Blog pelo Paraná – Paraná sustentável, Contas pendentes e Caminho mais curto

Coluna da Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná, quarta-feira 09 de novembro de 2022.

Apoie! Siga-nos no Google News

Paraná sustentável
Durante a abertura do AgroBIT Brasil, em Londrina, um dos eventos mais relevantes de tecnologia e inovação para o agronegócio, o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, apresentou, na o plano de potencialização do bioinsumo e do reforço à agropecuária paranaense cada vez mais sustentável. “Hoje é ciência, inovação e conhecimento tecnológico. Tem muito espaço nesse mundo novo, é preciso se apropriar desses processos modernos porque estão chegando para simplificar bastante e refinar a capacidade de decidir”, destacou.

Brasil global
Ciência, tecnologia e inovação (CT&I) terão papel cada vez mais estratégico para a reindustrialização no país. Para a diretora de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Gianna Sagazio, o Brasil precisa com urgência de aumentar investimentos na área para se tornar mais competitivo globalmente. “Entender o que está se desenvolvendo no mundo é essencial para pensarmos o papel do Brasil nessa reestruturação global, não só da produção do conhecimento tecnológico, como da produção de bens de alta tecnologia”, destacou Gianna Sagazio.

No litoral
No litoral do estado, a semana começou com o serviço de nivelamento de um declive na areia ocasionado pela ressaca na praia de Matinhos. Fenômeno considerado normal, o declive apareceu na praia de Matinhos duas semanas após a conclusão da primeira fase da engorda. O desnível passou de um metro em alguns pontos, segundo relatos de quem esteve na praia, e é provocado pela adequação da areia e pela movimentação natural das ondas.

Bloqueios
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que caíram os pontos de bloqueio em estradas e rodovias pelo país. No início da manhã desta terça-feira, 8, eram quatro registros. Além disso, ocorrem neste momento três interdições parciais do fluxo por manifestantes. Os bloqueios acontecem nos estados de Mato Grosso e Paraná.

Sem bloqueio
A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa não defende nem apoia qualquer tipo de bloqueio que afetem o direito de ir e vir da população. Tal atitude, inclusive, coloca em dúvida a legitimidade dos atos. Com relação a supostos boicotes a empresas por conta da visão política de seus proprietários, a associação é terminantemente contrária a este tipo de atitude.

Seguir em frente
A Fecomércio do Paraná afirma que continuará vigilante para que todos os governantes atuem com a máxima integridade e priorizem a livre iniciativa, permitindo aos paranaenses fazerem aquilo que mais sabem: trabalhar. “É hora de rumar para o futuro. É hora de seguir em frente”, diz a nota.

Aniversário de Cascavel
Mantendo a tradição, um bolo de mais de 600 quilos será servido no próximo dia 14 (uma segunda-feira) para comemorar os 71 anos de Cascavel. Quem quiser saborear uma fatia terá que comparecer às 17h, ao lado da prefeitura.

Contas pendentes
Lula, Bolsonaro e 20 candidatos a governos de Estados no 2º turno ainda não encaminharam à Justiça Eleitoral suas contas de campanha. Cerca de 3,8 mil candidatos que disputaram as eleições de 2022 ainda não prestaram contas dos gastos de campanha ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O prazo para entrega referente ao 2º turno se encerra no próximo dia 19. Dos 24 candidatos a governos de Estados no 2º turno, apenas quatro encaminharam à Justiça Eleitoral suas contas de campanha.

Feriado nacional
O Paraguai decretou feriado nacional na quarta-feira (9) para realização do censo 2022 do país. A lei determinada pelo presidente Mário Abdo Benítez pede para que moradores fiquem em casa na data, das 5h às 18h, para receber os recenseadores do Instituto Nacional de Estatística (INE) do país. Devido ao decreto, o comércio de Cidade do Leste, na fronteira com Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, estará de portas fechadas, de acordo com a representante do Conselho de Desenvolvimento de Cidade do Leste (Codeleste), Linda Tayen.

Caminho mais curto
Interlocutores de Lula receberam de membros do Judiciário um caminho que poderia assegurar o auxílio de R$ 600 em 2023 sem depender da aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC). A sugestão é recorrer à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a renda básica, projeto de Eduardo Suplicy, para pagar o Auxílio Brasil, que voltará a se chamar Bolsa Família.

Reforma tributária
Geraldo Alckmin sinaliza há tempos que considera a reforma tributária uma necessidade para o Brasil. Por causa disso, o vice-presidente eleito mira a aprovação da proposta nos primeiros seis meses do governo Lula, quando considera que a nova gestão, impulsionada pela vitória eleitoral, terá força no Congresso para conseguir apoio ao projeto. Alckmin estuda combinar dois textos já existentes no Legislativo – um do deputado Baleia Rossi e do economista Bernard Appy e outro do ex-deputado Luiz Carlos Hauly.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.