Considerado peça-chave para a integração econômica entre Europa e América do Sul, o acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia poderá ser assinado no dia 20 de dezembro em Foz do Iguaçu.
Leia também:
Saiba as possíveis datas de abertura da Ponte da Integração
Foi o que sinalizou, nesse domingo (23), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em declarações dadas durante o encerramento da cúpula do G20. Lula falou com a imprensa ao término do encontro mundial de líderes, em Joanesburgo, na África do Sul.
“Pretendo não viajar mais esse ano, a não ser para Brasília ou para Foz do Iguaçu para assinar o acordo Mercosul–União Europeia, que eu penso que será assinado no dia 20 de dezembro”, disse o presidente brasileiro.
Para a data em questão, está prevista uma reunião entre chefes de Estado do Mercosul e da América do Sul. Inicialmente, o encontro ocorreria no Rio de Janeiro. Entretanto, o governo brasileiro optou por transferi-lo para Foz do Iguaçu.
A definição oficial deverá ocorrer nos próximos dias, pois há questões envolvendo a agenda do presidente do Paraguai, Santiago Peña.
Durante a estadia em Foz do Iguaçu, Lula e Peña pretendem participar, ademais, de um ato simbólico de inauguração da Ponte da Integração.
Após a cerimônia com os presidentes, as autoridades dos dois países deverão liberar a passagem de caminhões vazios (em lastre) pela ponte internacional.
Foz do Iguaçu na diplomacia
Caso a assinatura do acordo entre Mercosul e União Europeia de fato aconteça em Foz do Iguaçu, a cidade voltará a protagonizar um momento-chave.
Em 1966, por exemplo, Foz sediou a assinatura da Ata do Iguaçu, documento que definiu as bases para o aproveitamento hidrelétrico conjunto do Rio Paraná entre Brasil, Paraguai e Argentina.
Em 1985, por sua vez, Brasil e Argentina firmaram na cidade a Ata de Foz do Iguaçu, documento considerado o embrião do atual Mercosul.

