Pelo Paraná – “Dia D”, Previsão, Apreensão milionária, Eleição AMP, Eleição da Câmara, Recorde de ausência, Nova autorização, Mutações

Coluna da Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná de 19 de janeiro de 2021

Apoie! Siga-nos no Google News

“Dia D”
O governador Ratinho Júnior (PSD) declarou aberta a campanha de vacinação contra o coronavírus no Estado do Paraná. A informação foi confirmada pelo governador após o encontro com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, em São Paulo. A expectativa é de começar a imunização em 126 mil pessoas. “A partir de hoje, escreveremos um novo futuro”.

“Dia D II”
 O Paraná receberá 265.600 doses do imunizante CoronaVac, produzido pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. Cerca de 22.720 estão reservadas para a população indígena e 242.880 serão aplicadas nos profissionais de saúde que atuam diretamente na pandemia, idosos que vivem em asilos e seus cuidadores e pessoas com deficiência. A programação prevê abastecer todos os municípios a partir desta terça-feira (19).

Previsão
O Paraná vai iniciar esta semana a primeira etapa da vacinação contra a covid. Essa etapa vai ser composta por profissionais de saúde que trabalham na linha de frente, pessoas com mais de 60 anos que residem em instituições de longa permanência para idosos e os profissionais que atuam nesses locais, além da população indígena. Segundo o secretário de saúde, Beto Preto, pouco mais de 4 milhões de paranaenses devem ser vacinados até maio de 2021 no Paraná, o que representa 46,5% da população do estado.

Apreensão milionária
A Receita Federal de Foz do Iguaçu divulgou o balanço das apreensões de mercadorias realizadas em 2020. Segundo a RFB, foi apreendido cerca de US$ 98 milhões, o que equivale a R$ 539 milhões. O cigarro foi o produto mais apreendido, seguido de tráfico de drogas e armas. A Receita atribui o êxito nas apreensões ao trabalho realizado em conjunto com outros órgãos de segurança o operações policiais.

Eleição AMP
O prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos, do PTB, vai lançar nos próximos dias sua candidatura à presidência da AMP (Associação dos Municípios do Paraná). Edimar foi vereador por duas vezes, reeleito ao quarto mandato à frente do executivo de Santa Cecília do Pavão e eleito presidente do Cisnop (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte do Paraná).

Eleição AMP II
Fundada em 20 de agosto de 1964, a Associação dos Municípios do Paraná congrega os 399 municípios do Estado, é filiada à CNM (Confederação Nacional dos Municípios) e lidera o movimento municipalista estadual. A eleição da AMP, pelo seu estatuto, está marcada para abril, mas pode ser antecipada porque o atual presidente, Darlan Scalco, não é mais prefeito de Pérola.

Eleição da Câmara
Subiu para nove o número de candidatos à presidência da Câmara dos Deputados. O deputado federal General Peternelli (PSL-SP)  é o nono a anunciar que vai concorrer ao cargo. “O motivo principal é propiciar a participação de todos os deputados e da população na elaboração da pauta dos projetos que serão analisados nas sessões legislativas”, destacou. A eleição está marcada para o dia 1° de fevereiro e será presencial.

Recorde de ausência
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020, ocorrido neste domingo, 17, teve taxa recorde de ausência entre todas as edições da avaliação, de 51,5%. O chefe do MEC, Milton Ribeiro, atribui o não comparecimento ao medo da contaminação pelo novo coronavírus e também a um trabalho da “mídia” contra o exame que é a porta de entrada para o Ensino Superior no Brasil.

Convencer Jair
Com a aprovação da Anvisa para uso emergencial de duas vacinas contra a Covid-19, ministros militares do governo querem convencer Jair Bolsonaro a se imunizar diante das câmeras. Entre os envolvidos nessa missão estão os generais da reserva Braga Netto, chefe da Casa Civil, e Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria de Governo.

Uso aprovado!
Após a aprovação para uso emergencial dada pela Anvisa, Eduardo Pazuello prometeu que as 2 milhões de unidades do imunizante de Oxford que seriam exportadas da Índia serão buscadas esta semana. O país asiático iniciou a campanha de vacinação nacional no fim de semana, o que pode facilitar a exportação, segundo o ministro. Já em relação à produção nacional do fármaco, o problema está na importação de insumos da China.

Nova autorização
O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, solicitou uma nova autorização de uso emergencial para quatro milhões de doses da CoronaVac produzidas no país. O novo pedido é necessário porque a autorização já concedida diz respeito às cerca de seis milhões de unidades importadas da China e que foram entregues ao governo federal. Até abril, o Butantan deve fornecer 46 milhões de doses de seu imunizante.

Mutações
Depois do Reino Unido, a Itália anunciou no fim de semana a suspensão de todos os voos vindos do Brasil, devido à identificação de uma nova variante do coronavírus em Manaus. O Ministério da Saúde italiano também proibiu a entrada de qualquer pessoa que tenha estado no Brasil nos 14 dias anteriores. Cientistas já listaram cerca de 800 mutações do vírus no mundo, mas apenas três preocupam: a do Reino Unido, da África do Sul e do Brasil.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

LEIA TAMBÉM
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.