O comércio de Foz do Iguaçu já ativou o modo de Natal e fim de ano, adotando o novo horário de dezembro. O funcionamento vale para lojas, supermercados, shoppings e empresas comerciais em geral.
De um lado, oportunidade para consumidores programarem suas compras e o comércio faturar, movimentando a economia. O outro viés é o da observação quanto às normas.
Conforme a entidade patronal, o Sindilojas, os horários são definidos pela convenção coletiva de trabalho anual. Além do funcionamento, há regras para horas extras e horário especial na véspera de Natal e ano-novo.
Horários especiais no comércio de Foz, em dezembro(*)
- Lojas em geral: das 8h às 22h
Dias 24 e 31: das 8h às 22h
Shoppings e lojas francas: das 10h às 23h
Horas extras
O Sindilojas instrui que, se a jornada passar de uma hora extra do horário especial, recai em pagamento de 2% do salário mínimo ou lanche no mesmo valor. Esse adicional é por dia em que a situação ocorrer.
Comércio de alimentos
Os supermercados, mercados, hipermercados e ramos similares podem manter as portas abertas das 7h30 às 22h. Porém, esse expediente não poderá ser adotado nos dias 24 e 31 de dezembro, vésperas de Natal e ano-novo, com funcionamento permitido das 7h30 às 19h.
A convecção coletiva pode ser baixada em www.sindilojasfoz.com.br. Comerciantes podem obter mais orientações diretamente com a entidade: (45) 3523-5148 e 99151-5447.


