Apresentação Expo Dubai a empresários. Foto: José Fernando Ogura/AEN

Blog pelo Paraná – Petrobras tecnológica, Vacinação e Expo Dubai

Expo Dubai
O Paraná será o protagonista do Pavilhão do Brasil na Expo Dubai 2020, exposição internacional que acontecerá de 10 a 17 de outubro. O evento concentra mais de 190 países em 181 dias e espera receber 25 milhões de visitantes. O Paraná será o primeiro estado a assumir o pavilhão brasileiro na feira, que tem como objetivo mostrar o desenvolvimento tecnológico dos países e discutir as perspectivas do futuro da sociedade. “Essa feira é uma oportunidade de se recolocar no tabuleiro no pós-pandemia e apresentar para o mundo nosso agronegócio, mostrar que nosso parque automotivo é um dos maiores da América Latina, que nosso setor de inovação e tecnologia é um dos melhores do mundo”, disse o Governador Ratinho Junior.

Expo Dubai II
O diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekim, participou da reunião de trabalho em Cascavel para detalhar a Expo Dubai 2020, evento que acontece nos Emirados Árabes Unidos. A Invest Paraná é a autarquia responsável em fazer a ponte das cidades do Paraná que apresentarão seus produtos e a organização do evento. O objetivo do Paraná ao participar da feira internacional é mostrar o desenvolvimento tecnológico dos países e discutir as perspectivas do futuro. “Dubai é o centro comercial do mundo, colocar lá os produtos de Cascavel, as marcas do Oeste do Paraná, de fato é uma decisão inteligente”, afirma o prefeito Leonaldo Paranhos.

Casa Fácil
O prefeito de Cianorte, Marco Franzato, anunciou junto ao governador do Estado, Ratinho Júnior, e o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes, a construção de mil casas populares pela Companhia de Habitação do Paraná – Cohapar, por meio do programa Casa Fácil. A iniciativa é destinada às famílias com renda mensal bruta de até três salários mínimos, que terão subsídio do governo para cobrir o valor de entrada. “Este é o maior programa habitacional já realizado em Cianorte, pelo qual vamos proporcionar o acesso à casa própria com condições de pagamento facilitadas para quem mais precisa”, destacou Franzato.

Testes rápido
A Secretaria Municipal da Saúde de Laranjeiras do Sul iniciou nesta segunda-feira, 16, a oferta de testes rápidos para diagnóstico da Covid-19, em pacientes com sintomas respiratórios, em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. A Central de Testes Rápidos, no Centro de Eventos, continua realizando a testagem. O objetivo, de acordo com o prefeito Berto Silva, é dar suporte para que a população possa realizar o exame e contribuir de forma decisiva para evitar a propagação do vírus. “A testagem tem fundamental importância para o controle da doença. Por isso a prefeitura mantém essa grande estrutura à disposição da população de Laranjeiras do Sul”, destaca o prefeito.

Petrobras tecnológica
A Petrobras recebeu no domingo, 15, em Houston (EUA), o Distinguished Achievement Award for Companies, o principal prêmio da indústria mundial de petróleo e gás. Concedido anualmente pela Offshore Technology Conference (OTC), a premiação reconheceu o conjunto de inovações desenvolvidas para viabilizar a produção de Búzios, o maior campo de petróleo em águas profundas do mundo, no pré-sal da Bacia de Santos. “Essa conquista consagra nossa jornada tecnológica construída ao longo de mais de 60 anos de existência. É uma jornada de superação humana, persistência técnica, inovação e criatividade, sempre sustentada pelas mais rigorosas práticas de segurança operacional”, afirmou o presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna.

Alerta
O deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PSB) fez um alerta sobre o ambiente em que vivemos.”Não faltam diagnósticos alertando que a natureza está doente. Também não faltam indicações de tratamento para sustar ou evitar uma degradação ainda maior do meio natural. Mas falta protagonismo à espécie humana para aplicar a profilaxia necessária. Falta que cada pessoa assuma a responsabilidade pela preservação e recuperação do Planeta. O meio ambiente precisa de nós.”

Tá fechado!
O governador de São Paulo, João Doria, recebeu o apoio da bancada estadual do PSDB para disputar a Presidência da República pelo partido. O anúncio foi feito pelo presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Ademar Traiano. “O partido fechou questão e todos os deputados estarão com você, Doria, nas prévias do PSDB”, afirmou o deputado durante evento dos tucanos no Hotel Bourbon, em Curitiba, com a presença de deputados, vereadores, prefeitos e lideranças. Traiano disse ter “a convicção de que Dória é o melhor nome para mudar o Brasil”.

Concessão
A Assembleia Legislativa do Paraná vota nesta semana o projeto do executivo que autoriza o Estado a delegar rodovias ao governo federal para as novas concessões do pedágio no Paraná. O governo federal pretende fazer a nova concessão por 30 anos, prorrogáveis por mais 30 anos, de 3.327 quilômetros de estradas federais e estaduais. São 834 quilômetros a mais do que as atuais que vencem em novembro. Do total, 1.164 quilômetros de rodovias estaduais, ou 35% do trajeto original das novas concessões.

Vacinação
Foz do Iguaçu vacinou contra a covid-19 mais de 96% da população adulta (acima de 18 anos), com pelo menos a primeira dose. A ampliação da faixa etária foi possível a partir do recebimento do segundo lote extra de vacinas para a região de fronteira do Paraná. Em relação à segunda dose, Foz do Iguaçu atualmente tem 32,2% da população imunizada, a expectativa é chegar até o final do mês de agosto aos 40%. As vacinas extras para a cidade são pleiteadas pelo prefeito Chico Brasileiro.

Intervalo reduzido
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou que a partir de setembro, o intervalo de aplicação entre a primeira e a segunda dose da Pfizer poderá cair dos atuais 90 dias para 21 dias. A redução do prazo tem como objetivo frear os casos da variante Delta do novo coronavírus, mais contagiosa que as variantes anteriores. Segundo Queiroga, o governo apenas espera que toda a população adulta esteja vacinada para iniciar os estudos para diminuir o intervalo para três semanas.

Chapa garantida
O presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz, conseguiu garantir seu sucessor na eleição para o comando da entidade, prevista para o fim de janeiro. Santa Cruz protocolou na semana passada o registro de candidatura de Beto Simonetti com cartas de recomendação de pelo menos 22 das 27 seccionais da Ordem nos estados. Como cada chapa precisa ter pelo menos seis cartas de apoio das seccionais, é numericamente impossível que outro grupo consiga registrar sua candidatura.

Nota de apoio
Governadores de 13 estados e do Distrito Federal divulgaram uma nota em apoio ao STF (Supremo Tribunal Federal) diante das “constantes ameaças e agressões” contra a Corte. Além da solidariedade prestada ao tribunal, os gestores estaduais se manifestaram em favor dos ministros e suas famílias. “Faremos tudo para ajudar a preservar a dignidade e a integridade do Poder Judiciário”, diz um trecho da nota.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

Associação dos Diários do Interior – PR

A coluna “Pelo Paraná” é de responsabilidade da ADI-PR (Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná) Veja mais mais conteúdo do autor.

Associação dos Diários do Interior – PR tem 5 posts e contando. Ver todos os posts de Associação dos Diários do Interior – PR