Blog pelo Paraná – Paraná Mais Cidades, Mais doses e Calamidade Pública

ESA em PG
Uma comitiva do Exército Brasileiro esteve em Ponta Grossa designada para avaliar a estrutura da cidade e discutir a possibilidade de implantação da Escola de Sargentos das Armas (ESA) no Município. “Estamos preparados, aptos e dispostos a sustentar uma aliança que vai atravessar décadas e sobreviver a todos nós”, disse a prefeita Elizabeth Schmidt. O encontro foi conduzido pela prefeita  e contou com a presença dos secretário Sandro Alex, coronel Romulo Marinho Soares, e de representantes do Instituto de Água e Terra, e das estatais Compagás, Copel e Sanepar.

ESA em PG II
Ponta Grossa está na última fase de disputa de municípios que se candidataram para receber a nova sede da Escola de Sargentos das Armas (ESA). A ESA forma oficiais especializados em operações bélicas, mas pretende ampliar a abrangência e até duplicar o número de militares formados. O novo endereço da nova escola deve ser definido em agosto pelo Comando-Geral do Exército. A estimativa é de investimento de R$ 1,2 bilhão para a instalação da escola, que deve receber até 2,4 mil alunos internos e formar uma nova comunidade de 9 mil pessoas.

Paraná Mais Cidades
O Governo do Paraná lança o maior programa da história do Estado em repasses a fundo perdido indicados pelos deputados estaduais. Essa será a segunda edição do programa Paraná Mais Cidades, que disponibilizará meio bilhão de reais para investimentos nos 399 municípios. O aporte é 42% maior do que em 2021(R$ 351 milhões). O foco é fomentar o desenvolvimento sustentável, o crescimento econômico e oferecer assistência direta aos municípios.

No virtual
O Projeto de Lei de autoria do senador Oriovisto Guimarães (Podemos) foi aprovado em votação simbólica no plenário remoto do Senado Federal. O texto autoriza a realização de assembléias, votações e reuniões dos órgãos deliberativos de associações, fundações, entidades sindicais, condomínios edilícios, organizações religiosas, organizações sociais e organizações da sociedade civil de interesse público, por meio virtual, ou seja, de forma remota.

Cidade Industrial  
A esperada Cidade Industrial de Londrina começou efetivamente a sair do papel. A expectativa é que o investimento gere 4 mil empregos diretos e 8 mil indiretos, totalizando 12 mil novas vagas no setor industrial da cidade do Norte do Paraná.  As obras já estão dando forma ao terreno que futuramente abrigará 90 lotes industriais.

Vítima da Covid
Morreu o deputado federal José Carlos Schiavinato (PP-PR), 66 anos,  em decorrência da covid-19. O primeiro suplente é o ex-deputado Valdir Rossoni (PSDB). Rossoni já foi deputado federal, chefe da Casa Civil no governo Beto Richa (PSDB) e presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP). A covid tem forçado a “renovação” nos parlamentos do Brasil.

Calamidade Pública
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná aprovou o parecer favorável ao reconhecimento do estado de calamidade pública, até 30 de junho, solicitado por 34 municípios paranaenses.  A medida auxilia as gestões municipais, principalmente na organização de suas questões fiscais, durante a pandemia.

Empossado
O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB), empossou o deputado Ademir Bier (PSD), que assumiu a função parlamentar. Bier assume seu sexto mandato no Legislativo paranaense após o falecimento do deputado Delegado Recalcatti (PSD), ocorrido na última sexta-feira (10).

Mais doses
O Paraná receberá nos próximos dias mais 368.050 doses de vacinas contra a Covid-19. São 225.250 da AstraZeneca/Fiocruz e 142.800 da CoronaVac/Butantan.  Pela estratificação do novo lote, o Paraná dará prosseguimento na vacinação dos grupos prioritários elencados no Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19.  O Estado vai ultrapassar a marca de 2,8 milhões de doses recebidas desde o início da vacinação. Será a 13ª remessa do Ministério da Saúde.

2ª dose
O Ministério da Saúde divulgou ontem a lista dos estados com pessoas que estão em atraso para tomar a segunda dose de vacinas contra a Covid-19. Ontem, o titular da pasta, Marcelo Queiroga, disse que há 1,5 milhão de brasileiros nessa situação, e alertou que essas pessoas precisam buscar os postos de vacinação.  Com 71.857, o Paraná é o sexto estado com mais pessoas em atraso para tomar a segunda dose.

Itamaraty
A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, viu com bons olhos a troca no Itamaraty, com a entrada de Alberto França no lugar de Ernesto Araújo. Agora, às vésperas da Cúpula do Clima, que será realizada virtualmente entre os dias 22 e 23 de abril, Tereza está com as  diretrizes alinhadas junto ao novo chanceler, o que nunca aconteceu com o antecessor. Empossado no último dia 6, França já teve mais reuniões com Tereza do que Araújo, que estava no cargo desde o início do governo.

 Sputnik V
O ministro do STF Ricardo Lewandowski determinou que a Anvisa decida, dentro de 30 dias, sobre a importação excepcional da vacina contra a Covid-19, a Sputnik V. No despacho, Lewandowski cita o atual cenário do Brasil na pandemia, “amplificado pelas ações desencontradas das autoridades sanitárias”. O ministro negou o pedido da agência reguladora para que a ação fosse colocada em segredo de justiça.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Associação dos Diários do Interior – PR

A coluna “Pelo Paraná” é de responsabilidade da ADI-PR (Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná) Veja mais mais conteúdo do autor.

Associação dos Diários do Interior – PR tem 5 posts e contando. Ver todos os posts de Associação dos Diários do Interior – PR