Centro de Inovação ACIFI leva ao Show Rural solução para agilizar transporte de cargas nas aduanas

Com operação a partir das Três Fronteiras, ferramenta prevê a gestão integrada dos procedimentos de importação e exportação nos países da América do Sul.

Apoie! Siga-nos no Google News

Fator que leva à perda de competitividade e de receitas, a demora na liberação do transporte de cargas nas aduanas dos países da América do Sul é o foco de uma solução que será apresentada no Show Rural Coopavel 2023. A exposição está marcada para esta quinta-feira, 9, às 14h, no Espaço Impulso, destinada a empresários, diretores de cooperativas e agentes públicos da Região Oeste e do Paraná.

LEIA TAMBÉM: Novo Porto Seco de Foz do Iguaçu prevê R$ 300 milhões em investimento

A proposta nasce nas Três Fronteiras demandada pelo Centro de Inovação e Tecnológico ACIFI – exoHUB CITA, em parceria com a RESULTAR, Canal de Distribuição TOTVS e a TOTVS, gigante brasileira em tecnologias, que possui unidade em Cascavel (PR). O centro de inovação conecta a Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu, a Fundação Parque Tecnológico Itaipu e a comunidade digital exoHUB.

A solução logística do exoHUB CITA e da TOTVS CASCAVEL (RESULTAR) se baseia no desenvolvimento de um TMS internacional na plataforma de Gestão/ERP TOTVS, que é um sistema de gestão de transporte para múltiplos países. Objetiva reduzir o tempo de espera dos veículos nas aduanas e integrar o gerenciamento das operações das empresas transportadoras e de cooperativas, baseada em um ecossistema que congrega as movimentações de cargas na América do Sul.

O projeto surge no contexto da realidade e das perspectivas fronteiriças. A região, corredor para o comércio internacional, prepara-se para ser hub logístico no continente, devido a obras estruturantes em andamento e outras projetadas, constituindo um rol de oportunidades futuras. Hoje, apenas entre Brasil e Paraguai, a movimentação de caminhões de cargas chega a 200 mil viagens ao ano.

“Temos um cenário extraordinariamente favorável para o desenvolvimento da logística, um segmento gerador de riqueza, renda e empregos, que tem os transportes como uma das frentes mais relevantes”, avalia Danilo Vendruscolo, presidente da ACIFI. “Por outro lado, temos gargalos que estamos enfrentando no âmbito dos governos e, agora, também com inovação”, contextualiza.

Integração e eficiência

A agilidade nas fronteiras, expõe, faz parte de uma preocupação demonstrada por governos nacionais, como o brasileiro, dentro da perspectiva da gestão coordenada de fronteiras. Conforme o dirigente empresarial, são olhares que estão voltados para projetos capazes de fomentar a integração regional, com transporte multimodal e corredores conectando as rotas de escoamento da produção.

“O Paraguai exportou em torno de seis milhões de toneladas de milho em 2022, dos quais apenas 1,5 milhão veio para o Brasil, por falta de infraestrutura e dos problemas enfrentados pelos transportadores nas fronteiras”, exemplifica Danilo Vendruscolo. “Ainda somos um dos piores continentes do mundo em fronteira. Não podemos esperar mais”, completa.

Liderança e expertise

O diretor-executivo da TOTVS Cascavel, Emerson Wagner, destaca a liderança, expertise e solidez da empresa no desenvolvimento de sistemas tecnológicos. Ele enfatiza que a TMS projeta a consolidação de um processo de cooperação e trabalho conjunto voltado para a internacionalização, a partir das Três Fronteiras da Argentina, Brasil e Paraguai.

“Hoje não existe um software para o transporte internacional que funcione em todos os países”, diagnostica. “Se precisar de um documento no Paraguai, o operador tem que ir até e comprar esse suporte. Almejamos uma padronização, para que os transportadores utilizem um sistema só, independentemente do país da América do Sul em que estejam atuando”, salienta Emerson.

Cotas abertas

O diretor de Expansão da exoHUB, Michel Costa, explica que o Show Rural será a primeira vitrine para a exposição da iniciativa. “Nossa ideia é ir conectando parceiros, lideranças e também investidores, por tratar-se de uma solução em logística do Oeste do Paraná de abrangência internacional. Por isso, já estamos com cotas abertas para financiamento do projeto”, convida.

Agenda no Show Rural

Além da apresentação da solução em logística, a ACIFI cumprirá uma extensa agenda no Show Rural. Estão programadas atividades com bancos públicos de fomento da economia e cooperativa financeira. A diretoria também participará de encontros com integrantes da gestão estadual e do jantar de confraternização com o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD).

(AI Acifi)

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.