Dinheiro extra. Saiu o calendário de pagamento do abono salarial em 2022

Recurso é para trabalhadores dos setores privado e público - Foto: Agência Brasil

A liberação será entre os meses de fevereiro e março; veja o cronograma. Saiba como consultar o benefício.

O Ministério do Trabalho e Previdência confirmou o calendário de pagamento do abono salarial em 2022. Segundo o órgão, 22 milhões de trabalhadores recebem, neste ano, cerca de R$ 20 bilhões previstos pelo benefício.

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

O cronograma prevê:

  • trabalhadores do setor privado, inscritos no PIS, recebem o abono de 8 de fevereiro a 31 de março, via Caixa Econômica Federal.
  • Servidores públicos, militares e empregados de empresas estatais, cadastrados no Pasep, recebem de 15 de fevereiro a 24 de março, no Banco do Brasil.

De modo geral, PIS e Pasep são pagos no ano seguinte período em que houve jornada durante 12 meses consecutivos. Cada lote corresponde ao mês de nascimento do empregado mas, agora, o pagamento será concentrado em dois meses.

“Trabalhadores da iniciativa privada com conta corrente ou poupança na Caixa receberão o crédito automaticamente no banco, de acordo com o mês de seu nascimento”, informou a Agência Brasil (ABr). Demais beneficiários recebem por meio da poupança social digital, que pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem.

Quem não conseguir abrir uma conta digital, deve fazer o saque com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, casas lotéricas, Caixa Aqui ou agências. O calendário de pagamento segue o escalonamento de acordo com o mês de nascimento.

O Pasep é pago com crédito em conta no Banco do Brasil. O servidor que não é correntista do desse banco pode transferir o recurso via TED para a conta de sua titularidade, inclusive pelo portal www.bb.com.br/pasep ou no guichê de caixa das agências, com documento de identidade.

Quem tem direito

Tem direito ao benefício o trabalhador inscrito no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos e que tenha trabalhado formalmente por, no mínimo, 30 dias no ano-base referente à incidência do abono. A remuneração mensal média não pode ter excedido dois salários mínimos. Quem trabalhou o ano inteiro recebe R$ 1.212.

Consulta

A partir de 22 de janeiro, será possível consultar o benefício com a Carteira de Trabalho Digital ou no portal gov.br, e obter informações pelo telefone 158. A partir de fevereiro, a verificação poderá ser feita nos aplicativos Caixa Trabalhador e Caixa Tem.

Servidores públicos poderão consultar o valor na página Consulte seu Pasep. Outra opção são os telefones da central: 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 729 0001 (interior).

Confira abaixo as datas de pagamento:

Trabalhadores da iniciativa privada – Caixa Econômica Federal

Mês de nascimento e data do pagamento
Janeiro: 8 de fevereiro
Fevereiro: 10 de fevereiro
Março: 15 de fevereiro
Abril: 17 de fevereiro
Maio: 22 de fevereiro
Junho: 24 de fevereiro
Julho: 15 de março
Agosto: 17 de março
Setembro: 22 de março
Outubro: 24 de março
Novembro: 29 de março
Dezembro: 31 de março


Servidores públicos – Banco do Brasil

Final da inscrição e data do pagamento

0: 15 de fevereiro
1: 15 de fevereiro
2: 17 de fevereiro
3: 17 de fevereiro
4: 22 de fevereiro
5: 24 de fevereiro
6: 15 de março
7: 17 de março
8: 22 de março
9: 24 de março

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.