Nova Ferroeste terá audiências públicas em duas cidades da região

Guaíra e Cascavel, na região, recebem audiências públicas - Foto: Jaelson Lucas/AEN

Encontros são parte do processo para a obtenção da licença ambiental da estrada de ferro.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) publicou, no Diário Oficial da União desta quinta-feira 28, relação de audiências públicas da Nova Ferroeste. Serão sete encontros de 16 a 27 de maio, dois deles na Região Oeste.

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

Leia também: Ferroeste cresce 13% em movimentação; projeto prevê ferrovia até a fronteira

As audiências, abertas para a população, gestores e lideranças, integram o processo que visa ao licenciamento ambiental da estrada de ferro e emissão da Licença Prévia (LP). Na região, Guaíra sediará os debates na data de 18 de maio e, no dia seguinte, 19, será a vez de Cascavel.

Pelo projeto, a via sobre trilhos deverá ligar Maracaju, no Mato Grosso do Sul, a Paranaguá, no litoral do Paraná. Está prevista, ainda, uma extensão da Ferroeste até Foz do Iguaçu, na fronteira trinacional, conectando por trilhos o transporte e o comércio entre Argentina, Brasil e Paraguai.

Participantes das audiências poderão discutir o projeto e conteúdo do Estudo de Impacto Ambiental (EIA), de mais de três mil páginas. Os técnicos destacam oito pontos do EIA, que incluem impacto sobre a fauna e flora em áreas como a Serra do Mar, um território indígena e, no caso de Guaíra, uma comunidade quilombola.

Segundo o Governo do Paraná, a Nova Ferroeste vai percorrer 49 municípios, 41 no Paraná e oito no Mato Grosso do Sul, por 1.300 quilômetros de extensão. A ferrovia é voltada para a distribuição da produção de soja, milho e proteína animal, e para a captação de cargas de outros países até o Porto de Paranaguá.

Forma de participação

As audiências estão previstas para acontecer por meio de encontros híbridos, acompanhadas presencialmente ou pelos canais de transmissão que ainda serão disponibilizados na internet. Perguntas e observações poderão ser enviadas e respondidas durante ou após os eventos.

Ferroeste

A Ferroeste foi concluída em 1994 e passou a operar em 1995. São 248,5 quilômetros ligando Cascavel a Guarapuava. Foi batizada como “Ferrovia da Soja” ou “Ferrovia da Produção”, pois sua finalidade era promover o escoamento da safra e o transporte de insumos com preços mais acessíveis.

Audiências públicas da Nova Ferroeste:

18/05 – Guaíra (PR)
Local: Salão Navegantes
Endereço: Avenida Coronel Otavio Tosta, s/n, Centro
Horário: 19h

19/05 – Cascavel (PR)
Local: Unioeste
Endereço: Rua Universitária, n° 2069, Bairro Universitário
Horário: 19h

(Com informações da Agência Estadual de Notícias)

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.