Blog pelo Paraná – Programa de habitação, Em fase final e ButanVac

Modelo híbrido, não!
Líder do Governo na Assembleia Legislativa, o deputado Hussein Bakri (PSD) reforçou ser contrário ao modelo híbrido proposto pelo Governo Federal para a nova modelagem do pedágio no Paraná. Segundo Bakri, o governador Ratinho Júnior (PSD) tem uma posição clara sobre o tema: transparência nos contratos, tarifas mais baixas e obras já nos primeiros anos.

Modelo híbrido, não! II
“Chega do pedágio mais caro do Brasil, a R$ 23,00, é um assalto à mão armada. Estamos esperando o fim dessa vergonha há muitos anos e vai chegar o dia de nos livrarmos do atual modelo do pedágio. A sociedade paranaense não quer o modelo híbrido e o Governo do Estado está trabalhando nesse sentido, afirmou o parlamentar em audiência virtual da Frente Parlamentar sobre o Pedágio.

Garantia
A Secretaria de Estado da Saúde realizou uma reunião com fabricantes de oxigênio para garantir o abastecimento nas unidades hospitalares próprias do Paraná. “Estamos unindo todas as empresas que prestam esse serviço para o Estado, para alinharmos posicionamentos e termos conhecimento para trabalhar os pontos críticos neste momento da pandemia”, disse o secretário da Saúde, Beto Preto.

Contra Covid
O Hospital de Clínicas (HC) de Curitiba participa de pesquisa internacional que avalia a eficácia de um medicamento para a covid-19 com 400 voluntários de diversos países. Os pesquisadores do HC já aplicaram o medicamento em parte dos voluntários no fim de 2020 e vão contar com mais voluntários a partir de abril.

Nova data
A Comissão do Concurso da Polícia Civil do Paraná (PC-PR) e a Banca Examinadora da Universidade Federal do Paraná (UFPR) decidiram que a nova data da prova de seleção para a corporação policial será em 3 de outubro. A nova data “foi escolhida com base na perspectiva de melhora no quadro epidemiológico no Brasil para os próximos meses, levando em conta a segurança dos inscritos durante a realização do concurso”, diz a PCPR.

MDB em festa
O deputado Anibelli Neto usou o horário da liderança do MDB na sessão da Câmara para destacar o 55º aniversário do partido. “Da oposição à ditadura militar até a luta pelo direito de votar para Presidente. Da Assembleia Constituinte até a estabilização da moeda. Do apoio aos programas sociais até a missão de recuperar o país da pior recessão de sua história”, destacou. O MDB nasceu em 24 de março de 1966 e, segundo Anibelli Neto, “jamais faltou ao Brasil”.

Em fase final
O Paraná está perto de encerrar a vacinação contra a Covid-19 de um dos grupos prioritários mais populosos previstos no Plano Estadual de Vacinação: os trabalhadores de serviços de saúde. Segundo a estimativa do Programa Nacional de Imunizações (PNI), são 303.026 profissionais da área no Paraná. Destes, 267.443 já receberam pelo menos a primeira dose – o equivalente a 88,25% do total.

PSS
A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) abriu as inscrições do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratação de professor colaborador. São 92 vagas destinadas a diversas áreas de conhecimento. O período de inscrições está aberto até 6 de abril.

Programa de habitação
A prefeitura de Reserva tem buscado estratégias para iniciar projetos voltados para a área de habitação. O prefeito Lucas Machado (Podemos) detalhou quais são os planos que estão sendo desenvolvidos para ampliar a oferta de moradias em Reserva. “Estamos conseguindo cadastrar o município em programas ligados à área de habitação. Já existem diálogos em andamento”, explica. A prefeitura aposta na parceria com a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), para colocar esses planos em prática.

Mais leitos
O Governo do Estado abriu mais 20 leitos de UTI para atendimento de pacientes com Covid-19 no Hospital Universitário de Cascavel (HUOP). A unidade soma agora 70 leitos de UTI exclusivos.

Meu campinho
O Programa Meu Campinho do Governo Estadual disponibilizou para União da Vitória duas novas áreas de lazer. Essas áreas de lazer que compreendem uma mini arena de grama sintética, academia ao ar livre e playground infantil, além de toda estrutura necessária, tiveram suas construções iniciadas no ano de 2020 e com previsão para conclusão ainda no primeiro semestre de 2021.

Fiscalização do Fundeb
A Câmara Municipal de Londrina aprovou, em regime de urgência, o projeto de lei que cria um novo conselho de fiscalização dos recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica). A proposta foi enviada pelo Executivo para atender a uma exigência da lei federal aprovada em dezembro do ano passado, que regulamentou o fundo e exigiu a criação dos novos conselhos.

Paralisação
A Renault informou que irá suspender a produção na fábrica de São José dos Pinhais, a partir de segunda-feira (29), por causa da pandemia da Covid-19. Em nota, a empresa informou que vai paralisar a produção até quinta-feira (1º), mas, devido ao feriado do dia seguinte, sexta-feira (2), os trabalhadores só devem voltar ao trabalho em 5 de abril.

Exceção
O juiz federal Rolando Valcir Spanholo, substituto da 21ª Vara do Distrito Federal, decidiu que três entidades do setor privado não precisarão doar ao SUS as vacinas contra a covid-19 que comprarem. As três organizações atendidas pela decisão do juiz são: a Associação Brasiliense das Agências de Turismo Receptivo, o Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo e o Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais.

Pró-leitos
A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que cria o Programa Pró-Leitos. A medida quer incentivar empresas a contratarem leitos clínicos e de UTI da rede privada de saúde em favor do Sistema Único de Saúde (SUS). O texto concede deduções em impostos federais para empresas que custearem a contratação de leitos de terapia intensiva na rede privada de saúde para uso do SUS.

Líder da Oposição
Os deputados Alessandro Molon (PSB-RJ) e Marcelo Freixo (PSOL-RJ) foram escolhidos, respectivamente, para exercerem os cargos de líder da Oposição, e líder da minoria na Câmara. “Proteger a vida, a saúde e os direitos dos brasileiros, defender a democracia e apontar saídas para a geração de empregos e renda no país, esses são os nossos principais desafios, que venceremos juntos”, afirmou Molon

ButanVac
O Instituto Butantan avançou no desenvolvimento de sua própria vacina contra a Covid-19, e pedirá autorização à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para iniciar testes clínicos com voluntários. A nova candidata a vacina será chamada de “Butanvac”, e o objetivo é ter 40 milhões de doses prontas até o fim deste ano.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Associação dos Diários do Interior – PR

A coluna “Pelo Paraná” é de responsabilidade da ADI-PR (Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná) Veja mais mais conteúdo do autor.

error: O conteúdo é de exclusividade do H2Foz.