PR- Corredor bioceânico, Foro privilegiado e Campanha nas redes

Corredor bioceânico
O governador Ratinho Júnior (PSD) recebeu o embaixador extraordinário da Argentina no Brasil, Daniel Osvaldo Scioli, e apresentou estrutura do projeto do corredor bioceânico. As rotas e ramais ligarão Brasil, Chile, Argentina e Paraguai por meio de um novo traçado ferroviário de 2,5 mil quilômetros entre os portos de Paranaguá e de Antofagasta, no Chile. Um grupo de trabalho será montado para dar encaminhamento às tratativas sobre o projeto.

Aprovação
O modelo de ensino cívico-militar, que será implantado em mais 186 escolas estaduais do Paraná em 2021, obteve um alto índice de aceitação entre professores, funcionários de escolas e pais de alunos, mais de 86% de aprovação. “A população deu uma demonstração clara de que apoiam a iniciativa do governador Ratinho Júnior. Em um processo democrático e transparente 25 instituições optaram por manter o modelo tradicional”, afirmou o líder do governo Hussein Bakri (PSD).

Foro privilegiado
O deputado federal Diego Garcia (Podemos) reforçou a urgência de votar a PEC do fim do foro privilegiado. “Chega de impunidade, chega de corrupção. Já passou da hora de aprovar o fim do foro Privilegiado. A aprovação da PEC na Comissão Especial está prestes a completar 2 anos e nada de ser pautada no Plenário da Câmara. O que você nos diz, presidente Rodrigo Maia?”, disse o deputado.

Campanha nas redes
Com a proibição, pela Justiça Eleitoral, dos comícios e outras atividades presenciais dos candidatos em muitos municípios, as campanhas para prefeito e vereador migraram com toda força para o ambiente virtual. “Agora, com a internet e a possibilidade de impulsionamentos nas redes, ele (o candidato) vai atingir muito mais gente em muito menos tempo. Os candidatos e partidos já perceberam que o investimento maciço deve ser em propaganda digital”, disse o cientista político Alessandro da Costa.

Privatização
O deputado federal Paulo Martins (PSC) comemorou a privatização da Copel Telecom. “É a primeira privatização em 20 anos no Paraná. A Copel Telecom, distribuidora de internet, foi vendida por R$ 2,39 bilhões. O valor da venda vai ser aplicado na Copel energia, na geração, transmissão e distribuição de energia de qualidade para todos os paranaenses”.

Voto online
O STF em parceria com empresas e startups de tecnologia lançou o sistema eletrônico de votação, é a possibilidade de votar sem sair de casa. O sistema de votação online está em fase de testes em algumas cidades brasileiras. Curitiba será uma das cidades a fazer parte dos testes que serão monitorados pela Justiça Eleitoral e serão votos simulados com candidatos fictícios.

100% Asfalto
O governador Ratinho Júnior (PSD) reiterou o compromisso com Ponta Grossa, “a cidade virou um grande canteiro de obras e eu assumo o compromisso com a pavimentação dos bairros. O prefeito Marcelo Rangel já fez muito asfalto, mais de 350 quilômetros durante seu mandato. Agora, vamos terminar e fazer em toda a cidade. Ponta Grossa terá 100% de asfalto”. Nos últimos anos, Ponta Grossa recebeu o maior programa de pavimentação nas ruas dos bairros e todas as regiões da cidade.

Novo pedágio
O deputado estadual Romanelli (PSB) e o líder do governo na Câmara Ricardo Barros (PP) se reuniram para debater o novo modelo de pedágio a ser implantado no Paraná a partir de 2021. Ambos defendem que os vencedores sejam definidos pelo maior desconto nas tarifas, enquanto a União, prefere a concorrência híbrida, onde ganha a empresa que oferece um desconto pré-fixado e um valor em dinheiro. “Há uma sintonia entre os deputados federais e estaduais. Defendemos um modelo de pedágio com tarifas baixas e mais obras”, disse Romanelli.

Reflorestamento
A usina Jacarezinho, com mais de 70 anos de história no Paraná, vem se dedicando nos últimos oito anos ao reflorestamento da região e promovendo ações de conscientização ambiental com estudantes locais. Desde 2012, já foram plantadas, aproximadamente, 100 mil mudas de árvores nativas da Mata Atlântica às margens do Rio Paranapanema. Neste ano, o destaque foi o plantio de mil mudas, em parceria com o Programa Paraná Mais Verde.

Partido Liberal
No Paraná, o Partido Liberal (PL) tem 75 candidatos a prefeito, 75 candidatos a vice-prefeito e dois mil candidatos a vereador. “O PL terá uma votação histórica. Além das candidaturas fortes a prefeita e prefeitos, a nossa expectativa é eleger entre 350 a 400 candidatos a vereador”, disse presidente do partido no Paraná, deputado Fernando Giacobo.

Circulação
A movimentação nos shopping centers do Paraná teve uma verdadeira explosão no último mês. O Estado foi o que registrou maior aumento na circulação de consumidores. Segundo a Sem Parar, em outubro, a movimentação nos shoppings paranaenses teve aumento de 38,9% em relação ao mês anterior, o que deu o Paraná a liderança isolada com relação ao crescimento na movimentação, bem a frente do segundo colocado, São Paulo.

ICMBio
O ministro do STF, Alexandre de Moraes, autorizou a destinação de R$ 14 milhões de recursos recuperados pela Operação Lava Jato ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o recurso será destinado para financiar ações de inteligência, contratação e capacitação de brigadistas, execução de planos de prevenção e intensificação de medidas de fiscalização e combate a incêndios, incluindo a aquisição de equipamentos, veículos e embarcações.

Prisão Vedada
Prisão ou detenção de qualquer eleitor está vedada, salvo em flagrante delito. A imunidade passou a valer nesta terça-feira 10. A medida está prevista no Código Eleitoral, cuja validade inicia cinco dias antes do pleito e prossegue até 48 horas depois do encerramento da eleição. Para os candidatos, o período começou a contar no sábado (31 de outubro), 15 dias antes das eleições municipais de 15 de novembro.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

error: O conteúdo é de exclusividade do H2Foz.