Rádio Clube
H2FOZ
Início » Economia » Foz do Iguaçu teve a maior alta em alimentos e bebidas entre cidades-polo em março

Economia

Foz do Iguaçu teve a maior alta em alimentos e bebidas entre cidades-polo em março

Índice ficou acima da média do Paraná; levantamento integra índice mensal elaborado por órgão de estudos econômicos do governo estadual.

2 min de leitura
Foz do Iguaçu teve a maior alta em alimentos e bebidas entre cidades-polo em março
O ovo de galinha está entre os alimentos que impactaram no bolso dos consumidores paranaenses - foto: Marcos Labanca/H2FOZ

A redução do custo de alguns itens, como a batata-inglesa, não impediu Foz do Iguaçu de fechar março com a maior alta nos preços de alimentos e bebidas entre cidades-polo do Paraná. O índice no mês foi de com +1,59%.

LEIA TAMBÉM: Codetri pede abertura da Ponte da Integração para uso de veículos

Publicidade

Os dados são IPR – Alimentos e Bebidas, índice medido pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) a cada mês. O levantamento é feito em Curitiba e em mais cinco cidades.

No estado, o índice de preços variou +1,14%, em março, sendo:

  • Foz do Iguaçu: 1,59%;
  • Cascavel: 1,47%;
  • Ponta Grossa: 1,23%;
  • Londrina: 0,91%;
  • Curitiba: 0,87%; e
  • Maringá: 0,79%.

Em Foz do Iguaçu, conforme o Ipardes, a batata-inglesa teve uma redução no preço de 19,17%. Essa diminuição do custo é atribuída à evolução da colheita do produto.

Dos 35 produtos pesquisados mensalmente, nas seis cidades do Paraná, os alimentos que mais impactaram a alta em março foram tomate, leite integral, ovo de galinha, cebola e alho. Para chegar ao índice, o Ipardes faz uma média de 382 mil registros de notas fiscais eletrônicas ao mês emitidas em 366 estabelecimentos comerciais.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Paulo Bogler

    Paulo Bogler é repórter do H2FOZ. Com enfoque em pautas comunitárias, atua na cobertura de temas relacionados à cidade, política, cidadania, desenvolvimento e cultura local. Tem interesse em promover histórias, vozes e o cotidiano da população. E-mail: bogler@h2foz.com.br.