Blog pelo Paraná – Uso de máscara, Bairro inteligente e Parceria internacional

Secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, reiterou que o uso de máscara segue obrigatório no Paraná. Foto: Gilson Abreu

Uso de máscara
O secretário de Saúde do Paraná,  Beto Preto, ressaltou que, apesar das flexibilizações de algumas medidas sanitárias, o uso de máscara segue obrigatório no Paraná. Ele alertou que os avanços foram necessários e conscientes da situação atual, porém a pandemia ainda não está controlada. Beto Preto disse que a flexibilização do uso de máscara poderá ser revista no futuro, desde que os números continuem caindo. “Neste momento a orientação que a gente passa é de manutenção das medidas não farmacológicas. Foco na vacina, uso de máscara, lavagem das mãos, uso do álcool em gel”, diz.

Eleições OAB
A OAB do Paraná vai escolher a nova cúpula da entidade no estado a partir de uma votação on-line. O modelo é piloto e também será testado nos outros dois estados da Região Sul: Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A advocacia paranaense deverá escolher entre duas chapas para presidir a Ordem dos Advogados nos próximos três anos: “XI de Agosto”, encabeçada por Cássio Telles, e “Algo Novo”, liderada por Marcelo Trindade de Almeida. As eleições da OAB-PR acontecerão no dia 22 de novembro. 

Parceria internacional
O Centro Universitário Internacional Uninter fechou uma parceria com o Futebol Clube do Porto, de Portugal, para desenvolver cursos de alta performance na área desportiva. Profissionais do FC Porto Football Sciences Institute serão os responsáveis por ministrar as aulas dos cursos desenvolvidos, que serão oferecidos no modelo de educação à distância já adotado pela Uninter. O primeiro curso resultante da parceria será a pós-graduação em Gestão Executiva no Futebol, cujo conteúdo começa a ser produzido nas próximas semanas para lançamento em 2022.

Bairro inteligente
O primeiro bairro inteligente público do país está sendo implantado em Foz do Iguaçu, por meio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, Itaipu Binacional, Parque Tecnológico Itaipu e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). A população da Vila A, de 11 mil habitantes, passa a ser a primeira a vivenciar tecnologias inovadoras de uma cidade inteligente, com a ideia de modificar a estrutura do local promovendo melhorias na qualidade de vida e no desenvolvimento. O início efetivo do programa, com as primeiras tecnologias sendo implantadas, aconteceu em julho deste ano. O marco inicial do projeto foi o decreto municipal que estabelece um comitê gestor para acompanhamento e aprovação para o início das propostas a serem implantadas.

Tá na hora
O senador Oriovisto Guimarães (Podemos) considerou fundamental que a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) se reúna para votar a indicação de André Mendonça para o Supremo Tribunal Federal, após uma demora de quase cem dias. Ele sugeriu que o presidente da CCJ, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), entregue temporariamente o comando da Comissão ao vice-presidente, senador Antonio Anastasia (PSD-MG), que, na sua opinião, tem neste momento as melhores condições para conduzi-la, pelas credenciais que possui.

Dengue no PR
O Paraná registrou aumento de 36 casos confirmados de dengue em uma semana e chegou a 337 desde agosto deste ano. Segundo a secretaria, há ainda 1.911 casos em investigação. Desde agosto, 249 municípios registraram notificações de dengue, que passaram de 6.736 para 7.356. A Sesa orienta a população para que adotem a principal medida de prevenção contra a doença, que é a eliminação dos pontos que podem acumular água, e posteriormente se transformar em criadouros do mosquito transmissor, o Aedes aegypti.

Censo demográfico
O IBGE retoma nesta quinta-feira (4) os testes para o Censo Demográfico de 2022. Em 27 localidades de todas as unidades federativas, recenseadores do instituto vão bater de porta em porta aplicando o mesmo questionário que será usado no censo do ano que vem. O Censo Demográfico traz informações gerais sobre a população e é extremamente importante e indispensável para calcular o número de pessoas que necessitam de doses de vacinas, para saber a quantidade de vagas necessárias em escolas, para destinar recursos aos municípios.

Fake news
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luís Roberto Barroso, reforçou a importância de o Brasil fortalecer os mecanismos de combate às fake news em meio à aproximação do período eleitoral. Segundo o ministro, a internet era percebida como um ambiente em que a desinformação pode ser propagada livremente, “mas há hoje um consenso de que é necessário promover alguma regulação”. Na avaliação de Barroso, as eleições de 2018 mudaram o padrão do cenário eleitoral no Brasil, ao retirar o protagonismo das propagandas políticas no rádio e na TV e ampliar o impacto das redes sociais e dos aplicativos de mensagens instantâneas.

Combate à violência
O Senado aprovou o Projeto de Lei que destina 5% do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), no mínimo, em ações de combate à violência contra a mulher. O PL presentado pela deputada Renata Abreu (Podemos-SP), inclui todas as ações previstas na Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006), dentre as iniciativas financiadas com os recursos do fundo, além da compra de itens para a modernização de unidades policiais, projetos de prevenção de delitos, capacitação de profissionais de segurança pública e serviço de recebimento de denúncias.

Combate à violência II
O texto aprovado também permite o financiamento de casas-abrigo, centros de atendimento, delegacias especializadas e campanhas educativas. O texto aprovado pelos senadores prevê ainda o estabelecimento de delegacia da mulher com funcionamento ininterrupto por Estados e Municípios com mais de 100 mil habitantes. E o registro imediato, em banco de dados específico, das medidas protetivas decretadas pela Justiça a favor de mulheres vítimas de violência.

Leilão 5G
O leilão do 5G, a nova geração de internet móvel, começou com a expectativa de abrir caminho para a entrada de novas empresas no mercado de telefonia móvel do país, avaliam especialistas em telecomunicações e representantes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Esse movimento se deu após a Oi ter vendido seu braço de telefonia móvel para uma aliança formada por Claro, TIM e Telefônica (dona da marca Vivo), o que levou à redução no número de empresas competindo neste mercado. A venda aconteceu em dezembro do ano passado e ainda está sob análise do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

Associação dos Diários do Interior – PR

A coluna “Pelo Paraná” é de responsabilidade da ADI-PR (Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná) Veja mais mais conteúdo do autor.

Associação dos Diários do Interior – PR tem 5 posts e contando. Ver todos os posts de Associação dos Diários do Interior – PR

error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do H2FOZ.