Que a Unila é uma realidade das melhores dos últimos tempos para a nossa cidade, não há a menor sombra de dúvida.

A nossa Unila

Prof. José Afonso de OliveiraOPINIÃO

Que a Unila – Universidade Federal da Integração Latino-Americana – é uma realidade das melhores dos últimos tempos para a nossa cidade, não há a menor sombra de dúvida. Temos 22 cursos de graduação, a maioria deles de horário integral, cinco cursos de mestrado em pleno funcionamento e um curso de doutorado, com uma universidade do Rio de Janeiro, na área de relações internacionais, de fundamental importância para o maior desenvolvimento de toda a nossa região.

Já temos algo em torno de dez mil alunos provenientes de países latino-americanos, tanto quanto brasileiros e de nossa região. Consolidou-se assim uma grande universidade pública internacional que gera toda uma parte da nossa economia e sociedade. São jovens que acabam, por necessidade de permanecerem nos seus cursos, morando na cidade, assim como professores e funcionários que permanecerão definitivamente em Foz do Iguaçu.

Além disso, a realização de seminários e congressos atrai sempre um grande público, que consome bens da cidade e se hospeda nos nossos hotéis.

Para poder viabilizar a parte física da Unila, a Itaipu Binacional está investindo cerca de R$ 150 milhões como compensação pelos investimentos realizados dentro de sua área de atuação que não serão mais destinados à Unila.

Assim, a última obra de Oscar Niemeyer provavelmente será de utilização da binacional ou mesmo poderá vir a ser destruída. Uma pena e uma lástima, pois poderia ser repensada para o uso da universidade e, concluída, a entrada de acesso à Itaipu seria alterada para ter o prédio da Unila fora de suas dependências.

Mas já está decidido e o investimento da Itaipu será utilizado totalmente na construção de salas de aula na avenida de acesso à Itaipu, que já está acontecendo, e outra parte será destinada para a construção da sede administrativa da universidade e de sua reitoria, ao lado do prédio da Polícia Federal, na área que vai ser o centro cívico da cidade com todos os prédios administrativos municipais.

Para podermos aquilatar a importância da Unila basta saber que vários médicos que estão atuando no Hospital Municipal no atendimento de pessoas com covid são alunos de medicina ou já estão formados, o mesmo ocorrendo em várias unidades básicas de saúde.

*José Afonso de Oliveira é professor e sociólogo em Foz do Iguaçu.
Este texto é de responsabilidade do autor/da autora e não reflete necessariamente a opinião do H2FOZ.
Quer divulgar a sua opinião. Envie o seu artigo para o e-mail [email protected].

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

Professor Afonso

José Afonso de Oliveira é professor e sociólogo em Foz do Iguaçu. E-mail: [email protected] - Veja mais conteúdo do autor.

Professor Afonso tem 1 posts e contando. Ver todos os posts de Professor Afonso