 1º de maio, Dia do Trabalhador.

Recado
O líder do governo Ratinho Júnior (PSD) deu um recado duro nesta semana para o Tribunal de Contas. Disse que não vai mais aceitar interferências dos conselheiros do TCE na Assembleia e conclamou os outros deputados a entrar numa briga com ele em defesa do Legislativo, O deputado Hussein não citou nomes e só mencionou o caso dos gravames do Detran.

Feriadão
O Parque Nacional do Iguaçu abrirá uma hora mais cedo de sábado a terça-feira (18 a 21 de fevereiro de 2023), das 8h às 16h, no feriadão de carnaval. A ampliação do funcionamento busca garantir mais qualidade, proteção e segurança para todos os visitantes que desejam fugir da agitação e da folia.

Turismo Itaipu
O Complexo Turístico Itaipu preparou uma operação especial para o carnaval em Foz do Iguaçu. O turista que passar pelas atrações da usina entre os dias 18 e 21 de fevereiro será recebido por uma banda tocando músicas carnavalescas e poderá fazer vídeos animados em uma plataforma 360º.

Usina fotovoltaica
O horário escolhido para a inauguração da usina fotovoltaica das cooperativas Sicoob Integrado (sede em Pato Branco) e Vale Sul (sede em Francisco Beltrão) não poderia ser melhor, às 11h, quando a incidência solar se aproxima do auge e, portanto, pico da geração de energia. O local escolhido foi às margens da rodovia PR-182, que liga Francisco Beltrão e Ampére. A usina fotovoltaica já está em amplo funcionamento e é composta por 1.100 módulos.

Agro é motor
 “O agro é o motor econômico do Brasil e o que acontece com ele reverbera em todo o país. As mudanças sugeridas e aplicadas pelo governo dentro do Ministério da Agricultura enfraquecem o setor e, por isso, estamos prontos para dialogar pela volta da estrutura anterior. A reorganização é necessária para preservar as conquistas até aqui”. A frase é do presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), ao destacar a necessidade de revisão das recentes mudanças no Ministério da Agricultura e Pecuária durante reunião da bancada nesta semana .

Transparaná
As estradas do Paraná recebem na próxima semana a 29ª edição do Rally Transparaná, com um roteiro passando por mais de 173 municípios. Cruzando o Estado da Costa Oeste à Costa Leste, a competição tem como objetivo mostrar as belezas naturais e fomentar o esporte de aventura por meio do turismo,o rally tem início na segunda-feira (20) em Foz do Iguaçu.

Na prefeitura
O deputado federal Aliel Machado (PV) indicou o vereador Ede Pimentel (PSB) para assumir a Secretaria de Esportes no governo da prefeita Elizabeth Schmidt (PSD). Com isso, Elizabeth oficializa o apoio dos vereadores Izaías Salustiano (PSB), Geraldo Stocco (PV) e Professor Careca (PSB) – que assume a vaga de Pimentel, todos ligados a Aliel. O anúncio deverá ser feito na próxima sexta-feira, 17.

Itaipu Binacional
Futuro presidente da Itaipu Binacional, Enio Verri renunciará ao mandato de deputado federal eleito pelo PT após o Carnaval. É apontado como o apadrinhado da presidente do PT e conterrânea Gleisi Hoffmann para o cargo de diretor-geral da Usina de Itaipu. E contam os mais próximos que pode levar junto, como assessor especial, o ex-deputado André Vargas, condenado e preso na operação Lava Jato, hoje em liberdade.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

LEIA TAMBÉM
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.