Auxílio Brasil: parcelas podem ser consultadas no Caixa Tem

Programa é voltado a famílias de baixa renda - Foto: Marcello Casal/ABr

O programa social, que substitui o Bolsa Família, começa a ser pago nesta quarta pela Caixa. Veja o calendário.

A disponibilidade do recurso e o valor das parcelas do Auxílio Brasil podem ser consultados pelo beneficiário no Caixa Tem, aplicativo da Caixa Econômica Federal que possibilita a movimentação digital da conta. O novo programa social do governo federal substitui o Bolsa Família, que foi extinto, e começa a ser pago nesta quarta-feira, 17.

O Caixa Tem permite quitar boletos e contas, fazer compras pela internet, pagar por meio de maquininhas e transferir recursos para outras contas. Com o app, é possível ainda sacar dinheiro nas casas lotéricas, sem a necessidade de cartão.

Segundo o governo, o Auxílio Brasil é voltado a famílias em situação de pobreza. Em novembro, receberão um valor médio de R$ 217 cerca de 14,5 milhões de famílias brasileiras. Os pagamentos seguem o sistema do antigo Bolsa Família, realizados nos dez últimos dias úteis do mês, pelo dígito final do Número de Inscrição Social (NIS).

Calendário de pagamento do Auxílio Brasil:

Fonte: Caixa Econômica Federal

O novo programa tem três benefícios básicos e seis suplementares, os quais poderão ser adicionados caso o beneficiário arranje um emprego ou tenha um filho que se destaque em competições esportivas ou científicas e acadêmicas. O pagamento do valor mínimo de R$ 400 até o fim 2022, prometido pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), depende de fonte de financiamento.

Quem recebia o Bolsa Família não precisará ir aos centros de Referência de Assistência Social (Cras) para refazer o cadastro. Isso será necessário apenas se o beneficiário preciar alterar dos dados.

Clicando aqui, é possível acessar um guia com informações sobre o Auxílio Brasil. Dúvidas também podem ser sanadas pela central telefônica 111, da Caixa, de segunda-feira a domingo, das 7h às 22h. Quem preferir pode consultar o site caixa.gov.br/auxiliobrasil.

A Caixa exercerá só a função de operadora e pagadora. O benefício será concedido conforme os critérios da legislação e determinação do Ministério da Cidadania. “Será utilizado o mesmo cadastro do Bolsa Família, de pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico)”, informou a Agência Brasil.

A gestão federal afirmou que utilizará o CadÚnico para dar acesso ao Auxílio Brasil. Todos os meses, o Ministério da Cidadania selecionará novos beneficiários para o programa, desde que os dados estejam atualizados no cadastro de programas sociais.

(Com informações da Agência Brasil e Caixa Econômica Federal)

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

Paulo Bogler - H2FOZ tem 1465 posts e contando. Ver todos os posts de Paulo Bogler - H2FOZ

error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do H2FOZ.