Rádio Clube
H2FOZ
Início » Economia » Comércio de Foz do Iguaçu lidera geração de empregos em julho

Economia

Empregos no comércio

Comércio de Foz do Iguaçu lidera geração de empregos em julho

Resultado confirma desempenho do primeiro semestre, quando o setor foi responsável por 40% das vagas.

2 min de leitura
Comércio de Foz do Iguaçu lidera geração de empregos em julho
Avenida Brasil, um dos centros comerciais iguaçuenses - foto: Marcos Labanca/H2FOZ


O comércio de Foz do Iguaçu liderou a geração de empregos em julho, entre todos os segmentos econômicos. O dado confirma o desempenho do primeiro semestre, quando o setor foi responsável por 40% das novas vagas.

De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o comércio registrou, em julho, 1.317 admissões e 1.134 desligamentos, com um saldo positivo de 183 vagas, superando setores como serviços/turismo (160), indústria (26), agropecuária (3) e construção (-64).

Publicidade

Considerando todos os cinco setores da economia local medidos pelo Caged, foram realizadas 3.680 contratações e 3.372 demissões no período, resultando em um saldo de 308 vagas.

Nos primeiros sete meses do ano (janeiro a julho), a economia de Foz do Iguaçu contabilizou 1.981 novas ocupações, fruto da diferença entre 26.871 admissões e 24.890 desligamentos.

Por segmento, os resultados foram os seguintes:

  • agropecuária: -6 vagas;
  • indústria: 88 vagas;
  • construção: -16 vagas;
  • comércio: 840 vagas;
  • serviços (incluindo turismo): 1.075 vagas.
  • TOTAL: 1.981 vagas

Comércio: empregos

Com o aumento no saldo de empregos, o comércio de Foz do Iguaçu alcança agora um total de 21.240 vagas formais, o chamado estoque de empregos. “São números motivadores, especialmente porque já iniciamos o período de compras que vai até o Ano Novo”, avalia o vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACIFI), Edmilson Iareski.
Ele destaca os benefícios das compras no comércio local para a própria cidade. “Elas geram empregos e mantêm os recursos circulando em Foz do Iguaçu, impulsionando seu crescimento. Nosso comércio demonstra sua solidez e importância na geração de renda e qualidade de vida para a população”, conclui Edmilson.

1º semestre

No primeiro semestre de 2025, o comércio foi responsável por 40% dos empregos gerados em Foz do Iguaçu, de janeiro a junho, conforme dados do Caged. O melhor mês para o setor foi fevereiro, quando o saldo de vagas alcançou 217.

(Com informações da ACIFI)

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Paulo Bogler

    Paulo Bogler é repórter do H2FOZ. Com enfoque em pautas comunitárias, atua na cobertura de temas relacionados à cidade, política, cidadania, desenvolvimento e cultura local. Tem interesse em promover histórias, vozes e o cotidiano da população. E-mail: bogler@h2foz.com.br.