Secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), Márcio Nunes, na inauguração do Centro de Atendimento à Fauna Silvestre em Cascavel. Foto: SEDEST

Blog pelo Paraná – Ranking da vacinação, Rede de proteção e Revitalização de presente

CAFS
O Governo do Paraná intensifica os cuidados com os animais silvestres vitimados na região de Cascavel, que conta agora com novo ambiente para atendimento médico veterinário. O Centro de Atendimento à Fauna Silvestre (CAFS) foi inaugurado oficialmente neste sábado (31) pelo secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), Márcio Nunes.

Em queda!
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirma que a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atendimento a pacientes com a Covid-19 é a menor em nove meses no Paraná. O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, destaca que a queda nas internações significa que menos pessoas estão adoecendo com gravidade, pelo vírus. “Isso só está sendo possível com a aceleração da vacinação contra a covid em todo o Estado, o mês de julho teve a melhor média de vacinação diária desde janeiro”.

Ranking da vacinação
O Paraná ultrapassou neste final de semana a marca de 8 milhões de doses aplicadas contra a Covid-19. De acordo com o Vacinômetro nacional, o Estado alcançou 69,5% da população adulta vacinada com ao menos uma aplicação e 26,5% já protegida contra as formas mais graves da doença. O Paraná é o quinto estado que mais vacinou em números absolutos (quantidade de doses aplicadas). Também é o terceiro que mais imunizou com a primeira dose a sua população.

Todos os bairros
O líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Hussein Bakri (PSD), anunciou quase seis milhões de reais em investimentos para União da Vitória. Entre eles, o investimento de 700 mil reais em obras de revitalização do Morro do Cristo. O prefeito de União da Vitória, Bachir Abbas, destaca que os investimentos atingirão todos os bairros do município. 

PR em Tóquio
A atleta de Guarapuava, Tatiane Raquel Silva, conseguiu neste sábado o recorde brasileiro nos 3.000m com obstáculos, com o tempo de 9m36s43, mas não se classificou para a final dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Ela terminou na sétima posição na série, e em 28º no geral. 

LDO 2022
A Secretaria Municipal da Fazenda de Ponta Grossa apresentou a proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2022, elaborada atendendo às indicações da população através de consulta popular. Foram mais de 7 mil sugestões este ano, elencando as áreas de saúde, educação e segurança como prioridades para investimento. Neste momento, a estimativa de receita para 2022 é de mais de R $1 bilhão.

UPA Metropolitana
Em reunião com as autoridades de Mandaguaçu e Ourizona, o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, anunciou a criação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Metropolitana. “Estamos à disposição para compor o projeto, pois sabemos o tamanho da dificuldade existente no atendimento de emergência e urgência para a população da região e também nos distritos maringaenses”, afirmou Ulisses Maia.

Regimento
A Câmara de Vereadores de Guaratuba terá um novo regimento interno para acompanhar mudanças nas leis e na política, com foco no incentivo para intensificar a participação da sociedade. Entre as proposições estão as sessões virtuais e a análise detalhada de cada um dos 227 artigos do regimento interno. Ao final, o grupo de trabalho vai apresentar uma proposta com o novo regimento para ser votado em plenário.

Rede de proteção
O diretor-executivo da Fundação para o Desenvolvimento da Rádio e Televisão Educativa e Cultural de Toledo (Funtec), Carlos Alberto Nascimento, esteve em Brasília para pedir apoio da União à “Rede de Proteção ao Educando”. O programa, de iniciativa municipal, visa gerar informações para a formulação de políticas públicas em educação, saúde e assistência social voltadas aos atores da comunidade escolar (alunos, pais e professores).

Rede de proteção II
Carlos Alberto informou que estará em Curitiba, na próxima quinta-feira, 5, para tratar sobre a Funtec com o secretário de Estado da Educação, Renato Feder. “Estamos conversando com instâncias dos governos federal e estadual não somente para buscar apoio financeiro e estrutural, mas também no sentido de firmar convênios com órgãos que são afins aos objetivos da ‘Rede de Proteção ao Educando’, programa que queremos lançar oficialmente no fim de agosto”, disse.

Revitalização de presente
O Mercado Municipal de Curitiba completou 63 anos, como presente, o município prepara uma grande revitalização da região, com direito a um boulevard com paisagismo, passeio e mesas externas e outras intervenções urbanas que fazem parte do projeto Caminhar Melhor. O Mercado Municipal recebe, anualmente, 3,3 milhões de pessoas em busca de hortifrutigranjeiros, cereais, carnes, peixes, especiarias e pratos de todas as partes do mundo.

Mais frio
Os meteorologistas prevêem que o frio continuará ao longo do mês de agosto, que iniciou neste domingo. Segundo a Somar Meteorologia, mais uma nova onda de frio no início deste mês ficará restrita aos três estados do sul do país. Ainda há previsão de um “veranico” na terceira semana do mês, com temperaturas próximas dos 30°C. Após o calor, está prevista chuva e em seguida a volta do frio. Tudo isso antes da chegada de setembro.

1º depoente
O reverendo Amilton Gomes de Paula será o primeiro depoente a comparecer à CPI da Pandemia após o recesso parlamentar. A oitiva está agendada para esta terça-feira (3) a partir das 9h. Amilton é apontado por representantes da Davati Medical Supply como um “intermediador” entre o governo federal e empresas que ofertam vacinas.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

Associação dos Diários do Interior – PR

A coluna “Pelo Paraná” é de responsabilidade da ADI-PR (Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná) Veja mais mais conteúdo do autor.

Associação dos Diários do Interior – PR tem 5 posts e contando. Ver todos os posts de Associação dos Diários do Interior – PR