Blog pelo Paraná – Zoologia na Indústria, Hacker na campanha e Mercado de trabalho

Coluna da Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná, sexta-feira 12 de agosto de 2022.

Apoie! Siga-nos no Google News

Zoologia na Indústria
A Federação das Indústrias dos Estado do Paraná (Fiep) vai sediar a I Conferência “Zoologia na Indústria, novas tecnologias e perspectivas no auxílio à cadeia produtiva”. O evento faz parte da programação paralela do 34º Congresso Brasileiro de Zoologia, que acontece de 22 a 25 de agosto, no Campus da Indústria da Fiep, em Curitiba. O evento vai unir pesquisadores e profissionais da zoologia a dos setores da indústria.

Agroleite
A 22ª Agroleite, que acontece em Castro, está marcada para os dias 16 a 20 de agosto. O evento reconhecido como maior vitrine da tecnologia do leite para a América Latina e a cidade como Capital Nacional do Leite. O Agroleite é um evento técnico voltado a todas as fases da cadeia do leite. Ele busca através de sua programação apresentar o potencial de produção de leite da região nos aspectos qualitativo e quantitativo.

Civismo
O Paraná tem o maior número de colégios cívico-militares do Brasil. São 197 escolas de um programa estadual espalhado em todas as regiões. Elas oferecem uma formação específica para civismo e respeito ao próximo. O Paraná também é o estado com mais escolas do modelo federal de educação cívico-militar proposto pelo presidente Jair Bolsonaro.

Ideb Paraná
O Estado já era referência pelas escolas da Polícia Militar. Já são seis mil alunos matriculados nesse modelo de gestão que ajuda a difundir a experiência dos policiais militares. Essa nova configuração da educação pública estadual tem auxiliado o Paraná nos bons indicadores do Ideb, o índice mais importante do Brasil, que coloca o estado entre as três melhores gestões do país nessa área.



Empresa Amiga
A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou a criação do Selo Empresa Amiga da Mulher (SEAM). O selo tem como objetivo sensibilizar as empresas sobre os impactos negativos da ausência de práticas organizacionais de equilíbrio entre trabalho e família, tais como a queda na produtividade; o impacto na competitividade; a diminuição da qualidade de vida dos funcionários e de suas famílias; e o impacto no desenvolvimento social e econômico do país.

Dia dos Pais
Balanço realizado pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) aponta que 101,8 milhões de brasileiros podem ir às compras para festejar o Dia dos Pais, que acontece no dia 14. Mais da metade (63%) das pessoas esperam comprar presentes para o Dia dos Pais em 2022. Dentre os entrevistados, 34% revelaram que desejam desembolsar o mesmo valor que em 2021, 29% esperam gastar mais, enquanto 26% planejam economizar.

Novo mercado
O mercado de veículos híbridos e elétricos está despontando no Brasil. Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), as vendas cresceram 57,7% de janeiro a maio deste ano, com mais de 16 mil unidades comercializadas. Um crescimento que movimenta o setor automotivo e começa a desenhar um novo mercado de trabalho.

Mercado de trabalho
O Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025, elaborado pelo Observatório Nacional da Indústria, também aponta para um novo mercado de trabalho e estima que a indústria irá demandar cerca de 56.222 novos profissionais com ensino superior. Especificamente no setor automotivo.

Indenização mantida
A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve, por unanimidade, a condenação do ex-procurador da República Deltan Dallagnol (Podemos-PR) a pagar indenização por danos morais no valor de R$ 75 mil ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em razão de entrevista coletiva concedida em 2016, na qual utilizou o programa de computador PowerPoint para explicar denúncia apresentada contra o ex-presidente do PT na Operação Lava Jato.

Hacker na campanha
Jair Bolsonaro recebeu no Palácio da Alvorada o hacker da Vaza-Jato, Walter Delgatti. Chamado de ‘Vermelho’, ele é réu na Justiça Federal pela invasão de celulares de autoridades. Delgatti deve ser o novo integrante da campanha à reeleição de Bolsonaro e sua função está relacionada à fiscalização das urnas. A aproximação foi intermediada pela deputada federal bolsonarista Carla Zambelli.

Presidente do STF
A ministra Rosa Weber foi eleita para a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF). Rosa substituirá o ministro Luiz Fux à frente do STF e deverá ficar no cargo até outubro de 2023, quando completará 75 anos e deverá se aposentar compulsoriamente. O ministro Luís Roberto Barroso foi eleito novo vice-presidente. A posse da ministra Rosa Weber como presidente do STF está marcada para 12 de setembro.

Salários no STF
Os ministros do STF aprovaram, por unanimidade, a proposta de Orçamento da Corte para 2023 e aumento de 18% nos salários de servidores e magistrados do Judiciário. O projeto será enviado ao Congresso, responsável por referendar o reajuste. Se a medida for aprovada, a remuneração mensal dos ministros – e o teto do funcionalismo público – subirá de aproximadamente 39.300 reais para pouco mais de 46.300 reais até 2024.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

LEIA TAMBÉM