Blog pelo Paraná – Transparência pública, Café paranaense e Operação Páscoa

Ricardo Barros (PP) vai palestrar no 13º Spring Meetings da XP Investimentos. Foto: Gabriela Bilo.

Spring Meetings
O deputado federal Ricardo Barros (PP) vai palestrar no 13º Spring Meetings da XP Investimentos, que ocorrerá em Washington, nos dias 20 e 21, 22 de abril. Barros falará sobre marcos regulatórios e o ambiente político no país no dia 22. Em paralelo com o evento ocorrerá as reuniões do FMI e do Banco Mundial, com o objetivo de oferecer aos investidores a oportunidade de acompanhar de maneira mais detalhada o cenário político e econômico da América Latina.

Biomedicina
A pandemia colocou em evidência as profissões da área da saúde,  em especial a biomedicina. De acordo com o Conselho Regional de Biomedicina do Paraná, de cada dez diagnósticos clínicos relacionados à Covid-19 em 2021 no estado, nove passaram pelas mãos dos biomédicos. Foi um biomédico brasileira que realizou o primeiro sequenciamento do genoma do Coronavírus circulante na América Latina, apenas 48 horas após a confirmação do primeiro caso de Covid-19 no Brasil.

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

Valorização
O presidente do Conselho Regional de Biomedicina do Paraná – 6ª Região (CRBM6), Thiago Massuda, ressalta a importância da categoria. “Cerca de 4.500 biomédicos atuam no Estado. Esses profissionais ajudaram a entender como ocorre a disseminação do vírus, as suas mutações e, consequentemente, foram importantíssimos no desenvolvimento de testes de diagnósticos e de vacinas para a pandemia, que ainda não terminou”, destaca.

Transparência pública
O deputado estadual Paulo Litro (PSD) protocolou, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), o projeto de lei que visa instituir boas práticas de transparência em contratações públicas no Estado do Paraná. O texto estabelece que todas as contratações públicas, inclusive as que se fizerem por meio de dispensa de licitação, devem ser publicadas, além dos meios oficiais, em contas de mídia e rede social de responsabilidade do órgão contratante.

Café paranaense
Na semana em que se comemora o dia mundial do café o Norte Pioneiro tem muito do que se orgulhar. A produção cafeeira do Paraná, é destaque nos mercados mundo afora. O Norte Pioneiro tem o registro de indicação geográfica do Inpi (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) e uma produção de alta qualidade. São entre 5 mil a 7 mil propriedades de café – 62% se concentram no Norte Pioneiro em 15 associações de produtores.

Grão exportação
O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de café. Em 2021, a produção nacional atingiu 47 milhões de sacas de 60 quilos, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento – Conab. A Alemanha e os Estados Unidos são os maiores compradores do café produzido por aqui. São mais de 20 milhões de sacas por ano, cada um.

Operação Páscoa
O Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) iniciou a Operação Páscoa, com reforço de fiscalização nas estradas estaduais. Com o feriado prolongado, o fluxo de veículos em toda a malha viária do Estado deve aumentar e, até o próximo domingo (17), os policiais intensificarão a segurança dos viajantes com mais policiamento e fiscalização.

Indústria 4.0
O Núcleo de Acesso ao Crédito do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (NAC) promove na próxima segunda-feira, 18 de abril, às 16 horas, o webinar – BNDES Crédito Serviços 4.0. O evento vai apresentar as linhas de crédito vigentes que permitem financiar projetos ligados à Indústria 4.0. A programação inclui ainda a explicação sobre o conceito de Indústria 4.0 e a apresentação de experiências bem-sucedidas nessa área pelo Senai/PR.

#EuVoto!
A Escola Judiciária Eleitoral do Paraná lançou nesta semana a campanha “Chegou a hora #EuVoto!” para incentivar o alistamento eleitoral de jovens entre 16 e 17 anos. Simultaneamente, o TRE está visitando colégios estaduais de Curitiba, para tirar o título dos estudantes. A ideia é que ações como essa aconteçam em todo o estado, por iniciativa das equipes das zonas eleitorais.

Internet Brasil
Está previsto para segunda-feira (18), a análise da Medida Provisória (MP) 1077/21, que cria o Programa Internet Brasil para promover o acesso gratuito à internet em banda larga móvel aos alunos da educação básica da rede pública de ensino pertencentes a famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Esse acesso deverá ser garantido pela distribuição de chip, pacote de dados ou dispositivo de acesso aos alunos, principalmente celulares.

 Aprovado!
O Diretório Nacional do PT aprovou o nome de Geraldo Alckmin  como vice do ex-presidente Lula na chapa presidencial. Foram 68 votos favoráveis ao nome do ex-governador e dezesseis contra. Os nomes agora precisam ser oficializados nas convenções nacionais das duas siglas, que devem ocorrer em junho. A reunião também aprovou a federação partidária com PCdoB e PV.

Juventude eleitoral
A eleição deste ano tende a ser uma das mais duras e acirradas da história. Por isso, os líderes das pesquisas, Lula e Bolsonaro, já disputam o apoio de nichos específicos do eleitorado, como os evangélicos e os mais pobres. A briga mais recente é pela preferência dos eleitores de 16 a 24 anos, faixa que corresponde a 17% da população e reúne 29 milhões de pessoas. Até o momento, o petista lidera com folga neste segmento, mas seus adversários farão de tudo para tentar atrair a juventude.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Associação dos Diários do Interior – PR

A coluna “Pelo Paraná” é de responsabilidade da ADI-PR (Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná) Veja mais mais conteúdo do autor.