Blog pelo Paraná – Política de preços, Corrida eleitoral, Fome e corrupção

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) disse que a Petrobras tem que ser “estatizada”. Foto: Dálie Felberg/Alep

Urgente
O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) disse que a política de preços dos combustíveis no Brasil precisa ser revista e que a Petrobras tem que ser “estatizada”. O parlamentar considerou mais um absurdo o reajuste da gasolina (18,7%), do gás (16,1%) e do diesel (24,9%) anunciado pela empresa e a indexação do preço dos combustíveis ao dólar.

Política de preços
Desde 2016, a Petrobras adota uma política de preços que leva em conta as flutuações da cotação do barril de petróleo no mercado internacional e o câmbio praticado no País. É com essa equação que se define o valor de venda dos combustíveis nas refinarias. Somente em 2021, a gasolina teve alta de quase 42%.

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

Menor preço
O aplicativo paranaense Menor Preço tem atualização em tempo real das operações de compras nos estabelecimentos do Estado. Graças a esse atualização do aplicativo é possível que o consumidor use-o para encontrar a gasolina mais barata em sua região. A plataforma pode ser baixada de graça e compara preços de qualquer tipo de produto, em estabelecimentos das 399 cidades do Paraná.

Práticas legislativas
Na próxima semana a Assembleia Legislativa do Paraná assina um termo de cooperação técnica com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), para o desenvolvimento do Laboratório de Práticas Legislativas (LPLegis), vinculado ao programa de Pós-Graduação em Ciência Política, com apoio da Escola do Legislativo da Assembleia.

Práticas legislativas II
As duas instituições promoverão cursos, palestras e eventos conjuntos de caráter teórico e prático sobre o universo político. A Assembleia Legislativa auxiliará na capacitação dos membros do LPLegis em temas relacionados ao processo legislativo estadual, por meio da Escola do Legislativo, e dará apoio técnico nas práticas promovidas pelo laboratório.

Sistema S
Em aula magna na UniBrasil, no dia 15 de março, o presidente da Fiep – Federação das Indústrias do Estado do Paraná, Carlos Valter Martins Pedro, falará sobre o Sistema S e correlatos, com ênfase nas habilidades e competências do futuro trabalhador da chamada Indústria 4.0. Carlos Pedro é industrial de Maringá, com mais de 40 anos de atuação no setor metalmecânico, fundador e diretor da ZM Bombas, que atende todo o mercado nacional e também exporta para países da América do Sul, América Central e África do Sul.

Ponte de Guaratuba
Com mais de 30 anos de espera, a construção da travessia que vai ligar Guaratuba e Matinhos está bem perto de finalmente sair do papel. O consórcio Maia Melo-Enescil, empresas com sedes no Recife (PE) e em São Paulo (SP), vencedor da licitação, tem até setembro para entregar os documentos. O investimento nesta fase do projeto foi de R$ 3,5 milhões.

Janela
Na primeira semana, a janela partidária atraiu poucos parlamentares. Já na semana que vem, as mudanças serão representativas com a nova formação das bancadas na Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados.

Sou candidato
O secretário Beto Preto (Saúde) reuniu seu grupo e bateu o martelo. Será candidato nas eleições de 2 de outubro. Fatta decidir se disputa o Senado ou a Câmara dos Deputados, o que é mais provável.

Presidente
O prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos, é o novo presidente estadual do PTB no lugar de Marisa Lobo que foi destituída pela nova presidente nacional da legenda, Graciele Nienov. Edimar Santos vai presidir o partido com a missão de reconstruí-lo depois das inúmeras baixas ocorridas por conta das interferências do ex-presidente da sigla Roberto Jefferson nos diretórios estaduais.

Corrida eleitoral
Em reunião com mulheres, Lula disse que não dá para considerar ganha a eleição e defendeu uma aliança com ex-adversários do PT. Ele também declarou que anunciará em abril sua candidatura, depois de fechar coligações.

Fome e corrupção
Dois temas devem dominar o embate eleitoral entre os principais candidatos à Presidência neste ano: fome e corrupção, tragédias nacionais que afligem os brasileiros há quase cinco séculos. O desempenho da economia será decisivo para o resultado da eleição e o tema da corrupção voltará a ser amplamente explorado durante a campanha.

Deltacron
A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que monitora o surgimento de uma nova variante do coronavírus, originada da fusão da delta e ômicron e chamada de deltacron. Segundo a entidade, a cepa foi detectada na França, na Holanda e na Dinamarca.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Associação dos Diários do Interior – PR

A coluna “Pelo Paraná” é de responsabilidade da ADI-PR (Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná) Veja mais mais conteúdo do autor.