Paraná lidera ranking nacional de vacinação contra a Covid-19. Foto: crédito/AEN

Blog pelo Paraná – Vacinação, Comida Boa e Carnaval Cancelado

Vacinação
O Paraná é proporcionalmente o Estado que mais aplicou vacinas contra a Covid-19 no País. Enquanto o Paraná vacinou 158.780 pessoas, o Distrito Federal imunizou 76.424, o Espírito Santo 62.367 e o Rio Grande do Norte 52.261. “O Paraná está acostumado a vacinar, tem experiência. São 1.850 salas de imunização à disposição da população. Somos referência para o País”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Capital empreendedora
De acordo com estudo da Endeavor (organização de apoio a empreendedores), em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Curitiba é a 11ª cidade com melhor ambiente para empreender entre os 100 maiores municípios do país. A capital paranaense conseguiu a pontuação 7,40 (de 10) na média de um conjunto de fatores, que inclui ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora.

Pequenas negócios
O Paraná sustentou bons números de emprego em 2020 e lidera o ranking nacional como o estado que mais gerou empregos entre os pequenos negócios do Brasil, em números absolutos. Segundo levantamento do Sebrae, analisando os dados do Cadastro Geral de Empregos e Desempregos (Caged) do Ministério da Economia, foram 38.272 novas vagas em micro e pequenas empresas (MPE).

Comida Boa
O Cartão Comida Boa, auxílio de R$ 50,00 oferecido pelo governo do Paraná a famílias carentes para a compra de alimentos, passará a ser permanente. O governador Ratinho Júnior comunicou que vai manter o auxílio para alimentação a 210 mil famílias paranaenses em situação de extrema pobreza. “Vamos transformar em perene o projeto Cartão Comida Boa para as famílias de extrema pobreza. Serão atendidas aproximadamente 210 mil famílias, o que beneficia cerca de 1 milhão de pessoas”, declarou o governador.

Unificação
O líder do governo na Câmara dos Deputados, deputado federal Ricardo Barros (PP-PR), afirmou que o parecer sobre a reforma tributária deverá contemplar aspectos de todas as propostas em análise no Congresso Nacional. “O governo quer votar tudo, inclusive privatizações, porque não há razão nenhuma para não tramitar tudo junto”, disse o deputado.

Frente Agro
O deputado federal Sérgio Souza (MDB) assumiu a presidência da Frente Parlamentar da Agropecuária. A vice-presidência do colegiado será exercida pelo senador Zequinha Marinho (PSC-PA). “A missão da frente é proteger o setor que tanto gera empregos, renda, impostos e responde por 50%, de forma direta e indireta, do PIB desse País”, disse Sérgio Souza.

Espetáculo
O Senador paranaense Oriovisto Guimarães (Podemos), ressaltou que não haverá oposição à pessoa do presidente do Senado, mas, sim, a ideias e projetos. “Na política atual já não existem mais ideal, programas partidários, pensamento estratégico de longo prazo preocupado com o futuro do Brasil, de nossos filhos e netos. “hoje é muito triste ser Senador da República. O espetáculo é dantesco”, disse.

Cancelado
O governador Ratinho Júnior confirmou durante a abertura dos trabalhos do Legislativo Estadual, que o Paraná vai cancelar o ponto facultativo do Carnaval deste ano para todo o Poder Executivo. De acordo com o governador, o objetivo é desestimular viagens e eventos que possam causar aglomeração, comuns durante o período de Carnaval.

Sputnik V
A vacina russa, Sputnik V, apresentou eficácia de 91,6% contra casos sintomáticos da Covid-19. Esta vacina foi a escolhida pelo governador Ratinho Junior para que seja produzida no Instituto Tecnológico do Paraná (Tecpar). A produção deve iniciar após a entrega da documentação da vacina pelo laboratório russo à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

FuraFila
Vereadores da Câmara Municipal de Curitiba aprovaram o regime de urgência ao projeto de lei para punir quem tentar furar a fila da vacinação contra a covid-19 na capital. A nova proposta também quer punir políticos, que podem abusar do poder para poder receber o imunizante. “Responsabilizar a conduta dos agentes políticos, que devem dar o exemplo, com maior rigor que o cargo exige e merece”, explica o vereador Professor Euler, em texto de justificativa do projeto.

Variante
A Divisão de Vigilância Epidemiológica de Cascavel informou que investiga um caso suspeito da nova cepa do coronavírus. Trata-se de um venezuelano, que estava em Manaus, está internado e em isolamento no Hospital. Com isso, a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), publicou uma Nota Orientativa para prevenir a disseminação desta e de outras variantes da Covid-19.

Sessão Solene
O Congresso Nacional abriu nesta quarta-feira (3), o ano legislativo, em sessão solene. A sessão foi comandada pelo novo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) e ao seu lado estará o novo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). O início da sessão foi marcado pela leitura da mensagem enviada pelo Poder Executivo ao Legislativo.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Associação dos Diários do Interior – PR

A coluna “Pelo Paraná” é de responsabilidade da ADI-PR (Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná) Veja mais mais conteúdo do autor.

Associação dos Diários do Interior – PR tem 5 posts e contando. Ver todos os posts de Associação dos Diários do Interior – PR