Foz recebe mostra de cinema francês a partir desta quinta

Cena de “Adeus, Idiotas”, que integra a mostra - Foto: Divulgação

Sessões presenciais no Cine Cataratas vão até dezembro, com 17 obras inéditas e dois clássicos.

Considerado o maior evento de filmes franceses fora da França, o 12º Festival Varilux começa nesta quinta-feira, 25, em uma maratona de exibição presencial nos cinemas que vai até o dia 8 de dezembro. São 17 películas inéditas e dois clássicos.

Em Foz do Iguaçu, o Festival Varilux de Cinema Francês acontece no Cine Cataratas, que fica no Cataratas JL Shopping, na Avenida Costa e Silva. São dezenas de sessões distribuídas em vários horários para contemplar quem aprecia o icônico cinema francês e a sétima arte.

Clique aqui para ver a programação do Festival Varilux no Cine Cataratas.

A programação deste ano inclui drama, romance, comédia, animação e documentário. Os longas-metragens inéditos da mostra são recentes e entre eles estão filmes premiados e participantes de festivais internacionais.

Na atraente lista de filmes está a comédia “Adeus, Idiotas”, escrita, dirigida e interpretada por Albert Dupontel. O longa-metragem ganhou sete prêmios César, dos 12 a que concorreu. O filme já foi visto por mais de um milhão de espectadores na França.

Outro destaque é “Delicioso: da cozinha para o mundo”, filme de época que revela os primórdios da culinária francesa e a criação do primeiro restaurante do país, antes da Revolução Francesa. A película é estrelada por Grégory Gadebois e Isabelle Carré, sob a direção de Eric Besnard.

“Estamos felizes em poder realizar o festival novamente este ano, com maior segurança, com a pandemia estabilizada e os eventos culturais retornando em todas as cidades”, afirma Christian Boudier, codiretor e cocurador do festival. “É muito gratificante voltar a oferecer cultura”, completa Emmanuelle Boudier, também codiretora e cocuradora.

O Festival Varilux de Cinema Francês é realizado pela produtora Bonfilm, com o patrocínio principal da Essilor/Varilux e de outras empresas e órgãos públicos. São parceiros importantes as unidades da Aliança Francesa e cidadãos franceses em todo o país, que contribuem para que a mostra aconteça.

Acesse a programação completa de filmes do Festival Varilux 2021 e outras informações do evento nas redes: Facebook/Instagram/YouTube/Giphy/Spotify: @variluxcinefrances.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

Paulo Bogler - H2FOZ tem 1454 posts e contando. Ver todos os posts de Paulo Bogler - H2FOZ

error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do H2FOZ.