Blog pelo Paraná – Produção paranaense, Cláusula de barreira, Emprego e renda

Coluna da Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná, terça-feira 11 de outubro de 2022.

Apoie! Siga-nos no Google News

Há vagas!
O Paraná tem mais de 12 mil  vagas de emprego com carteira assinada nos postos avançados e nas Agências do Trabalhador do Paraná. A maior parte das oportunidades é para auxiliar de linha de produção, com 2.423 vagas em todo o Estado. O maior volume de vagas abertas está na Região Metropolitana de Curitiba, com 2.708. No Interior, são destaques em disponibilidade de vagas as regionais de Toledo (2.031), Cascavel (1.343) e Apucarana (819). Os interessados em ocupar as vagas devem buscar orientações entrando em contato com a unidade da Agência do Trabalhador de seu município.

Cooperar
O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) assinou protocolos de intenção para financiamento com cooperativas do Sudoeste do Paraná que somam aproximadamente R$ 55 milhões. Um deles é o da Cooperativa Agropecuária Tradição – Coopertradição, que apresentou projeto para a primeira etapa de implantação de indústria de esmagamento de soja, em Pato Branco, com estrutura de armazenagem associada.

Emprego e renda
A indústria a ser implantada também contribuirá para um aumento significativo na arrecadação de tributos, gerando mais de 100 empregos diretos e cerca de 300 indiretos. “Entendemos que a implantação de uma moderna indústria de esmagamento de soja para a produção de óleo degomado e farelo possibilitará o crescimento sustentável da cooperativa, através de práticas modernas e ambientalmente corretas, proporcionando o desenvolvimento de toda região”, afirma o presidente da cooperativa, Julinho Tonus.

Produção paranaense
Das cinco chamadas capitais brasileiras da produção de proteína animal, quatro estão no Paraná. E três delas são da região Oeste, depois que Cascavel ultrapassou Santa Maria do Jetibá (ES) como líder na produção de aves do País. As outras são Toledo (suínos), Nova Aurora (peixes) e Castro (leite). Fora do Paraná, a única campeã é São Félix do Xingu, maior produtora de carne bovina, com 2,4 milhões de cabeças.

Ponte Velha
A centenária Ponte Velha, de Morretes, no Litoral do Paraná, ficará interditada a partir de 17 de outubro para reforma. Construída em 1912, a tradicional ponte metálica do Porto de Cima fica sobre o rio Nhundiaquara, fazendo a conexão entre a Estrada da Graciosa e a cidade de Morretes. A ponte está há mais de 30 anos sem receber manutenção. A interdição para reparos é uma recomendação do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR). O período previsto para a obra é de 90 dias.

Modernização
O aeroporto de Londrina vai receber um pacote de modernização inclui instalação do Sistema de Pouso por Instrumento (ILS),  tecnologia ALS, a extensão do pátio de manobra e da área de estacionamento das aeronaves (em formato C); a ampliação em 145 metros da pista de pouso e decolagem; a reforma e ampliação do terminal de passageiros; implantação de dois novos pontos de embarque e desembarque; construção do novo pátio de aeronaves; e a adequação do acesso de aeronave ao hangar e da largura das pistas de táxi aéreo existente.

Modernização II
O anúncio da modernização foi feito pela CCR Aeroportos, empresa que administra o Aeroporto Governador José Richa, de Londrina. Segundo a administração, a tecnologia ILS aumentará a capacidade de operação de pousos e decolagens em condições meteorológicas adversas. Já a ALS, um conjunto de luzes coloridas ou piscantes, trará mais segurança aos poucos e decolagens pois define claramente a pista e a zona de pouso.

Fusão
O Pros e o Solidariedade estão em conversa adiantada sobre uma fusão entre os partidos. E a articulação deve se intensificar na próxima semana em Brasília, quando estão marcadas reuniões entre os caciques das duas legendas. Pros e Solidariedade são só dois exemplos de partidos que não conseguiram atingir a chamada cláusula de barreira e isoladas não terão direito a partir do ano que vem aos recursos do fundo partidário, além do horário eleitoral no rádio e na TV.

Cláusula de barreira
A regra da cláusula de barreira existe desde as eleições de 2018, e vai aumentado até 2030, e exige que os partidos elejam um número mínimo de deputados. Para esta eleição de 2022, a cláusula exigia que cada partido conseguisse ao menos 2% dos votos válidos, com um mínimo de 1% em nove estados ou que elegesse ao menos 11 deputados federais em um terço das unidades da federação.

Concurso público
A Prefeitura de Ponta Grossa lançou o edital de concurso público com mais de 50 vagas para diversas áreas de atuação. As inscrições abrem nesta sexta-feira, 14 de outubro, e vão até dia 13 de novembro, pela internet. As provas estão programadas para o mês de dezembro. O concurso será realizado pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Unicentro e a prova objetiva será aplicada em Ponta Grossa, podendo ser aplicada também em cidades vizinhas, caso o número de inscritos exceda a capacidade de alocação do município.

Covid
Duas pesquisas recém-publicadas por cientistas brasileiros ajudam a entender os fatores genéticos que protegem algumas pessoas da infecção ou até mesmo de desenvolver a forma grave da Covid-19. Um trabalho foi realizado com um grupo de idosos acima de 90 anos resistentes ao vírus e outro descreve o caso de gêmeos idênticos com desfecho diferente para a Covid longa. Com esses estudos podem surgir novas vacinas e tratamentos para a doença.  

PSDB ameaçado
Importante no passado, o PSDB luta há tempos contra um processo de definhamento. Na eleição deste ano, as perspectivas já não eram das melhores, mas o resultado das urnas superou as expectativas mais pessimistas e os tucanos se encontram agora em queda livre. O partido só conseguiu ir ao segundo turno em quatro estados e perdeu sua fortaleza em São Paulo após 28 anos. Além disso, no Congresso, a legenda virou nanica e elegeu apenas treze deputados e nenhum senador. O futuro da sigla está ameaçado.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.