Exercendo direito fundamental

Nas democracias, o ato de eleger autoridades é de grande significado.

Apoie! Siga-nos no Google News

Prof. José Afonso de Oliveira – OPINIÃO

Estamos vivendo momentos decisivos, provavelmente os mais intensos em toda a nossa República, da eleição presidencial. Eleger quem vai nos governar pelos próximos quatro anos é essencial, e que isso possa ser feito com toda tranquilidade e profundo conhecimento.

Por conta disso, todos, indistintamente, devemos comparecer para votar. É uma eleição muito simples já que teremos de escolher apenas entre dois candidatos – e, por causa desse fato, não existirão demoras, filas imensas e tudo vai sim transcorrer com a máxima rapidez e tranquilidade.

Se você tem 16 ou 17 anos, ou é maior de 70 anos, não tendo a obrigação de votar, no entanto permanece com o seu direito, deve sim ir ao local de votação para cumprir essa obrigação cívica.

Nas democracias, o ato de eleger autoridades é de grande significado, e pela nossa Constituição o povo é o verdadeiro detentor do poder que vai delegar a alguns cidadãos o direito de exercício da autoridade; agora, da maior autoridade do país. Por tudo isso e muito mais, não deixe de votar para depois poder dizer o que desejar responsavelmente porque você votou.

Sempre temos várias ideias sobre as melhorias que o governo deve promover para atender às necessidades dos cidadãos brasileiros. Em qualquer lugar, no trabalho, no local de lazer ou esporte, na escola, em suma, em todos os ambientes costumamos falar sobre várias questões, mas sempre uma delas é muito significativa e costuma ser importante: a condução da política para todos.

Por isso é salutar e muito importante comparecer para votar e assim sentir-se responsável por tudo o que irá acontecer nos próximos quatro anos.

Nem sempre foi assim e até recentemente, antes da Constituição atual, nós não tínhamos o direito de voto como temos hoje. Eu mesmo só fui votar para presidente quando já tinha mais de 30 anos, por isso também considero o meu direito de votar, agora que estou com mais de 70, como algo fundamental para a melhoria de nossa sociedade e voto com toda a convicção, firmeza de que, assim agindo, estou contribuindo para as melhorias que se fazem necessárias para toda a sociedade na qual me sinto incluído e vejo que existe sim muito a se fazer.

Vamos todos aos locais de votação exercer os nossos direitos por meio do voto secreto.

José Afonso de Oliveira é sociólogo e professor universitário em Foz do Iguaçu.

________________________________

Este texto é de responsabilidade do autor/da autora e não reflete necessariamente a opinião do H2FOZ.

Quer divulgar a sua opinião. Envie o seu artigo para o e-mail portal@h2foz.com.br

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.