Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Foz do Iguaçu recebe músicas do mundo em concerto do Studium Musicae

Foz, o que fazer

Músicas do mundo

Foz do Iguaçu recebe músicas do mundo em concerto do Studium Musicae

Espetáculo gratuito neste sábado, 21, na Unioeste/Foz, apresenta canções tradicionais de países por onde passaram as Rotas da Seda.

4 min de leitura
Foz do Iguaçu recebe músicas do mundo em concerto do Studium Musicae
Apresentação promete ser uma viagem sonora única – foto: assessoria/divulgação

Publicidade

Foz do Iguaçu recebe repertório de músicas do mundo, em concerto do Studium Musicae, neste sábado, 21, às 20h, no auditório da Unioeste/Foz. O espetáculo, com entrada gratuita para o público, apresenta canções tradicionais de países por onde passaram as Rotas da Seda.

Confira a agenda cultural do H2FOZ.

Publicidade

Studium Musicae foi o primeiro grupo no país a gravar um disco exclusivo de obras do período medieval. Além disso, o elenco de artistas é um dos responsáveis por ter elevado Curitiba (PR) a um centro de referência em música antiga, na década de 1980.

Assim, Foz do Iguaçu foi incluída na primeira turnê pelo estado após a renovação do grupo, que retornou em 2022, após uma interrupção de mais de duas décadas. No palco, muito além de música: comércio, interação dos povos e fé, acima de condicionantes geográficos.

O concerto Rotas da Seda

A música do mundo mostra parte dessa aventura humana iniciada antes do nascimento de Cristo e que permanece ativa na contemporaneidade. Atualmente, inclusive, governos pretendem reinventá-la.

Publicidade

“Estamos levando ao público um repertório extremamente inusitado e curioso”, expõe o músico Plínio Silva. “São temas oriundos de tradições musicais diversas que primam pelos contrastes geográficos e culturais. Uma viagem sonora singular.”

Nesta nova fase, Studium Musicae expandiu seu repertório, antes dedicado à música histórica europeia. Agora, agregou música oriental, como chinesa e japonesa, o que torna as apresentações ainda mais diversas musicalmente.
O concerto é um mosaico de estilos, considerando línguas e culturalidade de cada região e uso de diferentes instrumentos.

Publicidade

Studium Musicae

É formado por Flávio Stein, Norberto Pavelec e Plínio Silva, músicos que participaram da primeira formação nos anos 1980; Júlio Cesar Coelho, que integrou o grupo nos anos 1990; Daniele Oliveira, Márcia Kaiser e o percussionista Fábio Mazzon, que participam desde 2022; e Mateus Sokolowski, desde 2024.

Anteriormente, era chamado de Conjunto Renascentista de Curitiba, que foi criado em 1981, rebatizado dois anos depois para Studium Musicae. Em 1984, gravou As Cruzadas, o primeiro disco dedicado integralmente à música medieval em todo o país. Nos anos 1980 e 1990, integrantes do grupo criaram importantes festivais de música.

Em 1987, fez sua primeira parada, retornando em 1990 com nova formação, que perdurou até 1994, quando realizam uma turnê pelos Países Baixos e que rendeu o CD HollandTour. Em 2022, o grupo ressurgiu após o lançamento do CD triplo Tríptico, produzido por Alvaro Collaço e que trouxe gravações das primeiras formações.

A história do grupo é contada no documentário Música Inesperada, dirigido por Neni Glock, lançado em 10 de abril na Cinemateca de Curitiba.

Músicas do mundo

A turnê paranaense do Studium Musicae é produzida por meio do Programa de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), Secretaria da Cultura do Paraná, mediante incentivo da Copel. Em Foz do Iguaçu, o espetáculo tem o apoio do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu.

Concerto Rotas da Seda
A música do mundo em Foz do Iguaçu
Data: 21 de junho (sábado)
Horário: 20h
Local: Auditório Alcibíades Luiz Orlando (Avenida Tarquínio Joslin dos Santos, 1300 — Unioeste/Foz)
Entrada franca

Studium Musicae — Ateliê de Música Histórica

  • Daniele Oliveira: voz
  • Fábio Mazzon: percussão
  • Flávio Stein: flautas, xiao
  • Júlio Coelho: vièle, rabeca
  • Marcia Kaiser: voz
  • Mateus Sokolowski: viela de roda, bouzouki, bandolim
  • Norberto Pavelec: voz, vièle
  • Plínio Silva: harmonium, flautas
  • Direção-geral: Flávio Stein & Plínio Silva
  • Transcrições: Plínio Silva
  • Transcrições fonéticas: Norberto Pavelec e Marcia Kaiser
Arte: divulgação
Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.