Carreata em Foz cobra vacina contra a covid-19 para toda a população

Movimento está sendo organizado em várias cidades do país para reivindicar do poder público a imunização imediata e gratuita a todos.

A cidade de Foz do Iguaçu integrará a carreata nacional para reivindicar do poder público a aplicação da vacina contra a covid-19 gratuita e para toda a população. A mobilização será no próximo dia 31 de janeiro, um domingo, aberta à participação de todos os interessados.

Leia também:

Mais três vidas perdidas e 144 casos novos de covid-19 em Foz nas últimas 24h

A caminho de Foz, 29 mil insumos para vacinação contra a covid-19

No município, a carreata terá início às 9h, no portão de entrada da Itaipu Binacional, na Avenida Tancredo Neves, percorrendo as principais vias públicas. Com o pedido de imunização universal contra o novo coronavírus, a atividade defende a valorização do Sistema Único de Saúde (SUS).

A iniciativa iguaçuense pela vacina é organizada por sindicatos, organizações sociais e partidos políticos do chamado campo popular. A mobilização, nas principais cidades brasileiras, quer que os governos de todos os níveis assegurem a oferta da vacina imediatamente.

“O governo federal não adotou as medidas necessárias para agilizar a vacinação aos brasileiros”, ressalta Cátia Castro, integrante da comissão organizadora da carreata em Foz do Iguaçu. “Estamos atrás de muitos países, inclusive de nossos vizinhos”, prossegue.

“Por isso, o governo quer impor uma imunização aos poucos. Nós exigimos que ela seja para todos e realizada imediatamente”, frisa. Ela explica, também, que a pauta inclui a valorização do SUS, responsável pelo atendimento a toda a sociedade.

“Toda a sociedade precisa defender o nosso sistema público de saúde, que vem sendo atacado pelo atual governo”, pondera. “Só o SUS é capaz de oferecer proteção e atendimento universal, especialmente para os setores populares da população”, pontua Cátia.

Na página do movimento nacional no Facebook, os organizadores da ação explicam que o objetivo é “reunir pessoas e organizações de todo o país para lutar pela vacina contra a covid-19” como forma de evitar a perda de vidas. A carreata é apresentada como a primeira iniciativa.

Previsão do governo

A prefeitos, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que a vacinação deverá começar no dia 20 de janeiro, com os medicamentos desenvolvidos no país pelo Instituto Butantan e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso emergencial das vacinas pode ocorrer neste domingo, 17.

Entretanto, o governo federal ainda não resolveu o impasse quanto à importação de dois milhões de doses da Índia, correspondentes ao imunizante da Fiocruz – que é a vacina de Oxford/AstraZeneca. Ao Butantan, sediado em São Paulo, já foram requeridos seis milhões de doses do imunizante, sendo que parte dele deverá usada no próprio estado.

Carreata pela vacina gratuita e para todos em Foz
Data: 31 de janeiro (domingo), às 9h
Saída: portão de entrada da Itaipu Binacional (Avenida Tancredo Neves)
Para mais informações, clique e acesse o evento nas redes sociais
Movimento aberto para toda a população

 

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

error: O conteúdo é de exclusividade do H2Foz.