Em comum, Persianas Nobre e o Sicoob Três Fronteiras são 100% iguaçuenses e cresceram para outros estados do país. A história conjunta também inclui a aposta no trabalho e na cooperação para o desenvolvimento da comunidade.
O empresário Denis Hoffmeiester Paschoini conta essa trajetória de sucesso, que sempre teve o apoio e a mão estendida da cooperativa financeira. No programa Conexão Sicoob Clube, na Rádio Clube FM 100,9, de Foz do Iguaçu, ele revive memórias e comemora consquistas.
A fábrica atende em todo o Paraná e países vizinhos, e uma subsidiária chega a outros estados do Brasil com persianas de qualidade, produzidas em Foz do Iguaçu. Essa história começou com a vinda da família à cidade, em meados de 1978.
A empresa dos Paschoini atuava no setor de cama, mesa, banho e cortinas. Naquela época, Denis trabalhava com o pai, em funções que iam de vendedor a instalador na Loja Catarinense.
Ao decidir casar e construir a própria família, o empresário resolveu apostar na fabricação de persianas. Era uma máquina apenas e uma pessoa na labuta, além de Denis Hoffmeiester Paschoini. A loja sempre esteve situada na Avenida João Paulo II, no Panorama.
O empresário precisou apenas de dez anos para transformar a Persianas Nobre, que acaba de completar três décadas. Assim, investiu em automação, inovou, apostou em qualificação e na formação de uma equipe qualificada, vendendo persianas para lojistas, não ao consumidor final.
“No início, a principal dificuldade foi colocar o nosso material. As empresas compravam de fora, demorava 15 dias para o produto chegar”, relembra Denis. “Decidimos que faríamos a entrega dos pedidos no dia seguinte. Passávamos a noite trabalhando. Valeu a pena”, rememora, emocionado.
A empresa Persianas Nobre virou uma potência, com seus produtos em grandes centros paranaenses, de Foz do Iguaçu a Guaíra, Maringá e Curitiba, e em toda a Argentina e Paraguai. Por meio de empresa também dirigida por Denis Hoffmeiester Paschoini, as persianas estão no Mato Grosso do Sul.
“Antes da pandemia de covid-19, tínhamos 28 funcionários. Enxugamos e reestruturamos acertadamente a empresa, e hoje temos 14 colaboradores”, detalha. “Toda a fábrica é automatizada. E o que existe de persiana no país, de todos os tipos, temos aqui quase 100%”, frisa.

“Nossas empresas, em Foz do Iguaçu e Campo Grande, no Paraná e Mato Grosso do Sul, contam com sede própria e equipes altamente qualificadas”, complementa. “Estamos prontos para atender o nosso cliente, que são os lojistas, em todas as suas demandas, com persianas de qualidade, que aliam praticidade e aconchego”, reforça o empresário.
Sicoob, parceria em que o cooperado cresce
O Sicoob Três Fronteiras contribui com a história de trabalho e sucesso da Persianas Nobre. “Assim que a cooperativa foi criada em Foz do Iguaçu, há mais de duas décadas, abri a minha conta, que é a de número 668”, resgata Denis Hoffmeiester Paschoini.
O empreendedor destaca o atendimento personalizado, resoluções a partir de um pedido por telefone à gerência e que sempre teve suas demandas financeiras atendidas. “Jamais tive um crédito negado. Sicoob não é banco, é a nossa casa. Sicoob é família”, realça.
O empresário iguaçuense deixa o convite para que as pessoas conheçam as vantagens do cooperativismo financeiro. “O Sicoob Três Fronteiras tem todos os serviços que precisamos e vai superar os bancos em tudo. E ainda recebemos os cheques do resultado em nossas contas”, comemora Denis Hoffmeiester Paschoini.
Conectar pessoas
O programa Conexão Sicoob Clube é um espaço para cooperados compartilharem histórias de trabalho e conquistas ao lado da instituição financeira. O objetivo é conectar pessoas, promover responsabilidade socioambiental e contribuir para a prosperidade da comunidade.
(Com informações do Sicoob Três Fronteiras)