Comércio de Ciudad del Este já respira aliviado, com recuperação progressiva

Agora, vem uma época especial para o comércio de Ciudad del Este: as festas de final de ano. Foto Natalia Alejandra Ramirez Chan/Facebook
Siga a gente no

Níveis de vendas chegam a índices entre 50% e 70% em relação a 2019, mas perspectiva é muito animadora para 2022.

Na comparação com 2019, o comércio de Ciudad del Este ainda está longe de voltar à normalidade. Mas o movimento nos últimos meses já indica recuperação progressiva, que deve ser ainda maior no ano que vem.

O empresário Kenny Yuen, dono de um shopping, diz que a volta dos compristas brasileiros se acentuou “consideravemente” a partir de novembro, conforme entrevista que concedeu ao jornal La Clave.

Depois de meses de crise provocada pela pandemia, a volta dos turistas se deve especialmente aos sucessivos “feriadões” no Brasil.

Agora, a isso se somam as festas de Natal e Ano Novo, as férias de janeiro e também os feriados de Carnaval, lembra o comerciante. Para 2022, “as expectativas são alentadoras”.

EM 2019

Em relação a 2019, ano anterior à pandemia, o movimento ainda não dá para comparar, já que representa entre 50% e 70% do registrado num “ano interessantíssimo”, na avaliação de Kenny Yuen. “Estivemos em condições de trabalhar 12 meses seguidos e começamos bem 2020”.

Em 2021, completou, “começamos bem, mas logo paramos devido ao aumento de casos e tivemos uma série de interrupções. A situação começou a melhorar no segundo semestre, mas ainda falta bastante para voltar ao ponto em que estávamos antes da pandemia”.

Kenny Yuen, da Casa Americana: otimismo voltou no segundo semestre. Foto Captura de vídeo do Facebook

Neste segundo semestre, a Black Friday, entre 12 e 15 de novembro, ajudou a impulsionar ainda mais as vendas, que triplicaram no período. O microcentro de Ciudad del Este recebeu uma média de 27 mil compristas por dia, brasileiros e paraguaios.

Foram observadas filas nas lojas, “como em épocas passadas”, observa o jornal La Clave.

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Claudio Dalla Benetta - H2FOZ

Cláudio Dalla Benetta é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

-->