Blog pelo Paraná – Voto Jovem, Tempo de mudança e Nova Ferroeste

Justiça Eleitoral aposta na plataforma do Tik Tok para engajar os jovens na política. Foto: divulgação

Voto Jovem
A Justiça Eleitoral vem buscando engajar os jovens na política, bem como incentivar o Voto Jovem, garantindo a esta faixa etária o exercício da cidadania. Dentre estas ações, vêm utilizando as redes sociais, e no Paraná, desde o mês de outubro de 2020,  a plataforma do Tik Tok para fazer esta interação. Atualmente, a página da corte estadual conta com quase 65 mil seguidores, com mais de 17 milhões de visualizações.

Aptos a votar
O Paraná tem hoje cerca de 44 mil jovens, entre 16 e 17 anos, aptos a votar nas eleições de outubro. O voto nessa faixa etária não é obrigatório. A estimativa do IBGE aponta que o Paraná tem 615.224 adolescentes entre 16 e 17 anos. Podem tirar o título já aos 15 anos, desde que completem 16 até o dia da eleição (2 de outubro) e façam o título até o fechamento do cadastro (4 de maio).

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

Segurança jurídica
O Supremo Tribunal Federal assegura segurança jurídica para as Assembleias Legislativas.  O plenário virtual do Supremo Tribunal Federal (STF) dirimiu a última dúvida que restava sobre a nova jurisprudência que fixou o limite de uma só recondução a cargos em mesas diretoras de legislativos estaduais. A  decisão elimina as dúvidas apresentadas por atores sociopolíticos sobre o afastamento do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep).

Efeitos
Os argumentos apresentados na época eram de que ele já vinha se reelegendo para a mesa e, por isso, teria esgotado a única possibilidade assegurada pela nova jurisprudência. O efeito prático da decisão do STF, no entanto, foi evitar nova crise institucional a partir de 2023, quando começarem as novas legislaturas. Apesar de tomada no caso do Paraná, a decisão orientará as normas em todas as unidades federadas e evitará o ingresso de novas ações sobre o mesmo tema no STF.

Nova Ferroeste
A Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) está organizando uma reunião, em sua sede, sobre o ramal entre Cascavel e Chapecó (SC), da Nova Ferroeste. deve ocorrer durante o mês de abril, mas, ainda sem data confirmada, pois depende da conclusão de um último estudo que está em andamento. E, a ideia é mobilizar lideranças da região e também do oeste catarinense, para, juntos, concretizar esse sonho de longa data.

Nova Ferroeste II
O presidente da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) e prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana, ressalta que “esse ramal irá alavancar, sobremaneira, a economia tanto do sudoeste do Paraná como do oeste de Santa Catarina. Pois, irá atender à demanda de suinocultores, avicultores, bovinocultores, agroindústrias e produtores de grãos, facilitando a exportação de gêneros e produtos da nossa região via porto de Paranaguá”.

No auge
O Porto de Paranaguá completou 87 anos nesta quinta-feira (17) com foco na atração de investimentos. O porto se consolida como o mais eficiente do Brasil e se prepara para continuar na vanguarda da atividade portuária. “Paranaguá é referência nacional em gestão portuária, sendo premiado nacionalmente e servindo de exemplo até mesmo em eventos internacionais”, destacou o governador Ratinho Junior.

Festa de Peão
Começou nesta quinta-feira (17) a 3ª Festa de Peão de Boiadeiro, em alusão ao aniversário de 318 anos do município de Castro. O Rodeio, que será realizado no Parque Dario Macedo, vai até domingo (20). Para acessar o rodeio é preciso apresentar o ingresso e Carteira de Vacinação com a segunda dose para adultos e primeira dose para crianças de 5 a 11 anos. O evento vai ofertar provas de tambor, team roping, rodeio em touros, rodeio em carneiros, além de praça de alimentação, parque infantil e shows sertanejos.

Novos rumos
O deputado estadual Tercilio Turini, há mais de uma década no Cidadania, pode deixar o partido na janela de transição. Há quem diga que ele deve fechar uma Federação com o PSDB – partido do qual se desfiliou para ingressar na sigla atual. O caminho a ser seguido pode ser o PSD e o MDB.

Novo milionário
O prêmio máximo do Nota Paraná, programa vinculado à Secretaria da Fazenda do Paraná, foi entregue ao analista fiscal William. P. M. O novo milionário mora São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Para participar dos sorteiros basta se cadastrar no site notaparana.pr.gov.br, aderir ao regulamento e nas compras optar por CPF na nota.

Vice-presidente
Três meses após deixar o PSDB, o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin anunciou que vai se filiar ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). O ato de filiação será realizado nesta quarta-feira (23), em Brasília, na sede do partido. No mesmo ato vai ser anunciada a indicação de Alckmin como candidato a vice-presidente da República na chapa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Tempo de mudança
Ao anunciar a filiação, o ex-governador escreveu: “O tempo da mudança chegou. Depois de conversar muito e ouvir muito, eu decidi caminhar com o Partido Socialista Brasileiro. O momento exige grandeza política, espírito público e união. A  política precisa enxergar as pessoas. Nosso trabalho para ajudar a construir um país mais justo e pronto para o enfrentamento dos desafios que estão postos está só começando.”

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Associação dos Diários do Interior – PR

A coluna “Pelo Paraná” é de responsabilidade da ADI-PR (Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná) Veja mais mais conteúdo do autor.