Deputado Hussein Bakri (PSD) se reuniu com o Governador Ratinho Júnior (PSD) no Palácio Iguaçu, esteve em pauta os projetos prioritárias para o próximos meses. Foto: crédito/ assessoria

Blog pelo Paraná – Projetos prioritários, Efeitos da pandemia e Doses de vacina

Projetos prioritários
Líder do Governo na Assembleia Legislativa, o deputado Hussein Bakri (PSD) se reuniu com o Governador Ratinho Júnior (PSD) no Palácio Iguaçu, na ocasião houve o debate sobre os projetos como o pedágio, orçamento e a pandemia, que serão destaque na Casa no próximo semestre. Os próximos seis meses serão decisivos para a adoção de um novo modelo de concessão de pedágio, os deputados terão de votar em plenário a delegação para a união das rodovias estaduais que farão parte do Anel de Integração.

Projetos prioritários II
“A Assembleia é a caixa de ressonância da sociedade paranaense. E isso ficou mais do que provado no debate do pedágio, em que os deputados foram decisivos para dar respaldo ao Governador na posição levada a Brasília por um pedágio com tarifas menores, obras no início dos contratos e licitação transparente na Bolsa de Valores. A Casa seguirá exercendo esse papel no desenho final da modelagem, que certamente vai contemplar um anseio de quase 25 anos do povo do Paraná pelo fim desse verdadeiro assalto que é o atual pedágio”, afirmou Bakri.

Presidente em PG
A deputada federal Aline Sleutjes (PSL) confirmou que a visita do presidente Jair Bolsonaro aos municípios dos Campos Gerais será no final de setembro.  A programação deve incluir visita a cidades da região com o propósito de discutir assuntos ligados especialmente ao agronegócio, área de maior atuação da deputada. A agenda deve contar com motociata de apoio ao presidente, como vem acontecendo em outras cidades do país.

Efeitos da pandemia
A embaixadora da Organização Mundial da Família (OMF), Cida Borghetti, declarou que vê com preocupação a escalada da violência contra crianças e mulheres no Brasil. “É o lado sombrio desses tempos difíceis, se levada em conta as subnotificações é de supor que estamos diante de uma tragédia”. Cida também reitera a importância da retomada das aulas presenciais para evitar que algumas crianças continuem sendo vítimas de maus tratos e negligência. 

Angra Doce
Carlópolis reúne lideranças para agilizar o Projeto de Lei de Angra Doce. A proposta é de autoria do deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli (PSB) em conjunto com o deputado Pedro Lupion (DEM). “Este PL reconhece a região de Angra Doce, no Norte Pioneiro, como área de especial interesse turístico. A sede da unidade de gestão do projeto deverá ser instalada em Carlópolis assim que efetivada,” disse Lupion.

Angra Doce II
Cinco municípios do Paraná serão impactados pelas ações em Angra Doce. São eles: Carlópolis, Jacarezinho, Ribeirão Claro, Salto do Itararé e Siqueira Campos. “A proposta é montar uma governança que envolva vários setores do estado como as secretarias de governo, universidades e sociedade civil”, explicou Romanelli.

Estado de emergência
O deputado estadual Tercilio Turini (CDN) sugeriu ao Governo do Paraná a decretação de estado de emergência para criar mecanismos legais de renegociação de dívidas do setor agropecuário. “A situação dos produtores rurais em todo o Paraná é muito preocupante, com a iminente perda de milho, trigo, hortaliças, café e pastagens em decorrência das geadas, afetando toda a economia paranaense”, disse.

Desenvolvimento regional
O empresário Nelson Fernando Padovani, pré-candidato a deputado federal, defende, entre as suas propostas, que a Itaipu Binacional na condição “de locomotiva do grande projeto de desenvolvimento regional” através da implantação da Nova Ferroeste que ligará o Porto de Antofagasta no Chile ao Porto de Paranaguá “formando o corredor bioceânico entre o Atlântico e Pacífico. Os investimentos, segundo Padovani, ficarão como legado logístico que vai “energizar infinitamente a economia do Paraná, do Brasil e do Paraguai”.

Diárias irregulares
O Juízo da Vara da Fazenda Pública de Cianorte determinou a indisponibilidade de bens de seis réus, entre eles, o ex-prefeito de Jussara (município da comarca), dois servidores e três ex-secretárias municipais da gestão 2017-2020. A ação, ajuizada por meio da 4ª Promotoria de Justiça de Cianorte, indica que um dos servidores, com a possível conivência dos demais réus, teria recebido irregularmente cerca de R$ 148 mil em diárias.

Melhor resultado
O Paraná fechou o primeiro semestre de 2021 com o melhor resultado na geração de empregos desde 2011. De janeiro a junho, o saldo positivo foi de 118.316 novos postos de trabalho com carteira assinada, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). “Aqui no Sul, somos o número um em geração de empregos. Mas a melhor notícia é que o Paraná é o Estado do Brasil que mais ofertou vagas através das agências do trabalhador no primeiro semestre”, analisa o secretário Ney Leprevost.

Sinal vermelho
Sinal vermelho, lei criada pela Assembleia Legislativa do Paraná acaba de virar lei federal. Com a lei, mulheres em situação de violência doméstica ou familiar podem denunciar a condição e pedir socorro expondo a mão com a marca de um “X”, preferencialmente escrito em vermelho. Ao visualizar o pedido, a pessoa deve coletar o nome da vítima, endereço ou telefone, e ligar imediatamente para um telefone de emergência da Polícia Militar, o 190.

Doses de vacina
O Ministério da Saúde deve receber, em setembro, 69,4 milhões de doses de vacina covid-19. Com essa projeção, a expectativa é que mais de 132,7 milhões de doses sejam entregues pelos laboratórios contratados nos próximos dois meses. Para o Ministério da Saúde, a previsão coloca o Brasil no caminho para cumprir a meta de que toda população brasileira acima de 18 anos esteja vacinada com a primeira dose da vacina contra covid-19 em setembro.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Associação dos Diários do Interior – PR

A coluna “Pelo Paraná” é de responsabilidade da ADI-PR (Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná) Veja mais mais conteúdo do autor.

Associação dos Diários do Interior – PR tem 5 posts e contando. Ver todos os posts de Associação dos Diários do Interior – PR

error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do H2FOZ.