Blog pelo Paraná – Trabalho temporário, Invasão Hacker, Crise hídrica, Biometria nos cartórios, Canteiro de obras e Cabine da Informação

Nossa Gente
Programa Nossa Gente, parceria da Cohapar e a Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, atende 37 municípios de diferentes regiões do Estado. São 1.454 unidades habitacionais, com investimento de R$ 104 milhões. “Uma casa nova significa qualidade de vida, novas possibilidades de projeção do futuro, autoestima. É um pacote completo para garantir bem-estar aos paranaenses, afirma o Secretário Ney Leprevost”.

Trabalho temporário
De acordo com a Fecomércio, a contratação de trabalhadores temporários será maior esse ano. Para recompor o quadro funcional reduzido durante a pandemia, 25,5% das empresas do setor terciário paranaense pretendem contratar temporários neste fim de ano. Em 2019 esse percentual era de apenas 8,9%. Em decorrência das vagas perdidas durante a pandemia, as chances desses temporários se tornarem efetivos também devem ser superiores.

Em recuperação
As micro e pequenas empresas foi o segmento que mais demitiu durante a crise da pandemia de covid-19 no Brasil, fechando pouco mais de 1 milhão de postos de trabalho, contra aproximadamente 605 mil das médias e grandes empresas. No entanto, nos meses de julho, agosto e setembro geraram 443 mil empregos, mostrando um elevado potencial recuperação do segmento.

Nova Unidade
Sesc e Senac assinaram o contrato para início da execução da obra da Unidade Integrada em Irati. A nova unidade terá uma área total construída: 4.688m², com prazo de execução da obra de 18 meses. “Levaremos uma bela estrutura para que alunos do Senac e usuários do Sesc possam ter mais conforto nos atendimentos, fazendo jus à qualidade dos serviços prestados pelas duas casas”, afirmou Darci Piana, vice-governador.

Invasão Hacker
Os sistemas do Superior Tribunal de Justiça (STJ) foram alvo de uma invasão hacker, informou a presidência da Corte, acrescentando ter acionado a Polícia Federal (PF) para investigar a ocorrência. O ataque causou a interrupção de diversos julgamentos que ocorriam simultaneamente, por videoconferência, nas seis turmas do STJ. “Todas as sessões de julgamento, virtuais e/ou por videoconferência, estão suspensas ou canceladas até restabelecida a segurança do tráfego de dados nos nossos sistemas”, informou o tribunal.

Crise hídrica
Além de afetar o abastecimento direto de água à população, a maior estiagem dos últimos cem anos também atingiu em cheio a agricultura do Paraná. “Eu acredito que nunca enfrentamos uma crise acumulativa tão profunda assim. Isso, por exemplo, atrasou o plantio de sementes para a safra de 2021, porque ela não encontrou um ambiente favorável para germinar”, alertou o secretário da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara.

Universalização do saneamento
O acesso ao saneamento básico é um dos principais desafios que os novos prefeitos deverão encarar a partir de 1º de janeiro de 2021 para melhorar as condições de moradia, a prevenção da saúde e o desenvolvimento sustentável dos municípios. De acordo com a síntese de indicadores sociais do IBGE, 37 de cada 100 brasileiros residem em domicílio onde falta ao menos um dos serviços de saneamento. As mudanças estabelecidas na legislação do saneamento básico preveem a universalização desses serviços até 2033.

Adulterações
Levantamento feito pelo Departamento de Química da UFPR concluiu que parte do álcool em gel vendido no país não corresponde às informações do rótulo. De 100 amostras de vários lugares do país analisadas, cerca de 75 delas não continham 70% de álcool etílico em sua composição. Para ser eficaz, o produto deve conter entre 68% e 72% de álcool etílico na composição.

Biometria nos cartórios
O Paraná dá mais um passo para a implantação de um projeto pioneiro no Brasil. A proposta é que todas as assinaturas de reconhecimento de firma passem por um confronto da biometria, usando como base o banco de dados biométricos do Governo do Estado. “A leitura biométrica nos cartórios é de grande importância para a segurança jurídica, para evitar fraudes”, afirmou o presidente do Tribunal de Justiça, Adalberto Xisto Pereira.

Canteiro de obras
O diretor-geral brasileiro da Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, acompanhou, o andamento de algumas das obras financiadas pela empresa, em Foz do Iguaçu. O percurso incluiu as ciclovias, o Mercado Municipal, a pista do Aeroporto Internacional das Cataratas e a Ponte da Integração. “O que vimos foi muita empolgação e cuidado com os detalhes. Gente comprometida e que enxerga à frente e resolve possíveis problemas antes mesmo que surjam”, elogiou o diretor. Os investimentos nestas obras somam mais de R$ 1,2 bilhão.

Cabine da Informação
Em parceria com com a Urbs, a Escola Judiciária Eleitoral (EJE), do TRE-PR, lança neste mês de novembro o projeto “Cabina da Informação”. No total, foram disponibilizadas 185 televisões. “Com essa estrutura, poderemos levar conhecimentos sobre todo o processo eleitoral de maneira rápida, didática e objetiva para mais de 130 mil pessoas por dia”, explica o diretor-executivo da EJE e juiz membro da corte, Carlos Ritzmann.

Ensino plural
Ao ser questionado sobre as escolas cívico-militares pelos representantes da APP-Sindicato, o secretário da Educação do Paraná, Renato Feder, defendeu que as o modelo não configura uma ‘militarização’ do ensino e prontificou a garantir que os estudantes desses locais possam ter a pluralidade e liberdade de pensamento em sala de aula, independente da presença de militares de reserva no corpo direito das escolas.

Desoneração da folha
Os senadores paranaenses, Flávio Arns, Álvaro Dias e Oriovisto Guimarães, do Podemos, votaram pela derrubada do veto de Bolsonaro, pela desoneração da folha de pagamento . “A desoneração da folha de pagamento beneficia 17 setores econômicos e evitará o desemprego de mais de um milhão de trabalhadores. Em época de pandemia, preservar empregos é mais importante que nunca”, pontuou o senador Oriovisto Guimarães.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

error: O conteúdo é de exclusividade do H2Foz.