PR – Reforma tributária, Cenário atual e Privatização
Coluna da Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná de sexta-feira, 04 de dezembro de 2020.
Reforma tributária
O líder do Governo na Câmara, deputado Ricardo Barros (PP), afirmou que a aprovação da reforma tributária é uma das prioridades do governo federal. Em Julho, o executivo encaminhou à Câmara dos Deputados o projeto de reforma tributária, propondo a criação da Contribuição sobre Bens e Serviços – CBS. O projeto segue em discussão Comissão Mista da Reforma Tributária.
Reforma tributária II
Barros afirma que técnicos do ministério têm acompanhado as discussões sobre a criação de um novo modelo de contribuição e defende que a reforma tributária se efetive sem aumento de impostos. O governo federal aguarda a publicação do relatório do deputado Aguinaldo Ribeiro, relator da proposta, para emitir o seu parecer oficial. “É desejo do presidente a aprovação de uma reforma tributária que simplifique e modernize os impostos, sem o aumento de carga tributária”, disse Ricardo Barros.
“salvação da lavoura”
O agronegócio é peça-chave para que o Brasil possa ser celeiro do mundo. O agro brasileiro foi calcado no empreendedorismo, em políticas de crédito e fomento, parcerias público-privadas e pesquisa e inovação de ponta, criando uma história de sucesso. O agro foi o único setor com desempenho positivo na pandemia, a “salvação da lavoura” nacional.