“Sou favorável à criação da CPI da Covid-19, para ajudar a encontrar solução para todos os brasileiros, do senador Oriovisto Guimarães (Pode-PR). Foto: crédito/assessoria

Blog pelo Paraná – Sem impeachment, Hospital de campanha e Barreira sanitária

Sem impeachment
“O nosso país não aguenta um impeachment neste momento. Sou favorável à criação da CPI da Covid-19, para ajudar a encontrar solução para todos os brasileiros. Temos que nos unir para enfrentar essa pandemia. O Brasil não precisa de mais confusão. Temos que trabalhar juntos. O Brasil precisa enfrentar a crise gerada pelo Coronavírus” – do senador Oriovisto Guimarães (Pode-PR).

Na área
O governador Ratinho Junior e o secretário Noberto Ortigara (Agricultura) vão participar das pré-assembleias da Ocepar na semana que vem. Nas reuniões, além da prestação de contas de 2020, terá a apresentação do Plano Paraná Cooperativo 200. O objetivo é preparar as cooperativas para que alcancem R$ 200 bilhões de faturamento nos próximos anos. As pré-assembleias são preparatórias para a assembleia geral da Ocepar em 5 de abril.

Hospital de campanha
O deputado Paulo Martins (PSC) apresentou ao Ministério da Saúde pedido para a construção de um hospital de campanha em Foz do Iguaçu. “Mesmo com o esforço da prefeitura, a cidade está prestes a entrar em colapso. Além da demanda local, há também a procura de atendimento por parte dos brasiguaios e de paraguaios que cruzam a fronteira. Dessa forma, o aumento de leitos no hospital municipal pode não ser suficiente”.

Subsídios
O Tribunal de Contas do Estado emitiu um total de dez recomendações às prefeituras de Maringá, Cascavel e Guarapuava para melhorar o serviço de transporte público, especialmente durante a pandemia. Maringá, por exemplo, recebeu seis recomendações. Entre as recomendações, a prefeitura deve encaminhar, no período de três meses, a definição de um subsídio para a concessionária do serviço.

Hospital
O prefeito de Ortigueira, Ary Mattos (DEM), confirmou que as obras do novo hospital municipal devem iniciar ainda neste ano. A prefeitura busca um terreno com maior facilidade de acesso, que seja próximo à BR-376. “Depois da definição do terreno, vamos viabilizar o início da construção, ainda sem data definida. A proposta é que o hospital tenha salas de urgência e emergência, além de um centro cirúrgico”.

Posse
O vereador de Carlópolis, João Aparecido de Camargo, o Hulk (PV), preso em outubro do ano passado – de acordo com o Ministério Público, acusado de envolvimento em esquema do SUS – ganhou liberdade e já tomou posse Hulk, 62 anos, foi denunciado pela prática reiterada de concussão e conforme o MP, foi investigado em duas operações A defesa do vereador entrou com pedido e conseguiu revogar a prisão.

Barreira sanitária
O prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro (PSD), reforçou ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, o pedido de controle sanitário na Ponte da Amizade, que liga o Brasil ao Paraguai. O sistema de saúde da cidade está à beira de um colapso. O número de casos e mortes por coronavírus não para de crescer e, a pequeno e médio prazo, não há um horizonte de achatamento da curva.

Respiradores
Uma mobilização de empresários paranaenses conseguiu, em menos de 24h, fazer a doação de dez respiradores para o Hospital de Clínicas de Curitiba. O hospital, com a estrutura sobrecarregada em função do aumento na procura por leitos para pacientes-covid anunciou a necessidade de ampliar o número de leitos para atendimento. “Foi algo muito rápido. Depois de tomar conhecimento, doei dois respiradores e divulguei para colegas empresários e sócios do Grupo Positivo”, afirma Lucas Guimarães, presidente da Positivo Educacional.

Mais hospitais
Após a mobilização em prol do HC, os empresários vão se reunir novamente para avaliar quais hospitais estão precisando de recursos e desenvolver uma campanha mais ampla de arrecadação emergencial. “Estamos muito felizes por ajudar.N ão podemos deixar Curitiba repetir o que aconteceu em Manaus. Juntos, podemos equipar a cidade com mais leitos de UTI e ajudar a salvar vidas”, completa Guimarães.

Eleição
As eleições, com apenas uma chapa inscrita, para a escolha da direção da Confederação Nacional de Municípios (CNM) ocorrem na próxima quinta-feira, 11. A votação será por meio eletrônico, no endereço https://www.eleicoescnm2021.com.br. A nova diretoria vai comandar a CNM de 2021 a 2024.

Perfil
A presença de crianças com até três anos de idade nos domicílios tem relação com a menor inserção ocupacional das mulheres. O nível de ocupação é menor entre as mulheres de 25 a 49 anos que vivem em lares com crianças nessa faixa etária. Entre elas, o nível de ocupação é de 54,6%, enquanto a das que vivem em casas onde não há essa presença é de 67,2%. Os dados são do IBGE.

Apoio
O Tribunal de Contas da União lançou o Programa de Apoio à Gestão Municipal Responsável dirigido aos gestores públicos municipais, com a apresentação das principais linhas de atuação do TCU nas políticas públicas descentralizadas. Os webinários (palestras online) para gestores municipais de todo o Brasil objetiva aproximar o TCU à realidade enfrentada pelos municípios na gestão pública e facilitar o acesso aos entendimentos e às publicações daquela corte de contas.

Turismo e aviação
Os setores de turismo e de aviação sofrem com a pandemia. As curvas de vendas de pacotes turísticos e de passagens aéreas despencaram desde a semana passada. A redução da oferta de voos já é de 20% nos voos domésticos quando se compara o que será ofertado a partir de amanhã com o fim de semana passado. O percentual de no-show, que é como as companhias aéreas denominam os passageiros que têm reservas mas não se apresentam para o embarque, praticamente dobrou da semana passada para cá. Em média era de 5% nas grandes empresas de voos domésticos e passou para 9%.

Ferrovia Norte-Sul
O presidente Jair Bolsonaro inaugurou em São Simão (GO) um trecho da ferrovia Norte-Sul — que se tornará a mais importante do país. São 170 km de trilhos entre a cidade goiana e a paulista Estrela D’Oeste. É o penúltimo trecho a ser inaugurado. Com as obras aceleradas pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, o último trecho, que vai até Anápolis (GO) será inaugurado até junho. A expectativa é que a ferrovia já faça a conexão do Sul e o Centro-oeste do país a Santos em julho.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Associação dos Diários do Interior – PR

A coluna “Pelo Paraná” é de responsabilidade da ADI-PR (Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná) Veja mais mais conteúdo do autor.

Associação dos Diários do Interior – PR tem 5 posts e contando. Ver todos os posts de Associação dos Diários do Interior – PR