Blog pelo Paraná – “Voz do Iguaçu”, Bolsonaro no PR e Voos diretos

Deputada federal Luísa Canziani em apoio aos municípios lindeiros ao Parque Nacional do Iguaçu. Foto: Vinicius Loures

“Voz do Iguaçu”   
A deputada federal Luísa Canziani destacou a importância de dar voz e fazer justiça aos municípios lindeiros ao Parque Nacional do Iguaçu. Batizada de “Voz do Iguaçu”, o poder público local e a sociedade civil organizada pretende chamar atenção para os direitos desses municípios. Uma iniciativa fundamental, uma vez que encontra-se em andamento no Tribunal de Contas da União o novo edital de concessão do Parque do Iguaçu. “O edital deve prever benefícios à população, que podem ser revertidos em infraestrutura nos municípios, instalação de brigadas de combate a incêndios, programas de preservação de nascentes, melhorias nas rodovias e na construção de hospitais e escolas”, disse.

COP26
O vice-governador Darci Piana pleiteou a participação do Paraná na comitiva brasileira que estará na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2021 (COP26). A solicitação foi realizada durante reunião realizada no Itamaraty, em Brasília, com o secretário de Assuntos de Soberania Nacional e Cidadania do Ministério de Relações Exteriores, Paulino Franco de Carvalho Neto. “O Paraná é um grande exemplo no desenvolvimento sustentável, aliando o crescimento da economia com a preservação do meio ambiente. Estar presente na COP26 seria uma grande oportunidade de mostrar nossas ações para o mundo”, afirmou o vice-governador.

Parcerias comerciais
O vice-governador também se encontrou com o embaixador da Índia, Suresh Reddy, para estreitar parcerias comerciais do país com o Paraná. Na reunião, Piana apresentou o panorama paranaense econômico atual, com alta na geração de empregos e crescimento nos setores de indústria e comércio. “A ideia foi apresentar o Paraná e entender o que é o mercado da Índia, que nos próximos cinco a dez anos vai chegar perto do mercado da China. Por isso queremos aproximar o mercado paranaense do indiano”, explicou o diretor-presidente da Investe Paraná, Eduardo Bekin, que acompanhou a reunião.

Bolsonaro no PR
O Palácio do Planalto confirmou a visita do presidente Jair Bolsonaro ao Paraná. Bolsonaro estará no estado em três datas, no dia 24 (sexta-feira), por volta das 14h, inaugura sistema de abastecimento de água de Ponta Grossa e às 16h, em Castro, entrega títulos do Incra e anuncia investimentos da Conab. O presidente participa ainda de jantar com empresários e lideranças da região.

Bolsonaro no PR II
No dia 25 (sábado), Bolsonaro participa pela manhã de um passeio de moto entre Piraí do Sul e Ponta Grossa. A distância entre as duas cidades é de 73 quilômetros pela PR-151. Por esta rota, o passeio será de uma hora. Na próxima semana, dia 1º de outubro (sexta-feira), à tarde, o presidente entrega a ampliação do aeroporto Silvio Name Junior em Maringá, um investimento de R$ 81,5 milhões.

Voos diretos
A Companhia Aérea Latam informou que irá oferecer voos diretos de Curitiba para seis novos destinos a partir de 2022. A companhia fará a ligação sem escalas entre a capital paranaense e Porto Alegre, Belo Horizonte (Aeroporto de Confins) e Fortaleza e as cidades do interior do Paraná como Foz do Iguaçu, Londrina e Maringá a partir do primeiro trimestre do ano que vem. Com esse movimento, a Latam chega a dez ligações diretas com origem ou destino em Curitiba – anteriormente eram apenas três: Curitiba-Guarulhos, Curitiba-Congonhas e Curitiba-Brasília. Para chegar a outras localidades, o passageiro precisava amargar o tempo de escala.

Vestibular UEL
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) abre nesta segunda-feira (20) as inscrições para o Vestibular 2022, que será realizado, excepcionalmente, em fase única, no dia 6 de março. Serão ofertadas 3.125 vagas em 52 cursos de graduação presenciais. As inscrições custam R$ 140,00 e podem ser feitas no portal da Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS) até o dia 3 de novembro. Os estudantes já podem acessar o Manual do Candidato a partir desta quinta-feira (16), o documento está disponível no site da COPS. Nele é possível verificar o peso de cada matéria, oferta de vagas por curso e recomendações para o estudante participar do Vestibular pelo processo excepcional.

Militarização
Em reunião com o secretário chefe da Casa Civil, Guto Silva, os prefeitos das cidades de Ibaiti, Figueira, Japira, Tomazina e Pinhalão, Dionísio Arrais de Alencar solicitaram apoio na liberação de recursos financeiros junto ao Governo do Estado do Paraná, para a reforma e ampliação do Quartel do Corpo de Bombeiros de Ibaiti, bem como a efetiva militarização da unidade. A militarização da Unidade foi um dos pré-requisitos para a efetiva implantação do Sub Grupamento independente de Santo Antônio da Platina, que no organograma funcional possui três bases na área da Amunorpi, Santo Antônio da Platina, Jacarezinho e Ibaiti com a denominação de 3ª SD do 7º SGDI.

100 mais influentes
A empresária Luiza Helena Trajano, dona do Magazine Luiza (MGLU3), entrou para a seleta lista das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2021, da revista americana Time. Trajano é a única brasileira a figurar entre as personalidades de destaque neste ano pela publicação. O perfil que narra a trajetória da empresária foi escrito pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010). Os nomes de Trajano e Lula já foram ventilados como uma possibilidade de chapa para as eleições presidenciais de 2022.

Nova orientação
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, orientou que os Estados sigam as orientações federais sobre a aplicação da vacina contra covid-19 em adolescentes. “A única vacina autorizada pela Anvisa para menores de idade é a Pfizer, “Sigam a recomendação do PNI [Plano Nacional de Imunização], não apliquem vacinas que não têm autorização da Anvisa para este grupo”, disse. Segundo ele, quase 3,5 milhões de adolescentes já receberam o imunizante. A nova orientação prevê que a vacina só seja aplicada em pessoas entre 12 e 17 anos que tenham “deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade”.

Manifestações
O ministro Luis Felipe Salomão, corregedor-geral da Justiça Eleitoral, abrirá investigação para saber se houve o patrocínio das manifestações pró-governo realizadas no dia 07 de setembro em várias cidades do Brasil. Essa investigação determinada por Salomão é mais um desdobramento do inquérito contra o presidente Bolsonaro no TSE. O ministro quer apurar se de fato houve pagamentos de transporte ou hospedagens para manifestantes, além de investigar as organizações das manifestações.

Título cancelado
Dados da Justiça Eleitoral brasileira apontam que desde 2018, 5.951.242 milhões de eleitores tiveram os títulos cancelados, incluindo os que votam no exterior. Entre outras razões, o título pode ser cancelado quando o eleitor não comparece à votação nem justifica a ausência por três eleições consecutivas, apesar de se enquadrar nos critérios de obrigatoriedade do voto; pelo falecimento do eleitor ou da eleitora; ou porque não compareceu à revisão de eleitorado. Para regularizar o título é preciso comparecer a um cartório eleitoral e apresentar um documento de identificação. O cartório realiza a solicitação e cobra uma pequena taxa para a regularização. 

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

Associação dos Diários do Interior – PR

A coluna “Pelo Paraná” é de responsabilidade da ADI-PR (Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná) Veja mais mais conteúdo do autor.

Associação dos Diários do Interior – PR tem 5 posts e contando. Ver todos os posts de Associação dos Diários do Interior – PR

error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do H2FOZ.