PR – Economia paranaense, Inovação e tecnologia e Segundo turno

Mais votado
O Partido Social Democrático (PSD) foi o mais votado no Paraná, com 1.076.877 votos. O segundo partido mais votado no Estado foi o DEM com 805.878 mil votos, seguido do PP com 443.067. O partido do governador Ratinho Júnior, PSD, foi a legenda que mais conquistou prefeituras (128) e a que mais cresceu em relação às eleições de 2016, evolução de 357%., vencendo em 73 das 100 maiores cidades e, dentro dessas, 8 das 10 maiores.

Confiança
O PSD ainda disputará o segundo turno em Ponta Grossa com a Professora Elizabeth, no próximo dia 29 de novembro, e pode chegar a 129 prefeituras sob sua alçada e 246 com apoio direto do governador. O governador Ratinho Junior comemorou o bom resultado e reiterou que mesmo em meio a pandemia seu governo não deixou de investir nas cidades e apostar na geração de empregos. Ratinho Junior afirma, “é um sinal de confiança da população em nossas propostas”.

Covid-19
O deputado estadual Michele Caputo (PSDB) alertou que o momento é crítico e de preocupação por conta do aumento do número de casos da covid-19 no Paraná. “O número de casos está aumentando no Paraná e as autoridades sanitárias terão que tomar medidas de proteção com a ampliação dos números de leitos nos complexos hospitalares, pois com as férias e festas de fim de ano haverá aglomeração maior de pessoas e a situação só tende a piorar”, disse.

Abstenção
Nas eleições municipais deste ano foi registrado um grande número em abstenção. Foram registrados 30% de ausentes (387 mil), dentro do universo total de eleitores curitibanos. Em 2016 foram 259.399 eleitores (20,12%) e em 2012 foram 118.356 eleitores (10,09%). O aumento da abstenção era prevista pelo TSE, devido a pandemia do novo coronavírus. A facilidade em fazer a justificativa da ausência do voto, que podia ser feita por aplicativo, também colaborou para esse aumento.

Mais populosas
Entre as cidades mais populosas do Paraná seis reelegeram seus prefeitos. Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu e Paranaguá. Para especialistas em Ciência Política, a característica principal da eleição municipal de 2020 foi a reeleição.

Entre os mais
O Partido Progressista (PP) foi o terceiro mais votado na eleição de prefeitos no Paraná. A legenda somou mais de 443 mil votos em todos os municípios, elegendo 21 prefeitos e cerca de 300 vereadores. No cenário nacional, o PP conquistou se consolidou como uma das principais forças do país. A legenda elegeu 671 prefeitos e 6.233 vereadores ficando atrás apenas do MDB.

Isenção do ICMS
O governador Ratinho Júnior assinou decreto que determina a isenção da cobrança de ICMS na importação do Zolgensma, considerado o medicamento mais caro do mundo e utilizado no tratamento da AME (Atrofia Muscular Espinhal). A medida reflete decisão do governo federal, que zerou o imposto de importação do medicamento, e da inclusão do produto no registro da Anvisa.

Sondagem Industrial
A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) prorrogou até dia 26 de novembro o prazo para que empresários possam responder à Sondagem Industrial. A pesquisa, que já é tradição na instituição, ocorre há 25 anos, é a importante ferramenta de avaliação de desempenho do setor no ano e também auxilia a entidade a planejar suas estratégias para ano seguinte, de acordo com as expectativas apontadas pelos empresários em suas respostas.

Economia paranaense
O Paraná se mantém como a quinta maior economia do Brasil, atrás de São Paulo (responsável por 31,6% do PIB nacional), Rio de Janeiro (10,2%) e Minas Gerais (8,7%) e Rio Grande do Sul. Desde 2002, quando teve início a série histórica do IBGE, o PIB paranaense ficou uma única vez como quarto maior na economia do país. Foi em 2013, quando o Paraná somou 6,3% do PIB nacional ante o resultado de 6,2% dos vizinhos.

Inovação e tecnologia
A UEM comemora onze concessões feitas em 2020. O professor Luiz Fernando Cótica, diretor de Pesquisa e coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica da UEM (NIT) conta que a Universidade acumula ao longo da sua história a concessão de 30 cartas-patente, das quais 28 estão vigentes e duas já são de domínio público. “Além disso, temos quatro pedidos deferidos, apenas aguardando a concessão do INPI”.

C.Vale
A Cooperativa Vale ficou em segundo lugar em receita líquida no segmento agropecuário. Entre as maiores da região Sul, a C.Vale ficou em 11º lugar e na 5ª colocação no Paraná. A classificação consta do levantamento Valor 1000, do Valor Econômico, principal jornal de economia do Brasil. A receita líquida de R$ 8,8 bilhões em 2019 garantiu à cooperativa a condição de 84ª maior empresa do Brasil.

Segundo turno
Doze deputados federais foram escolhidos pelos eleitores para disputar prefeituras no segundo turno em 11 cidades, cinco delas capitais. Nestas eleições, 66 deputados concorreram a cargos de prefeito ou vice-prefeito em 43 cidades, sendo que 40 deles disputavam vagas em capitais. O número de vitórias de deputados no primeiro turno é menor em comparação à eleição de 2016, quando nove deputados se elegeram prefeitos e dois vice-prefeitos no primeiro turno, e outros 16 deputados seguiram para o segundo turno.

Turismo
O turismo foi um dos setores que mais sofreu com os efeitos da pandemia do novo coronavírus. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) acredita que o faturamento do setor deve retornar a níveis pré-pandemia apenas no terceiro trimestre de 2023. Desde o começo da pandemia, o Ministério do Turismo afirma que já destinou R$ 5 bilhões de crédito a empresas do setor, o que proporcionou a preservação de mais de 26 mil empregos.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

error: O conteúdo é de exclusividade do H2Foz.