Uma linda cidade

Nossa cidade tem uma beleza única na sua arborização.

Apoie! Siga-nos no Google News

Prof. José Afonso de Oliveira – OPINIÃO

Boa notícia foi quando se decretou como ponto turístico da cidade a Avenida Pedro Basso, por conta de sua belíssima imagem de um túnel de vegetação, algo inédito e que, por isso mesmo, merece ser conhecido pelos turistas que nos visitam.

O melhor dessa questão é que nossa cidade tem uma beleza única na sua arborização, que precisa ser cuidada e ampliada para outras áreas.

Temos de trocar algumas árvores, outras necessitam de ser podadas, tudo isso para manter a cidade com essas belezas que lhe são próprias.

Veja, por exemplo, a Avenida Paraná com suas belíssimas árvores, que perdem todas as suas folhas no inverno e voltam exuberantes na primavera, anunciando a vida que sempre se renova.

Mas vemos também que o acesso à Itaipu Binacional poderia ter uma cobertura florestal bem mais bonita, com ipês de várias e diferentes cores ou mesmo com árvores fazendo a cobertura aérea da avenida de acesso.

Podemos também verificar que uma grande avenida, recém-construída, tem no seu canteiro central uma quantidade imensa de postes de fiação, que deveriam ser substituídos pela arborização, aí também constituindo uma área de grande beleza.

Na realidade, a cidade está construída dentro de toda uma área verde, de grande beleza, e temos ainda, bem no centro de Foz, toda uma região, pertencente ao Exército, onde há o aquartelamento da cidade e que deveria ser transformada em um parque ecológico de rara beleza, ao mesmo tempo em que o prédio do Exército poderia ser tombado e transformado em uma área cultural tão necessária e fundamental hoje em dia.

Para isso é preciso uma gestão da prefeitura junto ao Exército para a realização da transferência dessa unidade militar para uma outra localização no município, fato esse já pensado, mas até o presente momento ainda não realizado.

A arborização da cidade atende igualmente a uma questão vital que diz respeito à melhoria e limpeza do ar que respiramos.

José Afonso de Oliveira é sociólogo e professor universitário em Foz do Iguaçu.

________________________________

Este texto é de responsabilidade do autor/da autora e não reflete necessariamente a opinião do H2FOZ.

Quer divulgar a sua opinião. Envie o seu artigo para o e-mail portal@h2foz.com.br

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.