Blog pelo Paraná – Reposição salarial, Reconhecimento público e Educação de qualidade

O deputado Hussein Bakri (PSD) anunciou uma reposição salarial aos servidores públicos estaduais. Foto: Assessoria

Reposição salarial
O deputado Hussein Bakri (PSD) anunciou que será enviado à Assembleia Legislativa o Projeto de Lei que prevê a reposição salarial aos servidores públicos estaduais. Segundo o parlamentar, o índice de reajuste está sendo estudado pela Secretaria de Fazenda e valerá para o início de 2022. “A intenção do governador é destravar as progressões e promoções relativas a 2021, bem como o PDE (Programa de Desenvolvimento Educacional) dos professores. Estamos tratando com o FES (Fórum das Entidades Sindicais do Paraná) sobre a data-base, ainda não sei o índice, mas o reajuste será sim oferecido aos servidores”, ressaltou.

Nova sede
O governador Ratinho Junior e o chefe da Casa Civil, Guto Silva, participaram da inauguração da nova sede da Associação Comercial e Empresarial de Maringá – ACIM. “A entidade tem um papel importante no desenvolvimento do município e da região. Além de contribuir muito para a economia do nosso Estado. Pensando no Paraná do futuro, com planejamento e diálogo entre o poder público e a iniciativa privada, setores do poder produtivo”, disse Guto. A inauguração contou com apresentação da Orquestra Filarmônica da Unicesumar.

Reconhecimento público
O secretário de Justiça, Família e Trabalho do Paraná, Ney Leprevost, comemorou o reconhecimento público, feito pelo Ministério da Cidadania, ao Programa Criança Feliz Paraná como um dos melhores do país na atuação junto à primeira infância. “Na nossa gestão a criança é prioridade. Este reconhecimento nacional nos impulsiona a trabalhar cada vez mais”, disse.

Na expectativa
O ex-juiz federal e ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro decidiu adiar para novembro qualquer decisão sobre seu futuro. O ex-ministro está no Brasil e vem mantendo reuniões com empresários e políticos. Participou de encontros com os senadores Oriovisto Guimarães, Álvaro Dias, Flávio Arns e a presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu. A legenda encomendou pesquisa qualitativa sobre a imagem de Moro, Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro. O ex-juiz da Lava Jato contaria hoje com a simpatia de 31% do eleitorado, enquanto seria rejeitado por 28%. Outros 41% se declararam neutros.

Volta à casa
A deputada Maria Victoria, do Progressistas, a mais jovem da bancada feminina na Assembleia Legislativa e a primeira a ser mãe durante o mandato, retornou esta semana ao trabalho no parlamento estadual, após a licença-maternidade pelo nascimento da segunda filha, Maria Valentina. O deputado Elio Rush (DEM), que a substituiu neste período, continuará na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Desta vez na função de ouvidor-geral.

Educação de qualidade
A cidade de União da Vitória lidera o ranking paranaense de qualidade de educação, e em 11º na região Sul em 22º lugar no ranking nacional de cidades entre 50 e 100 mil habitantes. As escolas da cidade têm bons indicadores desde as notas no Ideb e médias do Enem, exame que contribui de forma significativa o acesso às universidades públicas. O ex-prefeito Santin Roveda disse que o primeiro lugar da educação de União da Vitória no ranking das smart cities é resultado da atenção prioritária na execução do orçamento público. “Investimentos feitos no programa União em Transformação e a garantia de condições de trabalho aos trabalhadores da educação garantiu esse patamar”, disse.

Vacinação
O secretário estadual de Saúde do Paraná, Beto Preto, disse que a vacinação contra a Covid-19 dos adolescentes com comorbidades, entre 12 e 17 anos, deve ser concluída em cerca de 40 dias no estado. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, o público geral dos adolescentes deve ser vacinado, com a primeira dose, até o fim do ano. A Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) estima que o Paraná possui cerca de 950 mil adolescentes, cerca de 10% do total possui alguma comorbidade.

Ciclo completo
Mais de 5 milhões de paranaenses já completaram seu ciclo vacinal e estão completamente imunizados contra a Covid-19. O novo marco foi alcançado nesta terça-feira (28). Entre todos os que já iniciaram a imunização, o Paraná soma 95,97% da população acima de 18 anos. Curitiba lidera a vacinação de segundas doses e doses únicas em números absolutos, com 908.265 vacinas aplicadas. Na sequência, estão Londrina (247.178), Maringá (243.880), Cascavel (153.404), Ponta Grossa (125.424), São José dos Pinhais (121.616), Foz do Iguaçu (111.305), Colombo (91.779), Paranaguá (82.102) e Guarapuava (70.436).

Legenda decenária
O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, gravou vídeo comemorando os 10 anos criação da nova legenda do partido. Ele relembrou os principais momentos do processo de criação e destacou que o PSD é “um partido que respira democracia. A sensação é de que tudo valeu a pena. hoje o partido é um sucesso”. Kassab lembra que a trajetória que levou o PSD a se consolidar como um dos maiores do Brasil teve a participação de milhares de pessoas que acreditaram na proposta, na qual a sigla desenvolveu uma profunda sinergia com a sociedade brasileira. O presidente destaca que “a legenda possui muitas perspectivas, o que inclui a candidatura própria à Presidência da República em 2022”.

Janela partidária
Levantamento da Câmara dos Deputados mostra que 36 deputados federais que já trocaram de legenda nesta legislatura, ou seja, desde 2019. A próxima na lista deve ser a deputada Luisa Canziani (PR), que aguarda decisão do TSE para deixar o PTB. Ela deve se filiar ao PSD. Segundo o TSE, fora do período da janela partidária, existem algumas situações que permitem a mudança de legenda com base na saída por justa causa. São elas: criação de uma sigla; fim ou fusão do partido; desvio do programa partidário ou grave discriminação pessoal.

Fusão milionária
A fusão entre os partidos PSL e DEM, prevista para ser concluída no mês de outubro, tem o potencial de turbinar o acesso das duas legendas aos fundos públicos que financiam a atividade política. Considerando o tamanho dos dois partidos e somada às fatias a que cada uma das legendas tem direito nos fundos eleitoral e partidário, ao todo estima-se um total de R$ 458 milhões.

Fusão milionária II
Com a fusão são esperadas baixas, com uma provável debandada inicial de descontentes. O presidente do Democratas, ACM Neto, um dos principais promotores da fusão, admite que haverá desfiliações. A fusão abre uma “janela” jurídica que permite a troca de partido sem a perda do mandato. Neto sustenta que o projeto principal da nova agremiação é o lançamento de candidatura própria à Presidência e a governos estaduais em 2022, além da formação de bancadas numerosas no Legislativo.

Coluna publicada simultaneamente em 22 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.Blog pelo Paraná –

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

Associação dos Diários do Interior – PR

A coluna “Pelo Paraná” é de responsabilidade da ADI-PR (Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná) Veja mais mais conteúdo do autor.

Associação dos Diários do Interior – PR tem 5 posts e contando. Ver todos os posts de Associação dos Diários do Interior – PR

error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do H2FOZ.