Blog pelo Paraná – Reinvente cidade, Sem laranjal, Novas propostas, Nova concessão, Código de Trânsito, CNH e Segundo turno

Reinvente cidade
O Programa Reinvente sua Cidade – da Crise à Oportunidade foi lançado pelo vice-governador Darci Piana. A ação que integra o pacote de iniciativas que visam a retomada econômica do Paraná. Equipes técnicas de 151 municípios acompanharam a cerimônia online. 

Objetivo
O programa Reinvente Sua Cidade é uma iniciativa do Sebrae. O objetivo é proporcionar aos municípios ações de fortalecimento e disseminação de políticas públicas através do trabalho em rede, entre entidades e demais forças do setor produtivo. “A preocupação está voltada para a geração de emprego, renda e oportunidades”, disse Piana.

Sem laranjal
A OAB do Paraná lançou a Cartilha Participação das Mulheres na Política: seja um fiscal do povo. O foco é combater as candidaturas “laranjas”, que utilizam pessoas que recebem os recursos e os repassam por meios ilícitos a outros candidatos, prejudicando a efetiva participação feminina.

Pardal
A justiça eleitoral vai apresentar neste sábado, 26, o aplicativo Pardal para recebimento de denúncias sobre irregularidades em campanhas eleitorais. O aplicativo existe há seis anos e neste tempo foi aprimorado para as eleições de novembro.

Registro
Sábado, 26, será o prazo final para o registro de candidaturas às eleições de novembro. Segundo o presidente do TRE-PR, Tito Campos de Paula, a expectativa é um aumento de 100% nos 30 mil registros de candidaturas realizados em 2016. Até o momento, foram realizados pouco mais de cinco mil registros.

Novas propostas
A deputada Christiane Yared é candidata a prefeita de Curitiba pelo PL. Embora sua atuação seja bastante focada na questão do trânsito o tema não deve dominar a agenda de campanha. Ao lado da empresária Jilcy Rink, a deputada afirma que sua atenção estará voltada para as políticas de educação, saúde e infraestrutura.

Nova concessão
O governo federal está prestes a realizar audiências públicas para divulgar como será feita a concessão à iniciativa privada de 4.300 km de rodovias paranaenses pelos próximos 30 anos. O chamado modelo híbrido de pedágio está entre uma das opções e tem sido alvo de críticas dos deputados estaduais e federais.

Manifesto
No modelo híbrido, vence o leilão a empresa ou consórcio que oferecer o maior valor de outorga (pagamento) ao governo, além de um desconto pré-determinado na tarifa. A bancada de deputados federais e senadores pelo Paraná assinou um manifesto contra o modelo híbrido e em favor do leilão pela tarifa mais baixa. 

Suspenso
O tribunal de Justiça suspendeu a determinação que obrigação das escolas e universidades particulares de Londrina de oferecer descontos nas mensalidades. O desembargador Renato Lopes apontou na decisão que redução no valor das mensalidades pode inviabilizar as instituições que também foram atingidas pela crise econômica. “As instituições também foram atingidas pela crise econômica com perda significativa da receita por conta de inadimplência e evasão de alunos”.

Código de Trânsito
A  alteração no Código de Trânsito Brasileiro foi aprovada pela Câmara dos Deputados. O texto segue para sanção do presidente Jair Bolsonaro. Se sancionada e mantida a integralidade do texto aprovado pelo Congresso, todas as mudanças feitas pelo projeto valerão depois de 180 dias da publicação da futura lei.

CNH
Além do aumento na validade da CNH para dez anos para condutores com menos de 50 anos de idade, a proposta torna todas as multas leves e médias puníveis apenas com advertência, caso o condutor não seja reincidente na mesma infração nos últimos 12 meses. O projeto cria o Registro Nacional Positivo de Condutores, uma espécie de listagem de bons condutores.

Segundo turno
Cinco municípios do Paraná podem ter segundo turno nas eleições de novembro: Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Ponta Grossa. O segundo turno previsto para dia 22 de novembro se aplica em casos que nenhum dos candidatos consiga, no primeiro turno (15 de novembro), mais da metade dos votos válidos. Condição válida para cidades mais de 200 mil eleitores. 

Empréstimo
Pesquisa do IBGE revelou que 236 mil paranaenses precisaram fazer algum tipo de empréstimo entre março e julho de 2020, em meio a dificuldades financeiras por causa da pandemia. Entre as pessoas que fizeram empréstimo, pelo menos uma a cada quatro conseguiu dinheiro de um parente ou de um amigo.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.
 

error: O conteúdo é de exclusividade do H2Foz.