PR – Toque de recolher, Queda do PT e Vacinação

Caputo e Dória
Ainda na semana passada, o deputado Michele Caputo (PSDB) se reuniu com governador João Dória (PSDB), no Palácio Bandeirantes em São Paulo, e conheceu a estrutura paulista de enfrentamento ao coronavírus. Dória mostrou apresentou a estratégia que São Paulo tem adotado para conter a taxa de transmissão da covid-19 no estado.

Como funciona
“Vi de perto a moderna sala de situação que foi montada ao lado do gabinete do governador, com presença permanente de especialistas de diversas áreas. Ela dá em tempo real as questões de ordem econômica, sanitária, social, com um sistema inteligente que monitora todas as regiões de saúde de São Paulo, fazem levantamentos online, pesquisas com os cidadãos.”, disse Michele Caputo, coordenador da Frente Parlamentar do Coronavírus no Paraná.

Toque de recolher
Para conter o avanço da Covid-19, o Governo do Paraná irá implantar um toque de recolher e estuda fechar praças e parques em todo o estado. As novas medidas devem ser publicadas nesta quarta-feira, 2. O secretário de Saúde, Beto Preto, afirmou que o toque de recolher deve funcionar das 23h às 5h para evitar a circulação do vírus. O horário ainda não foi confirmado.

Novo presidente
Tribunal de Contas marcou para o dia 9 de dezembro, às 14 horas, a escolha do novo presidente, vice-presidente e corregedor geral. A escolha será por meio de sessão virtual, com o uso de um aplicativo, ao invés dos tradicionais votos inseridos na urna, cada um dos sete conselheiros votará virtualmente com um click. A inovação, implantada pela Diretoria de Tecnologia de Informação do Tribunal, por solicitação do presidente Nestor Baptista, já é de interesse de outros Estados.

Gestor público
O 8º Prêmio Gestor Público Paraná divulgou a lista das 36 cidades e os 43 projetos premiados. A entrega será no próximo dia 15. No total, 68 cidades e 162 projetos foram aptos à premiação focada no empreendedorismo. A iniciativa é do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Paraná com apoio do Tribunal de Contas e de outras entidades. Ainda não foram listados os projetos selecionados.

Premiados
Entre os premiados estão Agudos do Sul, Altamira do Paraná, Apucarana, Cafelândia, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Cruzeiro do Oeste, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guaíra, Iretama, Itaipulândia, Ivaiporã, Jardim Alegre, Lapa, Londrina, Mandaguari, Mandirituba, Marechal Cândido Rondon, Marialva, Maringá, Mercedes, Nova Aurora.

Premiados II
E ainda: Nova Esperança, Nova Tebas, Paranavaí, Pérola, Ponta Grossa, Rondon, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Tomazina, Umuarama, União da Vitória, Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná.

Souza coordenador da FPA
O deputado Sérgio Souza (MDB) foi eleito coordenador pela bancada ruralista da Frente Parlamentar da Agropecuária no Congresso Nacional pelos próximos dois anos. “Nosso grande desafio é criarmos juntos a sociedade uma opinião verdadeira do que é o agro brasileiro. O setor produtivo é a vocação do Brasil. Então nosso desafio é melhorarmos a imagem do agro perante o brasileiro e o estrangeiro”, afirmou.

Bancada
A frente é a maior e mais consolidada bancada do Congresso, reunindo 243 deputados e 39 senadores. Também foram escolhidos os dois vice-presidente pela Câmara dos Deputados, dois vice-presidentes pelo Senado, um vice-presidente para cada região do país, além de 19 coordenadores e 27 vogais.

Esqueçam a Gleisi
O presidenciável Ciro Gomes (PDT) disse que o Psol e Guilherme Boulos “são uma possibilidade de os jovens serem de esquerda no Brasil sem ter que explicar o Palocci, a Gleisi Hoffmann, essas loucuras que essa burocracia corrompida do PT praticou e querem agora que a nação inteira engula, sem nenhuma autocrítica, essa arrogância, essa prepotência”.

Desafios
Levantamento feito pelo Centro de Liderança Pública (CLP) de municípios com mais de 80.000 habitantes mostra que entre os principais problemas nas 405 cidades que fazem parte deste grupo estão o equilíbrio fiscal e o investimento em políticas como o saneamento básico. Com o coronavírus, o acesso e a qualidade dos serviços de saúde também viraram preocupação central da população.

Queda do PT
Pela primeira vez desde a sua criação, o PT não governará nenhuma capital . As duas últimas esperanças após o fiasco no primeiro turno estavam no ex-prefeito João Coser, em Vitória, e na deputada federal Marília Arraes, em Recife. O primeiro foi derrotado pelo bolsonarista Lorenzo Pazolini (Republicanos) e a segunda perdeu para o primo João Campos (PSB).

Vacinação
Em um extenso documento divulgado recentemente, a OMS recomenda que, devido à escassez de doses, cada país organize o início de seu processo de vacinação priorizando as pessoas mais expostas. No Brasil, o Ministério da Saúde já sinalizou que a vacinação deverá ser escalonada, mas ainda não apresentou o projeto detalhado.

Vacinação II
A primeira versão do plano de vacinação contra a covid-19 deverá ser compartilhada exclusivamente com especialistas e está prevista para ser submetida na primeira semana de dezembro. Grupos de risco deverão ter prioridade. Ainda não existe data para o início do programa.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

error: O conteúdo é de exclusividade do H2Foz.