Blog pelo Paraná – Perfil, Destituído da presidência e Desenvolvimento urbano

Coluna da Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná, quinta-feira 16 de março de 2023.

Apoie! Siga-nos no Google News

Perfil
A Secretaria do Turismo do Paraná (Setu-PR) apresentou a sondagem realizada durante a temporada do Verão Maior Paraná com o objetivo de identificar o perfil dos turistas. A coleta dos dados ocorreu entre os dias 1º e 30 de janeiro aponta que a maioria dos visitantes do Litoral foi do próprio Paraná (87,9%) e 11% de outros estados, principalmente de São Paulo, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Já os turistas internacionais representam 1% do total, originários principalmente da Argentina e do Paraguai.

Posse
Está marcada para esta quinta-feira (16) a posse do novo diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri. A solenidade será realizada no Cineteatro dos Barrageiros, em Foz do Iguaçu. Está prevista a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Verri substitui o almirante Anatalicio Risden Junior, que esteve à frente da Diretoria Geral Brasileira desde fevereiro de 2022 e foi também diretor financeiro executivo da binacional.

Indicações
O Governo do Paraná indicou um novo diretor-presidente para o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) e um novo diretor para a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar). Os nomeados foram Jorge Augusto Callado Afonso para o Ipardes e Marcelo Luiz Curado para a Agepar.

Articulações
Diante do impasse da definição sobre o modelo de pedágios do Paraná e o caos nas rodovias, Sandro Alex (PSD) deixou o cargo de secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná. Por enquanto, Sandro retorna ao cargo de deputado federal. Nos bastidores a informação é de que Sandro apenas deixou o cargo para trabalhar nas articulações em Brasília e que envolvem o novo modelo de pedágio.

Destituído da presidência
O deputado Fernando Giacobo, presidente do PL, comunicou na terça-feira (14) que destituiu o deputado Ricardo Arruda da presidência do PL até que se apure “as denúncias gravíssimas” apresentadas pelo Ministério Público. O parlamentar acusou o MP-PR de persegui-lo e disse que está sendo vítima de ” uma ala podre, com viés ideológico de esquerda, do MP”.

Entre parentes
A nova diretoria da empresa Itaipu Binacional a ser nomeada pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva pode ter um integrante com relação com o senador e ex-juiz Sérgio Moro. Trata-se de Pedro Guerra, cotado para a Diretoria de Finanças da estatal binacional. Guerra é primo em primeiro grau de Ricardo Augusto Guerra, segundo suplente de Moro no Senado.

Gente nossa!
A professora de direito internacional Tatyana Scheila Friedrich, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi nomeada diretora de Migrações do Ministério da Justiça do governo Lula. A educadora tem uma longa atuação em questões migratórias e terá pela frente o desafio de reconstruir políticas migratórias no Brasil.

Prejuízo
O caos nas estradas do Paraná, em especial na ligação Curitiba-Paranaguá via BR-277, tem potencial para causar prejuízo bilionário ao agronegócio estadual. Considerando apenas a logística da soja (sem envolver outras cadeias produtivas), o gasto a mais caso o escoamento tenha que ser feito pelo Porto de Santos (SP) pode passar de R$ 600 milhões, segundo cálculo do Departamento Técnico e Econômico (DTE) do Sistema FAEP/SENAR-PR.

Colheita de soja
De acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab), a projeção da colheita de soja em 2022/23 é de 21 milhões de toneladas. Com base nas médias históricas, o Estado deve exportar 15,7 milhões de toneladas – 12,6 milhões por rodovia e 3,1 milhões por ferrovia. Se todo esse volume deixasse de sair por Paranaguá, por uma interdição total da BR-277, o prejuízo seria na ordem de R$ 602,7 milhões somente pelo custo de frete a mais até Santos.

Encontro de prefeitas
A Assembleia Legislativa do Paraná recebeu o 1º Encontro de Prefeitas e Vereadoras do Paraná.  A conferência destacou a atual conjuntura política, o cenário da construção de políticas públicas para as mulheres em âmbito nacional e estadual. Vários temas foram tratados, como a importância dos espaços de discussão e elaboração de projetos, o poder feminino e as estratégias para que as mulheres conquistem mais espaços nas esferas de poder.

Classificação regional
Os deputados estaduais Maria Victoria (PP), Alexandre Curi (PSD) e Anibelli Neto (MDB) apresentaram um projeto de lei que visa transferir a classificação do fumo das indústrias para as propriedades rurais paranaenses. A classificação é a análise que organiza a produção em classes de acordo com a qualidade.  Segundo os parlamentares, a alteração do local de classificação do fumo vai garantir negociações de preços mais justas e transparentes, valorizando a produção paranaense. O Paraná é o terceiro maior produtor no país, a produção envolve cerca de 22 mil famílias em 107 cidades.

Desenvolvimento urbano
Estão abertas as inscrições para mentoria e capacitação em desenvolvimento urbano integrado da Confederação Nacional dos Municípios. Os municípios interessados devem apresentar propostas de projetos demonstrativos municipais no tema de Desenvolvimento Urbano Integrado, inclusivo e resiliente ao clima. O gestor municipal pode inscrever a localidade até o dia dia 3 de abril, apresentando a proposta por meio do preenchimento de formulário eletrônico.

Desenvolvimento urbano II
Os projetos selecionados serão orientados sobre a implementação de estratégias de desenvolvimento e gestão urbana sustentável conectados à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que define os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Nova Agenda Urbana (NAU).

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

LEIA TAMBÉM
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.