Dois do Paraná, uso das redes, dentro da lei, microempreendedores, acabou o papel, medo da violência, guerrilheiros paraguaios e vitória da CPI

Dois do Paraná

Entre os 81 senadores, 15 dispensaram o auxílio moradia de R$ 5,5 mil por mês e tampouco ocupam um imóvel funcional. Na lista dois paranaenses: Alvaro Dias (Pode) e Oriovisto Guimarães (Pode).

Uso das redes

Pesquisa Datafolha agora em julho mostra que 72% dos brasileiros têm conta em ao menos uma rede ou aplicativo social. O whatsApp está na frente com 69%, seguido de facebook (59%), instagram (41%) e twitter (16%). Os usuários do whatsApp apontam como assuntos mais relevantes: família (39%), trabalho (31%), política (30%), amigos (15%), futebol (14%), escola (13%) e religião (12%). Dos entrevistados, 50% afirmaram que discutem política no whatsApp e citam o PSL como partido de preferência. 

Dentro da lei

Curitiba recebe no próximo dia 30, o Fórum Dentro da Lei que terá painéis com o deputado Efraim Filho (DEM-PB), o secretário Renê Garcia Junior (Fazenda) e o jornalista Augusto Nunes. O fórum faz parte dos debates em curso sobre o sistema tributário, controle de qualidade de produtos, contrabando e o descaminho no Brasil. Ontem, São Paulo teve dois seminários a respeito.

Obras retomadas

A Econorte retomou os trabalhos das obras na BR-153, em Santo Antônio da Platina, interrompida várias vezes. A concessionária ainda garantiu que o viaduto, principal obra do trecho, está incluído no pacote e a conclusão está prevista para dezembro deste ano. Na primeira etapa, estão sendo construídas as vias marginais e alças de acesso à cidade, que darão suporte ao trânsito local durante a escavação da rodovia e a construção do elevado.

Microempreendedores

Segundo dados do Empresômetro, o setor responsável por movimentar mais de R$ 1,3 trilhão por ano e que representa 59% das indústrias brasileiras, são microempreendedores. São artesãos, vinagreiros, fabricante de sucos e velas. As pequenas empresas também fortalecem o time, com 38% do total. O Paraná tem registrado 105.460 empreendedores. 

Acabou o papel

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), e o 1º secretário, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) assinaram eletronicamente o ato número 1 que determina o uso do sistema eletrônico de informação para os processos e documentos do legislativo. Na prática, o sistema vai acabar com o uso do papel.

“Tempo para virada”

“A campanha acabou. Frases de efeito devem dar lugar a ações. Discursos não as substituem. Há tempo para a virada” – do senador Álvaro Dias (Pode-PR), após o Datafolha mostrar que 39% dos brasileiros afirmam que o presidente Jair Bolsonaro não fez nada que mereça destaque. 

Medo da violência

A maioria dos brasileiros – 84% – já não atende ao telefone quando está na rua. Entre as mulheres, o índice é maior: 88%. Das 2.532 pessoas entrevistadas pela pesquisa Panorama Mobile Time, 1.184 responderam que já tiveram um aparelho roubado ou furtado. Dessas, a maioria foi vítima de roubo (quando a vítima está presente no ato do crime): 62%.

Guerrilheiros paraguaios

 Abrigados no Brasil nos últimos 15 anos, os paraguaios Anuncio Martí Méndez, Juan Francisco Arrom Suhurt e Víctor Antonio Colmán Ortega — acolhidos como perseguidos políticos pelo governo Lula — perderam o status de refugiados por ordem do Comitê Nacional de Refugiados. Os três são acusados de integrar o grupo guerrilheiro Exército do Povo Paraguaio (EPP). 

Revalida

O Ministério da Educação anunciou que o revalida – exame de revalidação de diplomas médicos expedidos no exterior – terá pelo menos, duas edições por ano. E os médicos terão a oportunidade de fazer a segunda fase do processo mais de uma vez. Hoje, há uma grande quantidade de brasileiros formados ou fazendo o curso de medicina na Bolívia e Paraguai. 

Em obras

O DER-PR confirmou que a empresa contratada para os reparos da PR-542, trecho entre Colorado e Itaguajé, já mobilizou mão de obra e equipamentos para retomar os serviços na rodovia. Os trabalhos devem começar em agosto. O trecho de 30 km está todo esburacado e precisa de reparos urgentes. 

Vitória da CPI

A contratação da nova gestora de manutenção da frota do Estado é uma vitória da CPI da JMK, afirma o presidente da comissão, deputado Soldado Fruet (Pros). “A troca da empresa responsável pelo conserto dos mais de 15 mil veículos oficiais do Estado é resultado do trabalho feito pelos integrantes da CPI e só reforça que estávamos certos em pedir a instalação da comissão para investigar graves irregularidades no contrato com a JMK”. 

Da Redação ADI-PR Curitiba
Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br 

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

error: O conteúdo é de exclusividade do H2Foz.