A nossa Unila

A Unila foi o maior investimento realizado pelo governo federal em nossa cidade e, muito mais do que isso, projeta Foz do Iguaçu para um futuro de grande importância em todo o nosso continente sul-americano.

Apoie! Siga-nos no Google News

Prof. José Afonso de Oliveira – OPINIÃO

A nossa Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) está em situação de extrema dificuldade pelas questões pertinentes à construção de sua sede, lembrando que essa é a última obra de Oscar Niemeyer e que, neste ano, estamos relembrando os dez anos que nos deixou.

A Unila foi o maior investimento realizado pelo governo federal em nossa cidade e, muito mais do que isso, projeta Foz do Iguaçu para um futuro de grande importância em todo o nosso continente sul-americano.

Já contamos com vários cursos de excelência, para tanto basta acompanhar as notas de avaliações realizadas pelo MEC e, melhor ainda, verificar que muitos de seus ex-alunos se encontram muito bem colocados no mercado de trabalho e outros em cursos de especialização em graus de mestrado e doutorado em grandes e boas universidades do Brasil e do exterior.

Mas o sonho não para por aí, pois é a realidade de nossa integração criando quadros técnico-científicos em toda a América Latina que sejam capazes de orientar, ajudar, aconselhar as projeções de futuro que possam colocar toda a nossa região dentro do planeta como área de grande importância e significado.

O que de mais necessário se pode realizar neste momento em todo o mundo é exatamente desenvolver ciência e tecnologia, pois nosso mundo organiza a chamada sociedade do conhecimento, onde esse é a base para todo desenvolvimento que se pretende, superando as questões atuais de grandes desigualdades sociais.

Tudo isso estando instalado em nossa cidade coloca Foz do Iguaçu no contexto do mundo atual e do futuro próximo como uma região de extrema importância e destaque na inserção do mundo que está agora sendo construído com a possibilidade de superação de obstáculos e entraves existentes.

Claro está que temos um árduo caminho pela frente, nem tudo está sendo feito da forma que possa estar de acordo com as finalidades maiores da universidade, mas o tempo vai dizer tudo aquilo que está e será excelente para a nossa sociedade latino-americana. Não é esperar que isso aconteça, mas realizar hoje tudo aquilo que se pretende para o futuro próximo de nossa sociedade.

Já, de imediato, a nossa sociedade está recebendo excelentes profissionais em várias áreas, possibilitando muitas melhorias.

José Afonso de Oliveira é sociólogo e professor universitário em Foz do Iguaçu.

________________________________

Este texto é de responsabilidade do autor/da autora e não reflete necessariamente a opinião do H2FOZ.

Quer divulgar a sua opinião. Envie o seu artigo para o e-mail portal@h2foz.com.br

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.